O treinamento de marketing funciona como uma ferramenta para aumentar a competitividade de pequenas empresas. Os colaboradores que têm a oportunidade de passar por essa qualificação adquirem mais expertise para gerar o interesse nos potenciais consumidores.
Pode ser que o único elemento que falta para a consolidação da sua companhia seja apostar em estratégias sólidas de divulgação. Afinal, não basta oferecer o melhor produto ou serviço se o seu público-alvo não conhece a sua marca.
Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens do treinamento de marketing para pequenas empresas e conferir dicas de como realizá-lo.
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Treinamento de marketing: como fazer em pequenas empresas?
Em primeiro lugar, é interessante conceituarmos o marketing, pois, embora seja uma palavra bastante conhecida, muitos não sabem exatamente do que se trata. Marketing é o nome dado a um conjunto de estratégias aplicadas para entregar valor e suprir as demandas dos clientes.
São exemplos de estratégias de marketing as propagandas, as promoções, os programas de fidelidade, as pesquisas de mercado, o desenvolvimento de produtos, a presença nas redes sociais, entre outras ações.
Voltando para o tema do artigo, companhias de pequeno porte podem contratar cursos presenciais ou online para qualificar os seus colaboradores em técnicas de marketing. Esse treinamento pode ser oferecido para os profissionais que atuam diretamente com os clientes e/ou para aqueles que se encontram em uma posição chave.
Se o número de funcionários for reduzido, vale a pena considerar oferecer a todos essa oportunidade. Técnicas de marketing não se restringem a potencializar apenas o volume de vendas, mas também a construir uma imagem mais positiva para a marca.
Através dos treinamentos certos, a equipe estará pronta para desenvolver uma relação mais saudável com o público, o que inclui tanto os clientes quanto os fornecedores e outros parceiros estratégicos do negócio. Todo mundo deveria ter um pouco de conhecimento sobre marketing.
Marketing digital
É fundamental que as empresas estejam inseridas na internet, tanto como resultados de pesquisas do Google como em redes sociais, para estreitar a relação com o público. Essas ações, além de ajudarem a alavancar a conversão, funcionam para tornar uma marca memorável e fazer dela a primeira lembrança dos consumidores.
Dada essa importância, preparar um ou mais funcionários para fazer a gestão dessa área do marketing também é relevante. Sua companhia precisa monitorar a forma como está sendo percebida online e produzir conteúdo relevante para ser bem ranqueada nos buscadores.
Vantagens do treinamento de marketing para pequenas empresas
Veja a seguir quais são as principais vantagens de investir nesse tipo de treinamento para qualificar os seus colaboradores de maneira a obter melhores resultados no mercado.
1. Entendimento do conceito de marca
Mesmo os funcionários mais dedicados podem não compreender profundamente o conceito de marca, de maneira a não saber como agir em determinadas situações. É importante lembrar que qualquer ação realizada pela empresa impacta significativamente na forma como ela é vista no mercado pelos seus clientes e fornecedores.
A partir do entendimento dos conceitos básicos de marketing, o colaborador passa a considerar mais fatores para tomar uma decisão sobre como agir. Isso vale para o atendimento, para criar posts nas redes sociais, entre outras atitudes.
2. Melhor compreensão das metas
Estar em busca de conquistar um número sem entender como sua parte específica do trabalho irá colaborar pode ser bastante desestimulante. Quando os funcionários começam a entender melhor quais são as ferramentas a que têm acesso e como seu esforço em conjunto levará a uma conquista maior, fica mais simples engajá-los.
Em pequenas empresas é ainda mais simples fazer com que todo mundo saiba mais ou menos o que cada um faz. Assim se constrói uma mecânica mais saudável para o dia a dia.
3. Ações estratégicas
Certamente, a grande vantagem de oferecer um treinamento de marketing para funcionários de pequenas empresas é o desenvolvimento de ações estratégicas para alcançar o público-alvo. A equipe passa a ter planos mais concretos para conquistar novos consumidores e posicionar a marca de maneira mais competitiva em relação às grandes corporações do segmento.
O conhecimento em marketing possibilita fazer análises de mercado, encontrando as melhores ações para aumentar o número de conversões. Inclusive, fica a dica para ter um funcionário dedicado à área de marketing do seu negócio ou terceirizar a função.
Não importa o tamanho da organização, é essencial estar atento a esse setor com grande potencial estratégico. O marketing cria os diferenciais para melhorar o posicionamento da marca.
4. Adaptação a novos cenários
Nos últimos dez anos, a tecnologia deu grandes saltos e se tornou ainda mais presente no dia a dia de organizações e dos próprios consumidores. O treinamento de marketing funciona como uma maneira de atualizar os seus funcionários para entender e utilizar essas novas ferramentas de comunicação.
As redes sociais que estão em alta mudam de tempos em tempos e sua marca precisa ter uma presença significativa nelas para continuar conversando com seus clientes. O treinamento focado em marketing digital deve fazer parte do planejamento da empresa para melhorar o desempenho dos seus funcionários.
5. Redução da taxa de rotatividade
Oferecer qualificação para os profissionais da sua equipe pode ser uma forma de mantê-los em seu quadro de funcionários por mais tempo. Além disso, esse tipo de treinamento prevê o desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazo, engajando os seus colaboradores.
Quando existe um trabalho que se estenderá por um período significativo fica mais fácil que os funcionários se sintam estimulados a permanecer no grupo. Uma taxa menor de rotatividade reduz custos da sua companhia com a realização de processos seletivos, preparação de novos colaboradores e pagamento de direitos de quem está saindo.
Gostou de saber mais sobre as vantagens de oferecer treinamento de marketing para os seus funcionários? Você já tinha pensado em investir em treinamentos de marketing para a sua empresa? Como pôde ver, se trata de algo bem mais abrangente do que parece.
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