
Você saberia dizer quais são suas características mais relevantes para o sucesso? Se não sabe ou se ficou muito tempo pensando, precisa conhecer a história do Buda de Ouro, uma estátua que passou décadas camuflada por camadas de barro que escondiam seu verdadeiro valor. Parece enredo de filme, mas aconteceu de verdade e pode despertar uma reflexão interna bastante interessante.
A história do Buda de Ouro
Na Tailândia está a maior estátua de ouro maciço do mundo, uma imagem de Buda que possui 3,91 metros e pesa 5,5 toneladas. Seu valor monetário está na casa de US$ 200 milhões de dólares, isso sem considerar o valor artístico e histórico que possui. Essa estátua, que pode ser montada e desmontada em nove partes, provavelmente tem origem indiana.
Durante muito tempo, a estátua de ouro esteve escondida debaixo de grossas camadas de barro. Acredita-se que no ano de 1765, durante o cerco realizado pelos birmaneses que estavam saqueando a região da atual Tailândia, os monges que cuidavam da estátua de ouro decidiram cobri-la com barro para que não fosse descoberta e roubada. O Buda de barro foi deixado para trás, pois era muito grande, pesado e sem valor aparente.
O segredo do tesouro foi mantido pelo fato de que os monges não sobreviveram ao ataque. No ano de 1955, com a construção de um novo edifício, foi decidida a transferência da estátua de barro. Por ser muito pesada, a peça precisou de guincho para ser deslocada, porém, em um providencial acidente do destino, um dos cabos de sustentação se rompeu e a peça de barro caiu no chão.
Os monges responsáveis pelo transporte da estátua de barro de Buda ficaram muito assustados com a queda, pois consideraram aquilo um mau presságio e, então, fugiram do local. A peça, que tinha algumas rachaduras estruturais, ficou caída sob a influência de uma torrencial tempestade. Diz uma lenda que um dos monges sonhou com a imagem e recebeu a mensagem de que ela era divina.
A descoberta do Buda de Ouro
Intrigado com o sonho, o monge resolveu voltar ao local em que o Buda de barro estava caído e percebeu que as rachaduras deixavam aparente um intenso brilho dourado. Com um cinzel, ele escavou a argila até chegar à maciça camada de ouro. Quando as grossas camadas de barro foram completamente removidas, ficou aparente uma linda estátua de ouro de Buda, cujo nome é Phra Maha Suwan Phuttha Patimakone.
Além disso, foi descoberta uma chave presa à base de argila que servia para desmontar a estátua em nove partes, facilitando o seu transporte. Para os monges, esse acontecimento foi interpretado como um sinal, haja vista que aconteceu muito perto da celebração da 25ª Era Budista, 2.500 anos da morte de Gautama Buda. A estátua é considerada milagrosa por ter permanecido em segredo durante tanto tempo, escapando do ataque birmanês e se revelando no momento necessário.
O que o Buda de Ouro tem a ver com a minha vida?
A história do Buda de Ouro é realmente impressionante e daria um excelente roteiro para um filme de aventura, porém, tenho certeza que você quer mesmo saber qual a relação com a sua vida. Assim como a estátua de ouro mais valiosa do mundo esteve encoberta por argila por mais de um século, é possível que seu maior talento esteja escondido embaixo de camadas de inseguranças e incertezas criadas por fatores internos e externos.
Lembra que no início do artigo pedi que você respondesse quais eram suas características mais relevantes para alcançar o sucesso? Muitas pessoas têm problema para fazer essa avaliação positiva porque passam boa parte do tempo se recriminando por questões sobre as quais não têm controle. No dia a dia, é natural ir criando camadas (similares às de argila) em cima do potencial realizador. Essas camadas resultam da influência de crenças dos outros e crenças internas.
Origem das camadas de barro
A seguir, vou explicar um pouco melhor como se formam as camadas de barro que camuflam o potencial de ouro que certamente você tem e apenas não reconhece.
Crenças externas
A convivência com a família, colegas de escola, professores, amigos, enfim, com as pessoas que estão à sua volta, contribuem para que se desenvolvam crenças a partir do pensamento alheio, especialmente quando se é criança ou adolescente. A partir do momento em que uma pessoa de referência (como os pais ou professores) diz algo para uma criança, é bem possível que isso se torne uma verdade para ela.
A grande questão é que essa crença pode ser contrária ao talento interno desse indivíduo e, como foi desde cedo arraigada em seu interior, se tornará uma camada grossa de barro. Quanto mais crenças opostas ao ouro interno vão sendo acumuladas, mais desafiador se torna identificar o verdadeiro potencial quando se cresce.
