Segundo dados do CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 56% dos brasileiros que acessam a internet o fazem exclusivamente pelo celular, 40% deles a acessam tanto pelo celular como pelo computador, enquanto apenas 3% a acessam apenas pelo computador.
Isso significa que investir em mobile marketing tornou-se uma necessidade para qualquer empresa que deseja alcançar os seus clientes com eficiência e precisão. Se o termo é novo para você, saiba que estamos falando de ações de marketing direcionadas para os aplicativos móveis, ou seja, para impactar os potenciais consumidores por meio do celular. Para saber mais sobre como isso ocorre, é só continuar a leitura a seguir!
O que é Mobile Marketing?
De forma simples e sucinta, o mobile marketing consiste em uma série de estratégias que utilizam as funcionalidades dos dispositivos móveis para que as empresas se comuniquem, interajam e se relacionem com os clientes. O mobile marketing pode ser utilizado também como estratégia de prospecção de novos clientes. Isso significa comunicar-se com o público-alvo com mais agilidade e eficácia.
Com estratégias de mobile marketing, por exemplo, é possível fazer anúncios com base na localização do GPS do cliente. Se você pretende implantar estas estratégias no seu negócio, é importante manter-se atento às novidades e inovações tecnológicas. Por ser algo feito com base nas funcionalidades dos dispositivos mobile, as ações e abordagens passarão por mudanças com frequência.
Práticas importantes de mobile marketing
Confira, na sequência, algumas recomendações para colocar o mobile marketing em prática.
1. Priorize a experiência positiva do usuário
Por ser algo tão corriqueiro e comum no cotidiano do usuário, é importante que a sua empresa proporcione uma experiência feliz e positiva. A experiência que a sua empresa proporcionar será o fator decisivo para que ele decida comprar o seu produto. Por isso, construa um site 100% adaptado para os dispositivos móveis, considerando o design, os menus, os textos, os links, a velocidade de resposta da página, os formulários e até mesmo os resultados nos sites de busca!
2. Evite os exageros e a intromissão
Muitas empresas acreditam que podem vencer os clientes pelo cansaço, mas o que acontece é o contrário: elas acabam perdendo o cliente. Portanto, analise se a frequência dos seus anúncios é realmente necessária e se pode gerar incômodos nos clientes. Um cliente irritado certamente não será aquele cliente que fará a compra e pior ainda: não será aquele cliente que falará bem da sua empresa nas redes sociais. Ele pode desistir de você devido à imensa quantidade de mensagens publicitárias.
3. Garanta a sua presença nas redes sociais
Existem várias redes sociais na internet, sendo que cada uma delas é voltada para um perfil de usuário e tem as suas particularidades. A sua empresa não precisa ter perfis em todas as redes existentes, mas, para garantir o sucesso da sua campanha com mobile marketing é importante que ela tenha presença nas redes sociais em que o seu público está.
Ter um canal de comunicação rápido e ágil com os seus consumidores é fundamental para o relacionamento entre a marca e os seus clientes. Vale ressaltar que estar presente nas redes sociais não é somente ter um perfil: é preciso produzir um conteúdo com qualidade, responder os usuários com agilidade e interagir com os clientes de forma criativa e gentil.
4. Lembre-se de que a honestidade é fundamental
Sempre se comunique de forma verdadeira e honesta com os seus clientes. A sua empresa pode cometer erros, mas não ser honesto na hora de resolver esses problemas é extremamente prejudicial para a sua imagem. Portanto, certifique-se de que as mensagens veiculadas no mobile marketing sejam exatamente as mesmas divulgadas pelo computador, na comunicação presencial e nas demais interações. Mantenha a consistência entre tudo aquilo que é feito, prevenindo conflitos.
5. Conheça o comportamento do seu consumidor
Como é o comportamento do seu consumidor? Ele compra os produtos pelo celular? Ele o utiliza apenas para fazer pesquisas, mas prefere comprar na loja física? Ele acessa o seu site pelas redes sociais? Encontra a sua página pelos mecanismos de busca? Acessa e-mails pelo celular? Clica em anúncios nas redes sociais? Monitore o comportamento do seu público-alvo para que você defina as melhores estratégias de marketing a serem colocadas em prática.
6. Verifique as possibilidades que esse meio oferece
Via mobile, há muitas estratégias que uma empresa pode adotar. Campanhas publicitárias podem ser desenvolvidas, por exemplo, a partir de anúncios por GPS, SMS, aplicativos de mensagens, jogos, websites inteiramente adaptados aos dispositivos móveis, aplicativos da marca, compartilhamento de arquivos multimídia via bluetooth, além de ações que exploram o uso de QR codes para levar os usuários a páginas específicas.
São muitas as possibilidades de comunicação que os dispositivos móveis oferecem. Sendo assim, é essencial contar com equipes de pesquisa que possam acompanhar as tendências e identificar se o público que a empresa pretende atingir está familiarizado com esses novos recursos. Também é fundamental ter uma equipe de tecnologia à disposição para conceber e viabilizar essas ideias de comunicação de forma segura, prática, rápida e que ofereça uma experiência agradável.
Como você pode perceber, o mobile marketing consiste basicamente na adaptação das estratégias de marketing digital já existentes à comunicação via mobile, isto é, via aparelhos celulares. Como esses aparelhos são muito mais do que simples dispositivos para fazer ligações, na atualidade, é natural que as empresas desejem utilizá-lo também como um meio de atrair e fidelizar clientes, por meio de um relacionamento de qualidade com todos os recursos dessas mídias.
E você, ser de luz, o que pensa a respeito do mobile marketing? Acredita que essas estratégias podem ajudá-lo a alavancar os resultados do seu negócio? De que maneira? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!