A motivação no trabalho é o combustível que precisamos para ter sucesso em nossa carreira profissional. Através dela, conseguimos alcançar resultados, tanto a nível individual, quanto coletivo, ou seja, para a equipe e a empresa, de uma forma geral. Isso acontece, porque ela se trata de um fator verdadeiramente importante em nossa rotina, que está intrinsecamente ligada à satisfação que temos ao realizar algo, bem como à nossa própria produtividade. Estes pontos são essenciais, porque impactam diretamente e positivamente os negócios.
Porém, o que acontece é que nem sempre conseguimos identificar o que, de fato, nos motiva, seja no trabalho, ou fora dele. Este é um grande desafio, que precisa ser superado, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade, não só de trabalhar de forma eficaz, mas também de nos sentirmos felizes e verdadeiramente satisfeitos com aquilo que fazemos.
Neste processo, além de investirmos no desenvolvimento de nosso autoconhecimento, para entendermos melhor o que nos mantém motivados em nosso trabalho, algo que pode facilitar esta descoberta é contar com a ajuda da própria empresa, para nos oferecer as ferramentas necessárias, capazes de contribuir para que encontremos o ponto ideal de motivação, que vai nos impulsionar a ter um desempenho de excelência.
No artigo de hoje vamos falar sobre a motivação no trabalho, sua importância, e vamos compartilhar os caminhos que você pode percorrer para descobrir o que motiva na essência. Continue conosco e confira!
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O que é motivação no trabalho?
Ao falarmos em motivação no trabalho, estamos falando sobre algo que está ligado diretamente ao desejo que um indivíduo tem de se manter em seu emprego. Indo além, trata-se, basicamente, do sentimento e das sensações que movem as ações que ele realiza em seu ambiente de trabalho.
De forma resumida, ter motivação no trabalho significa desenvolver o anseio pelo cumprimento de metas e objetivos, bem como de atingir resultados extraordinários. Ela pode estar ligada, tanto à questões internas, ou seja, vindas do próprio indivíduo, quanto à questões externas, que estão relacionadas à empresa.
As empresas que contam com profissionais motivados, contam com um componente, que tem fundamental importância dentro da dinâmica organizacional. No entanto, em muitos casos e ambientes de trabalho, pode ser raro encontrar pessoas realmente motivadas, sendo este um grande desafio a ser superado dentro dos negócios.
Neste sentido, não só o profissional, mas também a empresa, precisam unir forças para trabalhar e desenvolver esta motivação. Isso porque estamos falando de algo que tem influência direta sobre o comportamento que o indivíduo adota no ambiente corporativo, bem como sobre o seu comprometimento com o trabalho, de uma forma geral.
Sendo assim, é preciso estimular constantemente a motivação, porque quanto mais motivado um profissional estiver, mais chances ele tem de ter um bom desempenho e também uma alta produtividade.
A importância da motivação no trabalho
Conforme dissemos no início, enquanto profissional, é preciso que você encontre um ponto de equilíbrio, ou seja, encontre, através de seu processo de autoconhecimento, aquilo que de fato faz com que você se sinta motivado, realizando o trabalho que você realiza atualmente.
Ter clareza sobre estes elementos é importante, porque isso vai inspirá-lo a fazer o que você faz cada vez melhor. Vai impulsioná-lo a querer conquistar sempre mais, não só na empresa que você está atualmente, mas também em sua carreira, de maneira geral.
Além disso, quando você encontra motivação no seu trabalho, você aumenta, significativamente, a sua produtividade, melhora a sua perfomance diária, a sua autoestima profissional, assim como a sua postura perante seus colegas e seus superiores.
Com o tempo, você observa que, gradativamente, vai deixando de lado os momentos de procrastinação, realizando suas obrigações e entregando suas demandas com mais assertividade e cuidado no dia a dia.
O que queremos dizer é que, independentemente da empresa ou das pessoas ao seu redor, sentir-se motivado é algo importante, única e exclusivamente, para você, uma vez que fará com que experimente cada vez mais momentos de alegria em seu trabalho. Isso, por si só, tem um grande peso, já que passamos uma parte relevante de nossas vidas trabalhando.
Sendo assim, fazer algo que nos traga felicidade é um propósito e um objetivo que precisamos perseguir diariamente.
Dicas para se motivar no trabalho
Tendo todas as estas informações claras, sobre o que é motivação no trabalho e a sua importância, aqui vão algumas dicas, para que você encontre a sua e seja um profissional verdadeiramente realizado:
1 – Trabalhe o seu autoconhecimento: desde o começo do texto estamos falando sobre o autoconhecimento e ele será a porta de entrada para que você entenda o que te motiva na essência;
2 – Tenha metas e objetivos claros: saber o que você quer conquistar é algo de fundamental importância neste processo, porque é o que vai te manter focado todos os dias no trabalho;
3 – As metas precisam ser tangíveis: nada de exageros! Comece devagar, porque serão essas pequenas metas, as metas tangíveis, que vão te mostrar, de fato o que traz motivação para a sua vida profissional;
4 – Tenha um plano de carreira: pense no que você quer conquistar em sua vida profissional, a curto, médio e longo prazo;
5 – Pense no seu bem-estar: reflita sobre os pontos que fazem com que você se sinta bem no trabalho e isso trará clareza, para que você entenda o que realmente te motiva.
Conforme compartilhamos aqui, sentir-se motivado e motivada é parte importante de se trabalhar e de se fazer um trabalho bem feito. Por esta razão, é preciso entender como este processo funciona dentro de nós, para que, assim, consigamos ser felizes em nossas profissões.
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