A motivação é a força interna que nos leva à ação. A origem da palavra vem de “motivo”, ou seja, de encontrar um porquê para fazermos o que precisa ser feito. Quando uma pessoa não encontra esse porquê, ela não encontra forças para agir, afinal de contas, aquilo não faz sentido para ela.
Dessa forma, a motivação é algo que deve fazer parte das nossas vidas em todas as áreas: trabalhar, estudar, arrumar a casa, organizar as finanças, cuidar da família, cuidar do corpo, cuidar da mente, e por aí vai. Mas, afinal, como encontrar motivação? Como agir com mais energia no dia a dia? É o que você vai conferir nas 8 dicas a seguir!
-
Conheça a si mesmo
Em primeiro lugar, conheça quem você é. Descubra quais são os seus interesses, paixões, conhecimentos, habilidades, valores e objetivos. Conheça também aquilo que você não gosta de fazer ou não faz tão bem.
Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela consegue escolher caminhos na própria vida que despertem essa sensação de “faz sentido”. Fica mais fácil encontrar motivação quando percebemos que as nossas atitudes têm um propósito, e mais ainda quando elas nos despertam prazer e satisfação. O autoconhecimento é fundamental para que encontremos a motivação nas diferentes áreas da vida.
-
Defina metas a partir do autoconhecimento
Aonde você quer chegar? Essa é a pergunta que precisamos fazer com alguma frequência. As pessoas se sentem mais motivadas quando percebem que as atitudes do agora são importantes para a construção de um futuro desejado, ou seja, é preciso definir metas.
Esses objetivos, entretanto, não devem ser estabelecidos na pressa, sem reflexão. Não adianta, por exemplo, você definir que será médico se a sua vocação é ser professor. Por isso, uma meta é estratégica quando ela é relevante e faz sentido para você, o que depende naturalmente do item anterior — o autoconhecimento.
-
Entenda que não podemos fazer apenas o que é prazeroso
De fato, quando uma pessoa escolhe os rumos da própria vida com base no autoconhecimento, ela consegue sentir mais prazer e sentido naquilo que faz, o que eleva a sua motivação para agir. Isso não quer dizer, porém, que a vida será sempre alegre e divertida. Mesmo para as pessoas mais motivadas, há dias problemáticos, em que não sentimos tanto prazer naquilo que fazemos.
Aceite que a vida é assim. Não dá para fazer só o que a gente gosta. É justamente nesses momentos que a motivação faz a diferença. Quando você estiver vivendo um momento difícil no trabalho, por exemplo, lembre-se do porquê de estar fazendo tudo aquilo: concretizar a sua missão de vida, ser útil para a sociedade, garantir mais qualidade de vida para a sua família etc.
-
Celebre pequenas conquistas
No que diz respeito à motivação, as pessoas em geral cometem um erro: elas depositam toda a sua noção de felicidade na conquista do objetivo, ou seja, na linha de chegada. O problema é que a vida é feita muito mais de caminhos do que de linhas de chegada, não é mesmo? Por exemplo: a formatura é só um dia, mas os estudos na faculdade duram em média 4 anos.
Dessa forma, nós precisamos visualizar a conquista dos nossos objetivos e almejá-los, mas não podemos nos esquecer de ser felizes mesmo antes de alcançá-los, ou seja, durante o processo. Para isso, celebre as suas pequenas conquistas do dia a dia, e não apenas os grandes projetos concluídos. Isso tornará a sua rotina mais repleta de motivação.
-
Aprenda com os desafios
Na vida, os problemas e os desafios surgem com certa frequência. Para que as pessoas não percam a motivação nesses momentos, precisam olhar para os problemas com um olhar mais resiliente. Em vez de pensar “Ó, céus, por que isso aconteceu comigo?”, podemos refletir: “O que eu posso aprender com isso?”.
É claro que ninguém deve romantizar o sofrimento. Há dias em que realmente estamos mal, e tudo bem. Acolha os seus sentimentos e entenda que é natural sofrer diante dos problemas. Apenas não permita que isso se estenda mais do que o necessário. Confie na sua capacidade de resolver essas adversidades, lembrando-se de que elas não vão durar para sempre.
-
Crie uma rotina saudável e produtiva
A ciência tem provado que a motivação está diretamente associada às nossas condições gerais de saúde física e mental. Por isso, há algumas recomendações fundamentais que precisam ser seguidas para uma rotina mais produtiva e motivacional:
- Regularize o seu sono, dormindo em média 8h por noite, de preferência no mesmo horário;
- Alimente-se de forma equilibrada, diversificando os grupos nutricionais;
- Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia;
- Pratique atividades físicas com regularidade;
- Tenha hobbies e momentos de lazer;
- Respeite os limites do seu corpo e da sua mente, sabendo dizer “não” quando for preciso descansar;
- Amplie o seu convívio com as pessoas que lhe fazem bem.
-
Seja seletivo com as pessoas da sua vida
A ciência também tem apontado que o ambiente é um fator que desempenha um papel muito importante na nossa saúde mental e na nossa motivação para o dia a dia. Diante disso, fique atento aos lugares que você frequenta e às pessoas que você permite que entrem na sua vida.
Procure ampliar o seu convívio com aqueles que o incentivam nos seus projetos, que o aceitam como você é e que só fazem críticas se forem solicitadas por você. Em contrapartida, não tenha medo de se afastar de quem só reclama, faz críticas destrutivas, ofende, humilha e diz que você nunca vai chegar a lugar algum. Seja seletivo!
-
Busque inspiração externa
Por fim, não poderíamos deixar de recomendar que você também busque inspiração externa. Ela pode vir de diferentes lugares: livros interessantes, filmes com histórias de superação, biografias inspiradoras, músicas poderosas e até os influenciadores que você segue nas redes sociais.
Procure por conteúdos que sejam edificantes para a sua saúde mental, com mensagens de motivação, de superação e de resiliência para os momentos difíceis. Nesse caso, é claro, nunca deixe de acompanhar o IBC aqui no blog e também nas redes sociais!
Coloque as recomendações acima em prática para que a motivação seja uma constante no seu dia a dia, mesmo naqueles momentos que parecem mais difíceis. Confie na sua potência e na sua capacidade de superação!
E você, querida pessoa, o que tem feito para manter-se motivado e inspirado diariamente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!