Mentalidade de crescimento: o que essa expressão significa para você? Trata-se de um conceito que foi identificado e desenvolvido pela psicóloga norte americana Carol Dweck. Em um estudo realizado com estudantes, ela percebeu dois tipos de comportamentos diferentes: os que aprendiam com os erros e outros que se frustravam e se sentiam incapazes de aprender com as falhas.
Continue lendo para entender melhor o que é mentalidade de crescimento e como desenvolvê-la.
O que é mentalidade de crescimento?
Seguindo nas observações sobre a pesquisa de Carol Dweck, ela percebeu nitidamente as diferenças entre as reações de cada participante em relação às falhas. Os indivíduos que lidavam bem com seus erros rapidamente se recuperavam e demonstravam acreditar que poderiam se desenvolver. Por isso, a psicóloga passou a se referir ao comportamento deles como mentalidade de crescimento.
Já os outros indivíduos se mostravam extremamente frustrados por terem falhado e deixavam claro que não acreditavam que poderiam se desenvolver. O nome que ela deu para esse comportamento foi mentalidade fixa. Geralmente, essas pessoas acreditam que nascem ou não com certos dons e que não é possível desenvolver certas habilidades.
Qual desses dois grupos você acha que consegue se sair melhor na carreira e em projetos pessoais? Certamente o primeiro, porque ter a consciência de que pode aprender e evoluir é fundamental para se desenvolver e alcançar objetivos. Por outro lado, aqueles que não acreditam em si mesmos tendem a se manter inertes, pois acham que nunca poderão ir além de onde já estão.
Considerando tudo isso, podemos dizer que ter uma mentalidade de crescimento é acreditar em si mesmo, saber que erros não determinam seu futuro ou quem você é, porque sempre pode aprender e fazer diferente. Quem tem esse mindset voltado para o desenvolvimento não desiste ao se deparar com o primeiro obstáculo e o utiliza como combustível para se fortalecer.
[php_everywhere instance=”2″]
Diferenças entre mentalidade de crescimento e mentalidade fixa
Para deixar a explicação mais clara, observe como pensam as pessoas que têm mentalidade de crescimento e as que têm mentalidade fixa sobre alguns assuntos.
1 – Inteligência e talento
Mentalidade de crescimento: acreditam que podem desenvolver ambos.
Mentalidade fixa: acreditam que é preciso nascer com essas habilidades e não é possível desenvolvê-las.
2 – Falhas
Mentalidade de crescimento: entendem que são contratempos naturais da vida e que podem se desenvolver através delas.
Mentalidade fixa: se envergonham de suas falhas, evitam contar para os outros e acham que são provas de sua incompetência.
3 – Esforço
Mentalidade de crescimento: veem o esforço como o principal caminho para a excelência.
Mentalidade fixa: acreditam que é inútil se esforçar por algo que não irão conseguir.
4 – Desafios
Mentalidade de crescimento: veem os desafios como oportunidades para se desenvolverem.
Mentalidade fixa: evitam desafios para evitar o fracasso e a frustração.
5 – Sucesso alheio
Mentalidade de crescimento: consideram o sucesso dos outros como fonte de inspiração.
Mentalidade fixa: veem o sucesso alheio como uma ameaça.
6 – Feedback
Mentalidade de crescimento: consideram o feedback como uma informação valiosa para o crescimento.
Mentalidade fixa: o tomam como crítica pessoal.
7 – Desistir
Mentalidade de crescimento: apenas desistem do que deixa de fazer sentido, caso contrário, insistem até conseguir o que desejam.
Mentalidade fixa: desistem perante a primeira dificuldade.
Viu como a diferença entre os dois tipos de mentalidade é gritante? Caso tenha se identificado como a mentalidade de crescimento, é sinal de que está no caminho certo. Contudo, se a identificação foi maior com a mentalidade fixa, acalme-se, pois você pode, a partir de agora, escolher mudar isso.
7 Dicas para desenvolver a mentalidade de crescimento
Dê o seu primeiro passo como alguém que tem a mentalidade de crescimento e acredite no seu poder de mudar e evoluir. Coloque as dicas a seguir em prática e prepare-se para uma nova trajetória, que será marcada pelo aprendizado, pelo desenvolvimento e pela satisfação de ver os resultados do seu esforço.
1 – Reconheça e aceite os pontos que precisa melhorar
Uma pessoa com mentalidade de crescimento não fecha os olhos para os pontos que precisa trabalhar para melhorar. Ela os enxerga e encontra o melhor caminho para aperfeiçoá-los.
2 – Enxergue os desafios como oportunidades
Em vez de desanimar com os obstáculos, veja-os como oportunidades de sair da zona de conforto e aprender algo novo. Tudo pode ter um lado positivo, basta que saiba identificá-lo.
3 – Pare de buscar aprovação
Em vez de direcionar suas atitudes para buscar a aprovação de terceiros, prefira fazer o que acha que é necessário por si mesmo. O fato de as pessoas aprovarem ou não o que você faz é uma consequência e, portanto, não deve ser considerado um objetivo.
4 – Coloque o desenvolvimento à frente da pressa
Certas coisas levam tempo para serem desenvolvidas, então, em vez de desejar o sucesso imediato, dedique-se um pouco mais a cada dia para alcançá-lo. Assim, lá na frente verá como cada passo foi fundamental para o seu desenvolvimento.
5 – Repense o significado da palavra genialidade
Figuras consideradas geniais tiveram muito trabalho para alcançar os seus objetivos. Thomas Edison é um grande exemplo disso, pois realizou 1.200 tentativas até que sua invenção desse certo. Então, se acha que a genialidade é algo instantâneo, repenso isso.
6 – Inclua a palavra “ainda” no seu vocabulário
Sempre que pensar em dizer frases como: “eu não consegui” ou “eu não sei”, inclua a palavra ainda. “Eu ainda não consegui”, “eu ainda não sei”, essa simples mudança te ajudará a compreender que as coisas não são definitivas e que, se você se esforçar, irá conseguir o que deseja.
7 – Assuma o controle sobre seu comportamento
Evite ceder o controle sobre a sua mente e seu comportamento, porque ele pertence a você. Por mais que não possamos controlar todos os acontecimentos, temos a escolha de definir como eles irão nos afetar e impactar em nossas vidas. Assuma esse controle e decida como irá responder às situações.
E então, está pronto para desenvolver uma mentalidade de crescimento? Abandone a ideia de que as coisas são fixas e dê o seu melhor para se transformar e alcançar tudo o que deseja.
Gostou deste conteúdo? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!
Imagem: Por ESB Professional
[php_everywhere instance=”1″]