Conquistar uma posição de autoridade no seu mercado é essencial para se tornar a escolha número um dos consumidores. Esse reconhecimento demanda trabalho e empenho para conquistar o status desejado.
Para os gestores que desejam posicionar seus empreendimentos como autoridades em seus segmentos, listamos algumas dicas valiosas. Entenda os passos que devem ser seguidos para que sua companhia se afirme como uma autoridade e se torne a escolha indiscutível.
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Passos para tornar a sua empresa uma autoridade no mercado
Tem algumas empresas que conseguem se posicionar de tal maneira que se tornam quase um sinônimo de suas áreas. Basta que alguém mencione os produtos ou serviços com que essas companhias trabalham para que seus nomes surjam. Se esse é o destino que você almeja para a sua companhia, vai gostar de conferir os passos que listamos abaixo que indicam como se tornar uma autoridade.
1 – Invista em marketing de conteúdo
Atualmente, não é mais um diferencial a empresa ter redes sociais e sim algo praticamente obrigatório. No entanto, a forma como essas redes serão usadas fará toda a diferença para a consolidação da sua companhia como uma autoridade em seu mercado. Invista em marketing de conteúdo e crie canais que permitam demonstrar o quanto a sua empresa entende do mercado em que está atuando.
O marketing de conteúdo pode ter as redes sociais como principal meio de comunicação, mas não precisa se restringir a elas. Sua companhia pode demonstrar seu conhecimento através de um blog (que pode estar alocado, inclusive, dentro do site corporativo), da produção de materiais como e-books, apresentações de slides, vídeos, entre outros. O objetivo deve ser transmitir algum conhecimento e resolver dúvidas dos potenciais consumidores.
Por exemplo, uma marca de maquiagens pode investir na produção de conteúdos que ensinem o seu público-alvo a como usar os produtos, obtendo os melhores resultados, bem como pode falar a respeito da ação dos ingredientes das maquiagens na pele.
É importante ressaltar que esse conteúdo não deve ser focado em vender os produtos da marca e sim responder as principais dúvidas dos consumidores. Quando chegar o momento de comprar, certamente os consumidores irão se lembrar da marca que respondeu as suas questões.
2 – Estabeleça um bom relacionamento com os consumidores
As redes sociais permitiram estreitar os relacionamentos entre as marcas e os consumidores. Quantos prints de respostas divertidas e consideradas atenciosas dadas por empresas a consumidores você já viu? Inúmeros com certeza, pois esse tipo de relacionamento, em que há uma verdadeira personificação das marcas, está ganhando cada vez mais espaço.
Um dos passos para se afirmar como uma autoridade e principal integrante de um mercado é dedicar tempo e recursos para fornecer as melhores respostas para as dúvidas dos consumidores. Conte com, pelo menos, um profissional treinado e capacitado para lidar com as dificuldades e questionamentos dos consumidores nas redes sociais e também pelo SAC (seja ele totalmente online, por telefone ou ambos).
Foque em sempre oferecer uma solução razoável para o problema do consumidor, nada de respostas evasivas ou que joguem a culpa nele. Atenção especial para respostas a avaliações deixadas pelos consumidores. Leia com atenção e assimile as críticas para tentar melhorar os seus produtos e serviços, de maneira a entregar o que o público deseja, afinal, é ele quem fará da sua marca uma autoridade ou não.
3 – Atualização
Empresas reconhecidas como autoridades no mercado são aquelas que sempre entregam o que o consumidor espera. Todos os dias novas tendências nascem e as preferências do público mudam, isso foi acentuado pela rapidez que a internet trouxe para nossas vidas. Para que sua empresa possa ocupar o status de autoridade precisa estar alinhada com essas transformações de maneira positiva.
O ideal é manter seus funcionários sempre se reciclando e participando de feiras e eventos de inovação em sua área. O conhecimento das novas tendências contribuirá para formular novas linhas de produtos e serviços que estejam de acordo com as expectativas do público. É importante ressaltar que algumas mudanças de necessidades se dão de forma tão sutil que levam algum tempo para serem detectadas.
Neste tópico podemos, ainda, fazer uma relação com o primeiro passo mencionado, produzir conteúdo a respeito das mudanças do mercado e como a sua empresa está se posicionando é interessante para fazer com que o público tenha uma percepção mais positiva.
4 – Participe de eventos
Ver a marca em diferentes situações e contextos ajuda os consumidores a se lembrarem dela e atribuir uma forma mais humanizada para a mesma. A participação em eventos é uma excelente maneira de aproximar a sua empresa do seu público e construir uma imagem sólida de autoridade. Ter um estande funcional e que conte com profissionais preparados para atender o público é ideal para buscar um estreitamento de relações.
Nos eventos, é possível ter um contato mais direto com o público e entender quais são os pontos de que gostam e quais podem ser melhorados. Nessa categoria, é interessante também participar de eventos corporativos voltados para os integrantes do setor, pois permite fazer um bom networking e se posicionar como uma autoridade diante de fornecedores, parceiros e até concorrentes.
Durante esses eventos, a sua companhia pode aproveitar para conhecer as propostas dos concorrentes e, assim, delinear estratégias que possam ser interessantes para se sobressair. É sempre uma oportunidade para saber mais sobre o contexto do mercado.
5 – Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada para que a sua empresa cresça e se consolide como uma autoridade em seu setor. Manter-se atualizado em relação à otimização do seu segmento é uma forma de oferecer ao seu público sempre o que há de mais moderno e desejado. Participe de feiras de inovação tecnológica do seu setor e tenha parte do orçamento dedicado para atender a esse tópico.
Quanto mais otimizada for a sua empresa, melhores serão os resultados produzidos por ela e mais satisfação os consumidores terão. Tornar-se uma autoridade no mercado passa por oferecer o melhor para o público consumidor. Somente é reconhecida como autoridade a marca que garante o melhor para seus consumidores.
Gostou de conhecer os passos de como tornar a sua empresa uma autoridade? Coloque em prática e aproveite para compartilhar este conteúdo com amigos que também sejam empreendedores!
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