Lições que podemos aprender com o livro “Pai Rico, Pai Pobre”

O Livro Pai Rico, Pai pobre O Livro Pai Rico, Pai pobre fala sobre a importância das finanças pessoais

 

O livro “Pai Rico, Pai Pobre” do americano Robert T. Kiyosaki (nascido em 1947) já tem mais de 20 anos e ainda é muito atual. Os ensinamentos são tão poderosos e atuais que a obra-prima ainda é um best-seller e referência quando o assunto é finança pessoal. Continue lendo esse texto para entender melhor a importância do livro.

[php_everywhere instance=”2″]

A importância das finanças pessoais

O livro traz muitos questionamentos relevantes para que você consiga associar estratégia e inteligência às suas finanças pessoais sem ter que sofrer com isso. Esse tipo de consciência ajuda você a evitar a formação de dívidas e o consumo desenfreado, que pode criar um ciclo viciante.

Uma das perguntas mais impactantes que o livro traz é: “como os pais podem ensinar aos filhos o que a escola relega?”. Muito além da simplicidade, esse questionamento levante assuntos mais antigos, como a discussão a respeito da relevância do que as crianças aprendem na escola.

Longe de anular a necessidade das outras matérias, a ideia é mostrar a também necessidade de outros assuntos mais ligados ao bem-estar financeiro, mental e até físico dos alunos. Se todos soubessem administrar o próprio dinheiro, muitos dos problemas relacionados a dívidas estariam solucionados, por exemplo.

Por que não abordar finança pessoal por meio da matemática? Por que não mostrar os perigos do gerenciamento não assertivo do dinheiro com o estudo geopolítico da má administração da verba pública? Por que não ensinar sobre o mundo dos investimentos financeiros usando os pensamentos estratégicos ensinados pela interpretação de texto? Por que não mostrar os perigosos de se tornar consumista por meio dos fatos históricos? Esses são apenas alguns exemplos de como poderíamos ensinar esses assuntos no cotidiano escolar.

Hoje em dia, não basta estudar muito e tirar notas altas para ter a garantia de um emprego seguro no mercado. Assim como não adianta construir uma carreira baseada apenas em um curso de pós-graduação, é preciso se atualizar, pois os cargos estão mudando na medida em que os pilares corporativos se transformam. Ou seja: é essencial que você esteja preparado para estar em constante aprendizado. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Os ensinamentos valem para todos

É provável que alguns dos contadores que estejam lendo esse artigo pensem que esse livro não é útil, pois já aprendeu tudo que tinha que aprender em relação às finanças na faculdade. E aí que está o engano! Muitas das teorias que o livro traz simplesmente fogem do que o professor ensina nas aulas de contabilidade, criando um ponto de vista mais moderno.

O mundo está mudando o tempo todo e você vai simplesmente ficar atrelado ao que aprendeu há alguns anos? Você deve sair em busca de novos conhecimentos, novas maneiras de pensar, novos autores e profissionais que possam trazer um ponto de vista diferente.

Afinal, é essencial estudar as teorias antigas, mas sempre se atentar ao que pode ser alterado por conta das constantes mudanças da sociedade. Se você ficar atrelado somente aos conceitos tradicionalistas, vai ficar estagnado em uma caixinha, sem conhecer os benefícios da novidade e da discussão saudável.

Justamente por causa disso é essencial que você esteja em constante aprendizado, estudando sempre que possível. A obtenção regular de sabedoria por meio da leitura, cursos e do compartilhamento de informações com outras pessoas, aumenta sua capacidade de raciocínio, tirando a superficialidade dos seus pensamentos e trabalhos.

O coaching é um método poderoso que pode trazer diversos ensinamentos valiosos para a sua vida, inclusive a relevância da educação continuada. Com ferramentas e técnicas efetivas, o coaching traz a luz exercícios essenciais como o autoconhecimento e a inteligência emocional, que aumentam o seu senso crítico, suas capacidades técnicas e sua proatividade.

A habilidade de fazer autoavaliação e de ser exigente ao que está a sua volta está dentro dos ensinamentos do senso crítico. É justamente com essa sabedoria que você será capaz de julgar seus comportamentos e o dos outros com mais assertividade, elevando o nível das suas atitudes, entregas profissionais e marketing pessoal.

Busque pela sua independência financeira

Engana-se quem pensa que ser independente financeiramente é sair da casa dos pais, conseguir um emprego e passar a pagar o próprio aluguel. Se você não viveu essa situação, provavelmente conhece alguém já viveu. O livro “Pai Rico, Pai Pobre” mostra que é preciso muito mais do que isso.

O que falamos aqui sobre o constante aprendizado e a necessidade do debate de alguns temas como a administração das finanças pessoais são os primeiros passos para a sua independência. Do contrário, você vai somente começar a pagar várias contas sem a ajuda de ninguém, mas sem conseguir guardar dinheiro ou até fazê-lo render com investimentos.

Claro que isso não significa que você vai ficar rico do dia para a noite. Isso quer dizer que você precisa acrescentar estratégia e inteligência ao modo como gerencia o seu dinheiro. O acúmulo bem sucedido de dinheiro depende de outros fatores, que incluem até a sua dedicação para conseguir um cargo que paga um salário mais alto, aprender a aplicar corretamente o dinheiro por meio de investimento e até a sorte de ter herança, por exemplo.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Por isso, é fundamental que você não se compare aos outros. Cada um leva a vida de uma forma, alguns têm mais sorte do que os outros e alguns se esforçam mais do que os outros. Cuide dos seus caminhos, da sua evolução intelectual e do dinheiro que você ganha. Tenha certeza de que administrar as próprias finanças corretamente já vai dar trabalho suficiente. Não será preciso bisbilhotar no que os outros estão fazendo ou não.

Que tal começar agora mesmo? O seu primeiro passo pode ser a leitura do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre” do Robert T. Kiyosaki. Depois, é hora de começar a aplicar o que você aprendeu com o livro. Ainda recomendamos a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais moderna e completa do Brasil quando o assunto é coaching. Com ela, você aprende mais sobre si mesmo e em como se tornar um profissional de alto desempenho.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e incentive outras pessoas a estudarem finanças pessoais!

Copyright:  794015686 – https://www.shutterstock.com/pt/g/noipornpan

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010