Crenças internas
Além das crenças projetadas por terceiros, é possível criar camadas a partir de crenças internas resultantes de pensamentos negativos sobre si mesmo. Cada vez que você pensa “não consigo fazer isso” ou “todo mundo é melhor do que eu”, vai construindo camadas sobre o seu potencial realizador. Se você diz a si mesmo que não consegue fazer alguma coisa, então não conseguirá.
É possível escavar as camadas de barro?
Assim como o monge determinado da história trabalhou com o cinzel para descobrir o ouro maciço da estátua de Buda, você também pode encontrar o seu verdadeiro talento, removendo as camadas impeditivas. Todo indivíduo possui tudo aquilo de que necessita para realizar seus objetivos, porém, precisa saber transformar seu potencial em ferramentas corretas forjadas pela resiliência.
O ponto principal para conseguir remover as camadas de barro é se tornar mais autoconfiante, compreender que os obstáculos tornam o caminho mais desafiador e, dessa forma, mais interessante. Lembre-se de que ninguém pode tirar de você aquilo que está no seu interior, independente das condições à sua volta. A energia necessária para chegar ao resultado está guardada em seu interior, basta quebrar as duras camadas de barro.
Estude para fortalecer seu ouro interior
Uma maneira bastante recompensadora de fortalecer a sua camada de ouro e potencializar a sua autoconfiança é se dedicar a aumentar seu conhecimento a respeito dos temas relevantes para a sua vida. Leia mais sobre os assuntos de seu interesse, criando, dessa maneira, recursos para se destacar. Em paralelo, preste atenção para eliminar pensamentos negativos sobre sua capacidade.
Quanto mais você se preparar para enfrentar os desafios impostos pela sua jornada, mais perceberá que tem o que é preciso para conquistar um lugar ao sol. Deixe de desmerecer o seu talento, mostre ao mundo o quanto tem perseverança e está se dedicando para ser mais realizador. Passe a acompanhar o cotidiano de pessoas admiráveis aos seus olhos, mas evite a todo custo promover comparações que, muitas vezes, são descabidas.
Aprenda a reconhecer os seus ganhos e a compreender que os erros cometidos são a base para fortalecer a sua camada dourada. Os conhecimentos são adquiridos ao longo da vida, de acordo com o esforço e as experiências de cada um. Valorize até os pontos menos positivos de sua realidade, pois eles oferecem a você a possibilidade de crescer e ter uma percepção distinta dos demais.
Repita para si mesmo o seu potencial
Ao identificar o seu potencial, ou seja, aquilo em que é bom, chega o momento de repetir para si mesmo as suas qualidades. Cada vez que uma pessoa afirma para si uma característica positiva, está realizando o trabalho de escavar as camadas de barro. Se essas camadas são resultado de percepções e crenças intimidadoras e negativas, nada melhor do que eliminá-las com a observação de seu talento.
Um bom exercício para fazer diariamente é, ao acordar, se olhar no espelho e falar em voz alta as qualidades que irão ajudar a fazer daquele dia o melhor possível. Ao levantar da cama, é natural começar a pensar todas as tarefas que estão à espera de solução e, até mesmo, se questionar sobre a capacidade de dar conta de tudo. Não se intimide e diga a si mesmo que pode e vai conseguir alcançar os resultados esperados por suas capacidades e persistência.
Você está mais para Buda de barro ou de ouro?
Chegando ao fim deste artigo, você já tem a base para responder se está mais para Buda de barro (com grossas camadas cobrindo seu potencial) ou para Buda de ouro (reconhecendo seus talentos e capacidades). Aqueles que se colocam no meio do caminho, devem manter o trabalho de fortalecimento de sua autoconfiança e reconhecimento daquilo que fazem bem, para se tornarem mais relevantes em seus segmentos.
É bastante desafiador remover as camadas de crenças e inseguranças projetadas por fatores externos e internos, porém, é extremamente gratificante se ver com olhos mais realistas. Deixe o viés pessimista fora da sua vida e ofereça para si a chance de realizar as suas metas com mais facilidade. Todo mundo tem um potencial de ouro internamente, só precisa conseguir vê-lo e remover os impedimentos das camadas de barro.
Compreendeu o que a história do Buda de Barro tem a ver com a sua vida? Deixe seu comentário abaixo compartilhando as suas percepções acerca do assunto!
Copyright: 633044144 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jorik