10 dicas para promover o alinhamento pessoal e profissional

10 Estratégias para Alinhar Sua Vida Pessoal e Carreira com Sucesso

Estamos vivendo uma verdadeira pandemia de casos de estresse, ansiedade e burnout — o esgotamento associado ao trabalho. Esse fenômeno inclui o Brasil, que, aliás, infelizmente ocupa as primeiras posições nos casos mundiais de transtornos do tipo. Isso se deve ao fato de que as pessoas nem sempre conseguem encontrar um equilíbrio entre a carreira e as demais áreas da vida, o que gera uma sobrecarga física e mental.

Por esse motivo, promover o alinhamento entre a vida pessoal e a vida profissional é essencial para manter a saúde mental, a produtividade e a satisfação em ambas as áreas. Mas convenhamos que, na vida moderna, pode ser muito difícil encontrar esse equilíbrio. Pensando nisso, separamos as 10 dicas que você confere na sequência!

1. Defina prioridades

Em primeiro lugar, defina o que é mais importante na sua vida pessoal e na sua vida profissional. Isso ajuda a direcionar o seu tempo e energia para o que realmente importa, evitando sobrecargas e atividades menos significativas. Há momentos da vida em que precisamos nos dedicar mais ao trabalho, e outros em que precisamos dar mais atenção às questões pessoais. Assim, aprenda a identificar esses momentos e a conversar com as pessoas ao seu redor para explicar o que está acontecendo.

2. Crie limites claros

Estabeleça horários para o trabalho e para a vida pessoal, e procure respeitá-los. Evitar levar trabalho para casa (ou continuar a pensar nele fora do expediente) ajuda a desconectar e a recarregar as energias. Quando estiver em casa, dedique-se integralmente ao seu parceiro, filhos, pais etc. O mesmo vale para o tempo em que estiver com amigos. Apenas faça atividades relacionadas ao trabalho fora dele se houver alguma urgência — mas isso deve ser uma exceção, e não uma regra, OK?

3. Aprenda a dizer “Não”

Saber recusar demandas que não são essenciais ou que sobrecarregam você é fundamental para manter o equilíbrio. Dizer “não” permite a você priorizar o que é mais importante e evitar o estresse desnecessário. Isso vale para propostas de amigos, familiares e até mesmo de trabalho. Não assuma mais compromissos do que você pode dar conta, até porque, o excesso de demandas faz com que a qualidade do trabalho caia, o que fará de você um mau profissional. Diga “não” quando for preciso!

4. Estabeleça um espaço de trabalho adequado

Muitas vezes, a dificuldade em promover esse alinhamento pessoal e profissional vem da falta de espaços separados. Caso você trabalhe de casa, crie um espaço exclusivo para o trabalho. Isso ajuda a separar as atividades e a manter um ambiente mais organizado, favorecendo o foco quando estiver no expediente e a desconexão fora dele. Além disso, peça a contribuição das pessoas que moram com você para que não o atrapalhem durante o seu fazer profissional.

5. Planeje e organize o seu tempo

A vida é composta por diversas áreas, e nós não podemos nos descuidar de nenhuma delas: pessoal, profissional, familiar, social, amorosa, espiritual, financeira, e por aí vai. Nesse sentido, utilize uma agenda ou aplicativos de organização para estruturar a sua rotina. Entenda que reservar tempo para o trabalho, o lazer, a família e as atividades pessoais ajuda a manter um ritmo equilibrado e evita esquecimentos e atropelos. Essa organização alivia o estresse e permite que você se dedique a todas essas áreas.

6. Faça pausas regulares

Intervalos durante o trabalho são essenciais para manter o foco e reduzir o estresse. Assim, pausas curtas para alongamentos, hidratação ou meditação ajudam a restaurar a energia e aumentam a produtividade. Aliás, o corpo e a mente começam a perder energia se passam mais de 2 horas completamente imersos em uma mesma atividade. Naturalmente, isso provoca uma queda de rendimento. Portanto, entenda que esses breves períodos de descanso são importantes para manter a produtividade.

7. Pratique o autocuidado

Inclua atividades como exercícios físicos, sono adequado e alimentação saudável na sua rotina. O autocuidado melhora a saúde e a disposição, o que impacta positivamente tanto a vida pessoal quanto a profissional. Infelizmente, como consequência do estilo de vida atual, muita gente se sente culpada por descansar e se cuidar. No entanto, lembre-se de que cuidar de si mesmo e colocar-se em primeiro lugar é um gesto de amor próprio, e não de egoísmo.

8. Aprimore a comunicação com a sua equipe e a sua família

Um dos pilares do alinhamento entre as diferentes áreas da vida é a comunicação. Por isso, converse sobre as suas necessidades e limites com as pessoas ao seu redor. No trabalho, isso ajuda a evitar mal-entendidos; na vida pessoal, permite que os seus entes queridos compreendam as suas demandas e possam oferecer apoio. Um bom chefe vai entender a sua ausência para cuidar de um filho doente, assim como o seu parceiro vai compreender se precisar fazer uma hora extra de forma pontual.

9. Desenvolva a flexibilidade

Essa dinâmica nos leva ao próximo tópico da nossa lista: seja flexível para ajustar os seus planos quando surgirem mudanças inesperadas. Um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional exige que você saiba adaptar as suas prioridades conforme necessário. Por mais que seja importante ter uma agenda, ela não é uma ferramenta definitiva nos seus compromissos. Ajustes sempre podem ser feitos de acordo com as circunstâncias da vida, e é por isso que se recomenda escrever a lápis!

10. Estabeleça metas realistas

Por fim, procure definir metas alcançáveis em ambas as áreas para evitar frustrações. Metas muito ambiciosas podem gerar estresse e desequilíbrio; já objetivos alcançáveis motivam e permitem que você mantenha o alinhamento. Por isso, se você estiver abrindo um negócio próprio, por exemplo, será que é o momento ideal para ter um filho? Não seria melhor esperar um pouquinho? Esse tipo de decisão é fundamental para conseguir conciliar os diferentes setores da vida.

As práticas acima ajudam a criar uma rotina mais harmoniosa, permitindo que você se sinta realizado nas diferentes áreas da vida. Coloque essas dicas em prática para encontrar o desejado alinhamento pessoal e profissional.

E você, querida pessoa, tem conseguido alinhar as diferentes áreas da vida? Quais são as suas estratégias? Use o espaço a seguir para nos contar a sua opinião. Por fim, se este conteúdo o ajudou de alguma maneira, que tal levá-lo a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo por meio das suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010