A sua empresa é uma empresa multicanal? Para responder essa pergunta com segurança recomendamos que prossiga na leitura desse artigo. Iremos explicar no que consiste uma estratégia multicanal e como ela pode ser benéfica para o seu empreendimento. Então vamos começar a entender melhor esse conceito?
Afinal, o que é multicanal?
Entender o conceito por trás do termo multicanal é fundamental para saber se sua empresa segue ou não essa estratégia. Basicamente, esse termo refere-se a empresas que contam com vários canais de comunicação com seu público. Os canais podem ser usados somente para interagir com o público ou para efetivar a venda de produtos/serviços.
A comunicação das empresas com seus públicos se tornou bastante diferente devido ao avanço e popularização da internet. No contexto atual, ser uma empresa multicanal é fundamental.
Por que é importante ser uma empresa multicanal?
A popularização da internet levou o consumidor contemporâneo a ter uma série de novos hábitos. Essa mudança comportamental é responsável pela relevância de ser uma empresa multicanal. Devemos assumir que toda companhia, independentemente do segmento em que atua, tem como objetivo central vender e aumentar sua presença no mercado.
Logo, para manter-se no mercado, a organização depende diretamente dos seus consumidores. Quando os clientes e potenciais clientes de uma marca mudam seus hábitos de compra, se torna impreterível também fazer ajustes nas suas operações. Os consumidores da atualidade desejam fazer contato ágil com as empresas sem demandar grandes esforços.
A disseminação do uso das redes sociais tem influência direta na relação entre as companhias e seus potenciais clientes. Há algum tempo, as redes sociais se tornaram plataformas com possibilidades de comunicação imediata e vendas. Fica o adendo de que cada rede social concentra um público distinto e tem características únicas.
Empresa multicanal: quais são os canais possíveis?
No tocante às redes sociais, há algumas mais conhecidas do grande público e como já dissemos, elas têm diferenças entre si. Enquanto o Instagram é uma rede bastante visual, o Facebook tem um viés mais informativo.
Os públicos do Instagram e Facebook não necessariamente são os mesmos. O Twitter, por sua vez, é muito diferente das duas anteriores, sendo um bom canal para anúncios relevantes e recebimento de feedbacks dos clientes.
Ressaltamos que as redes sociais não são os únicos canais de comunicação que podem ser utilizados em uma estratégia multicanal. O e-mail ainda é um bom canal, para muitas pessoas é o espaço mais confortável de contato com as marcas. As empresas devem prezar ainda por ter um bom site para que os consumidores possam ter acesso a mais informações.
O telefone também não pode ficar de fora de um planejamento multicanal. Ainda que as redes sociais estejam em alta, não podemos ignorar os meios de comunicação tradicionais. Basicamente, uma empresa multicanal é aquela que está presente em canais de comunicação distintos. O ideal é optar pela presença nos canais de comunicação relevantes para o seu público.
Empresa multicanal: estratégia de suporte para o futuro
Ser multicanal é uma estratégia de suporte do futuro, sendo bastante utilizada por usuários de sistemas e softwares SaaS, por exemplo. Trata-se de uma tendência com grande potencial para ser cada vez mais empregada. A comunicação multicanal é imprescindível porque permite que os clientes contatem rapidamente as empresas quando precisam resolver problemas.
Em uma situação de dificuldade, é desagradável para um usuário ter que contatar uma empresa por um canal com que não tem intimidade. Para o usuário, é fundamental ter o menor trabalho possível para contatar a organização em caso de suporte. A comunicação não pode ser mais um empecilho para ele. As consequências podem ser bastante negativas quando é essa a situação que se apresenta.
Companhias que optam pela estratégia multicanal têm acesso a uma série de benefícios. Confira abaixo algumas dessas vantagens e entenda por que esse é o caminho certo para organizações que desejam ter uma vida longeva no mercado.
1. Marca com maior presença
Empresas que possuem mais de um canal de comunicação fortalecem a sua imagem e a sua presença junto ao público-alvo. A marca passa a ser mais conhecida pelas pessoas em geral no médio a longo prazo. A prospecção de clientes torna-se mais fácil com a presença de canais de comunicação distintos.
2. Maior acesso a feedbacks
Ao adotar uma estratégia multicanal, a companhia passa a ter maior acesso a feedbacks, algo imprescindível para o seu crescimento. Entender como o público enxerga a sua empresa é determinante para investir em melhorias na qualidade dos produtos/serviços. Os feedbacks oferecem um panorama mais completo a respeito do que precisa ser mudado. Sabendo para onde ir, é mais fácil direcionar os seus esforços.
3. Aumento da satisfação do público-alvo
A estratégia multicanal permite potencializar a satisfação dos seus clientes. Quando for necessário, o seu cliente terá mais facilidade de entrar em contato e resolver diferentes demandas. Além disso, os consumidores, como já mencionamos, gostam de poder entrar em contato com a organização pelo canal de sua preferência.
A experiência do cliente tende a se manter em constante aperfeiçoamento no decorrer de suas interações. O atendimento oferecido através de uma estratégia multicanal é muito mais eficiente. Os resultados da sua empresa tendem a entrar em pleno crescimento com essa estratégia.
Ser multicanal é essencial para o presente e para o futuro
A estratégia multicanal não é apenas uma estratégia voltada para o sucesso no futuro, mas também voltada para o presente. Para ter bons resultados no mercado é essencial que as empresas estejam prontas para atender os seus clientes nos canais preferidos deles. O presente é plural e dessa forma a presença das marcas também precisa ser.
A dica de ouro é que as empresas conheçam os seus públicos-alvo para que possam então escolher os melhores canais. Um canal somente fará sentido em uma estratégia multicanal se estiver alinhado com o estilo de vida do cliente em questão. Tenha em mente que ele precisa se sentir plenamente bem atendido!
Agora você já sabe o que é uma estratégia multicanal e como ela é importante para a sua empresa crescer!