A gestão de uma organização exige muito da sua equipe de funcionários e da empresa como um todo. Por esse motivo, é preciso ser capaz de somar características como cautela, sabedoria, discernimento, capacidade de liderar, conhecimento de mercado para oferecer benefícios e apresentar resultados maravilhosos para a empresa e todos os colaboradores.
Para facilitar a gestão e oferecer o suporte necessário para que todos os setores cumpram suas funções, muitas empresas optam por empregar a microgerência como método de gerenciamento empresarial. Saiba mais sobre a microgerência a seguir:
[php_everywhere instance=”2″]
Microgerência: o que é?
A microgerência é uma forma de gestão empresarial que observa, analisa, controla e fiscaliza todo o trabalho desenvolvido por uma equipe em determinado setor de uma empresa.
Por exercer esse papel de vigilância minuciosa, a microgerência muitas vezes é considerada como algo negativo pelos colaboradores. Mas isso acontece porque a cobrança e o controle são algumas das ferramentas mais usadas para garantir que a microgerência seja bem aplicada dentro da empresa.
Além disso, por este ser um modelo de gestão mais detalhado e focado, os colaboradores costumam pensar que o modelo é um pouco agressivo — o que também contribui para eles construam uma barreira em relação à microgerência. Quando esse tipo de comportamento se torna constante em uma gestão, a equipe pode ficar descontente com a forma que a empresa segue trabalhando, o que o compromisso e a qualidade do trabalho não sejam afetados.
Para que todo esse desconforto não aconteça, é preciso que a microgerência seja muito bem aplicada dentro da organização.
A microgerência nas empresas
É importante fazer os colaboradores entenderem que a microgerência é importante para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Para isso, ela deve ser trabalhada de maneira cuidadosa e sem que exista a cultura da cobrança e da relação entre chefe e empregado.
A partir do momento em que os colaboradores conseguem lidar e conviver com a microgerência sem gerar conflitos, a empresa consegue avaliar cada detalhe de sua produção e identificar onde é preciso aplicar correções.
Qual a sua opinião sobre a microgerência? Use o espaço abaixo para deixar sua opinião e aproveite para curtir e compartilhar este conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Sira Anamwong / Shutterstock