O que te motiva? Entenda o poder dessa reflexão

O que te motiva

Você sabe responder o que realmente te motiva? Entenda qual é o poder que essa reflexão possui para a conquista de suas metas e objetivos.

Motivação é uma palavra muito interessante e, se analisarmos com atenção, veremos que é autoexplicativa. Trata-se da junção de motivo + ação, ou seja, o motivo que nos leva a agir. Cada pessoa tem as suas próprias motivações, afinal, somos seres únicos, com nossos próprios desejos, sonhos e convicções. Mas e você, o que te motiva e te impulsiona a se dedicar a ir além? Já parou para pensar a respeito disso?

Saiba que entender o que te motiva é muito importante, pois poderá utilizar essa força interior conscientemente em prol do seu crescimento. Siga a leitura para entender o poder dessa reflexão.

Por que é importante entender o que te motiva?

Você provavelmente já deve ter ouvido que a paixão é um dos maiores combustíveis para realizar um bom trabalho e construir uma carreira de sucesso. Essa paixão e a motivação têm total relação, porque o fato de gostar muito de algo irá te dar motivos para se dedicar, ou seja, te motivando para isso.

Vamos pegar como exemplo um Coach que tem verdadeira paixão por pessoas, por ajudá-las a se conhecerem e desenvolverem seu potencial máximo. Esse desejo de fazer a diferença irá motivá-lo a dar o seu melhor em cada um dos seus atendimentos, o que irá influenciar totalmente nos resultados obtidos e ter, como consequência, o fortalecimento da imagem dele perante o mercado.

É por tudo isso que entender o que te motiva é importante, porque, desse modo, poderá se aproximar desse agente motivador e utilizá-lo como uma força motriz para o seu sucesso e satisfação. Caso contrário, se não tiver conhecimento sobre suas paixões e aptidões irá desperdiçar grandes chances de fazer o que ama, seja profissional ou pessoalmente.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Dicas para descobrir o que te motiva

Se deseja realizar essa importante reflexão e descobrir o que te motiva, as dicas a seguir poderão te ajudar, acompanhe!

1 – Se questione sobre as coisas que gosta de fazer

Cada indivíduo tem suas preferências e aptidões, geralmente, costumamos gostar mais daquilo que fazemos bem. Então, comece a sua reflexão pensando nas coisas que mais gosta de fazer. Não precisa encontrar respostas tão específicas agora, elas podem ser mais amplas, como: lidar diretamente com o público, trabalhar sozinho ou em grupo, lidar com crianças, idosos, entre outras possibilidades. Registre todas as informações que obtiver.

2 – Pergunte a opinião de pessoas próximas

Por mais que seja um assunto pessoal e que apenas você pode confirmar, é válido perguntar para pessoas próximas as coisas que elas acham que você faz bem. Afinal, muitas vezes não nos damos conta dos nossos próprios talentos, talvez por insegurança ou, até mesmo, por distração. Assim, poderá refletir sobre o que elas disserem e verificar se condiz com os seus verdadeiros desejos e preferências.

3 – Observe quais são os seus maiores interesses de leitura

Se você tem o hábito de ler, verifique sobre quais temas são os livros que mais te interessam. Lembrando que nem sempre essa resposta chegará pronta, será necessário analisar de modo abrangente para encontrar pontos em comum entre as obras. Por exemplo, pessoas interessadas em pessoas tendem a gostar de livros de desenvolvimento pessoal e comportamento.

4 – Qual o assunto sobre o qual mais gosta de falar?

Existe algum assunto do qual você goste muito de falar? Talvez, essa resposta possa trazer uma pista valiosa a respeito do que te motiva. Pense de forma ampla, considerando os temas de conversas com colegas de trabalho ou outros profissionais, amigos e familiares. Quando se tem um assunto preferido, é comum que a pessoa passe horas falando sobre sem se cansar.

5 – Como deseja ser lembrado depois de partir?

Uma coisa é fato, todos nós um dia vamos partir e encerrar nossa passagem pela Terra. Quando esse dia chegar, como deseja ser lembrado pelas pessoas? Essa é mais uma reflexão bastante válida e que pode te direcionar para descobrir o que te motiva. Uma pessoa pode desejar ser lembrada como alguém que ajudava outras a se desenvolver, a se cuidar, a alcançar seus objetivos, são muitas as possibilidades.

6 – Quais são as coisas que não gosta de fazer?

Além de pensar nas coisas que gosta de fazer, é válido considerar o cenário contrário. O que você não gosta de fazer e se sente desmotivado quando precisa realizar? Existem pessoas que não gostam de passar o tempo todo trabalhando sozinhas no computador, enquanto outras não gostam de atender o público. Cada indivíduo tem o seu perfil e identificar o que não gosta de fazer facilita a busca sobre o que gosta.

7 – Faça experimentos com as informações que obtiver

Seguindo as dicas anteriores você conseguirá encontrar várias respostas a respeito do que te motiva. Agora é hora de usar essas informações para fazer experimentos e observar a sua reação. Você pode fazer isso através de trabalhos voluntários, de atividades na empresa em que trabalha e de várias outras maneiras. Quanto mais testar, mais produtiva será a sua busca.

Pense em como pode incluir esses agentes motivadores na sua vida

Talvez você esteja se perguntando o que deve fazer depois que descobrir o que te motiva. Um questionamento comum é: e se não tiver nada a ver com o meu trabalho atual? Bom, existem várias maneiras de incluir os agentes motivadores na sua vida, o que pode tanto ser através do trabalho quanto de outras formas.

Mesmo que não tenha como, imediatamente, começar a trabalhar com o que te motiva, poderá realizar adaptações e se planejar para, no futuro, conseguir isso. Tudo é uma questão de se conhecer e entender o que faz os seus olhos brilharem, então, com planejamento conseguirá usar isso a seu favor das mais diferentes formas.

Se você está se sentindo infeliz, desmotivado e estagnado, saiba que pode, sim, mudar essa situação. Mas, para isso, terá que encontrar respostas dentro de si a respeito do que te motiva a querer ousar e ir além.

Você sabe o que te motiva? Como isso impacta em sua vida? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para passar a reflexão adiante!

Imagem: Por Sharomka

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010