A autoestima é fundamental para nosso bem-estar, estar bem com a nossa própria imagem e aceitar nossas peculiaridades faz da nossa vida mais feliz. A percepção que temos de nós mesmos pode nos causar sentimentos de inferioridade como autocrítica e insuficiência ou de superioridade como narcisismo e egoísmo. Essas projeções que fazemos de nós mesmos estão ligadas intimamente com a nossa qualidade de vida.
Contudo não é fácil manter uma boa autoestima, muitas vezes podemos ter uma visão nebulosa sobre nós mesmos, afetando a forma como agimos conosco e com outros, problemas cotidianos também podem afetar negativamente a autoestima. Baixa autoestima pode fazer com que fiquemos um pouco deprimidos, não conseguindo enxergar as próprias qualidades e conquistas.
O que é autoestima?
A definição de autoestima segundo Oxford Languages é: “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”. A avaliação que temos de nossas qualidades, defeitos e inseguranças se reflete diretamente na autoestima, ela é construída a partir das experiências pessoais, crenças e comportamentos diários.
A autoestima começa a se formar na infância, desenvolvendo-se na adolescência, portanto o ambiente que somos submetidos durante a nossa infância tem um papel crucial na formação e desenvolvimento da autoestima.
Outros fatores relevantes como a genética e a personalidade influenciam as atitudes e percepções que temos sobre nós mesmos e outros.
Todos esses fatores em conjunto possuem uma grande influência no que pensamos sobre nós mesmos e as nossas atitudes, mas isso não significa que não temos maneiras de melhorar nossa autoestima e, por consequência, ter uma qualidade de vida superior.
Sendo assim, o que podemos fazer para melhorar a nossa autoestima? Veremos agora 10 dicas que se aplicadas diariamente terão um impacto muito positivo na sua autoestima.
[php_everywhere instance=”2″]
1. Livre-se da culpa
A culpa é um sentimento que contribui potencipalmente para a baixa autoestima, à medida que passamos a nos culpar demais por erros cometidos e decisões equivocadas.
No entanto procure deixar de nutrir esse sentimento, perdoe-se, esteja ciente que você pode sempre melhorar e que cada novo segundo é uma oportunidade para isso.
Tirar esse peso da sua mente e do seu coração definitivamente irá contribuir para o processo de desenvolvimento pessoal e, com isso, o aumento da sua autoestima.
2. Não se compare
É muito comum nos compararmos, afinal, o mundo que vivemos estimula essa competitividade. Faz-nos acreditar que o sucesso consiste em superar os outros.
Usar outras pessoas como medida para a nossa própria vida não é saudável. Não se cobre pelo que os outros fazem a sua volta. Lembre-se cada ser tem a sua condição específica, única.
3. Não generalize as suas experiências
Não se aprisione nos acontecimentos passados, as possibilidades surgem a todo momento, então, por que se agarrar a velhos conceitos? Esteja aberto a novas possibilidades.
Afinal de contas, quando deixamos de viver o tempo presente e vivemos em função de medos e frustrações, fechamos os nossos olhos para grandes oportunidades que surgem o tempo todo. Fique atento e não deixe mais que elas possam escapar.
4. Confie em si mesmo
Encontre força em si mesmo, com essa força você conseguirá levar a sua vida ao ponto que você deseja. A autoconfiança é, definitivamente, um ingrediente que irá contribruir para que você atinja os seus objetivos e conquiste o patamar com o qual sempre almejou.
5. Seja compassivo com seus erros
Não se cobre demais por erros cometidos, perdoe-se. De nada adianta levar consigo as frutrações erros e equívocos como se representassem quem você verdadeiramente é.
Lembre-se que errar faz parte e, se for realmente levar tais situações para a sua vida, leve-as como parte de um processo de aprendizagem, ressignificação e desenvolvimento pessoal e profissional.
6. Encontre atividades que lhe façam bem
Identifique o que te faz bem, seja um exercício físico, tocar um novo instrumento, adquirir um novo hobbie ou aprender algo totalmente novo. Recorra a essas atividades sempre que sentir sua autoestima diminuindo.
7. Seja honesto consigo mesmo
Mentir para si é tão danoso quanto mentir para os outros. Seja honesto consigo mesmo, reconheça seus pontos fortes e fracos. Trabalhe nas características que fazem de você o que é.
Viver conforme aquilo que você realmente acredito, conforme aquilo que representa o seu propósito, é algo extraordinária e fará total diferença no seu processo de desenvolvimento pessoal.
8. Seja grato
Ser grato estimula você a ter uma visão mais positiva da vida. Você conseguirá ser mais positivo com você mesmo, impulsionando melhores atitudes para si e para os que estão ao seu redor.
9. Comemore suas vitórias
Comemore sempre que atingir um objetivo, faça com que cada vitória lhe impulsione para a próxima.
10. Viva o presente
Não importa o que aconteceu ou o que vai acontecer, concentre-se no aqui e agora. Se desprenda de traumas passados e ansiedades pelo futuro, nunca se esqueça que as oportunidades estão sempre surgindo. Viver pelo presente fará você mais confiante.
Benefícios
Todos nós temos valor, ao cultivarmos uma boa autoestima nós removemos as distorções que temos ao enxergarmos a nós mesmos. Entre os inúmeros benefícios de se ter uma boa autoestima, estão:
- Criatividade: você conseguirá reagir de maneira criativa as adversidades cotidianas;
- Propósito: você terá mais clareza nos seus objetivos;
- Confiança: uma boa autoestima te dá confiança para atingir os seus objetivos;
- Energia: você se sentirá muito mais animado.
Não desanime
As dificuldades cotidianas, a ansiedade pelo o que pode acontecer no futuro, o sentimento de culpa pelos erros do passado podem abalar a sua autoestima, contudo não se desespere, você é capaz de ter uma boa autoestima e colherá os frutos por isso.
Cuidar da própria autoestima é como cuidar de um jardim leva tempo e esforço. As atitudes positivas vão se espalhar pela sua vida, você não se sentirá mal consigo mesmo e será uma fonte de ânimo para as pessoas a sua volta.
Todos estes benefícios estão ao seu alcance, com paciência e dedicação a si, você será capaz de cultivar e manter uma boa autoestima.
[php_everywhere instance=”1″]