Em 1992, o método de análise de desempenho de empresas Balanced Scorecard (BSC) foi apresentado ao mundo. Desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan, da Harvard Business School, é uma metodologia que visa um acompanhamento além dos resultados financeiros.
De maneira geral, os métodos de acompanhamento de desempenho das empresas até os anos 1990 tinham como foco as finanças. A ideia do BSC é fazer a avaliação corporativa através de uma visão 360°.
O BSC se tornou, ao longo dos anos, um método bastante utilizado por empresas de todos os segmentos. Continue lendo para saber mais sobre os seus benefícios e vantagens.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é o Balanced Scorecard (BSC)?
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão corporativa utilizada por empresas de diferentes setores do mundo todo. Seu principal diferencial é permitir que o gestor visualize os processos como um todo. Essa visão global possibilita alcançar os objetivos da companhia.
Com esse método, é possível verificar se a execução das atividades está alinhada com os objetivos. Esse alinhamento é o que possibilita ter os melhores resultados ao longo do tempo.
O BSC permite monitorar, mensurar e direcionar as ações, chegando a uma atuação aperfeiçoada. Norton e Kaplan propuseram com esse método a análise de indicadores de desempenho sob 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
A partir dessas perspectivas, é criado um mapa estratégico do empreendimento. No âmbito financeiro se verifica como está a saúde financeira da empresa. As estratégias estão corretamente aplicadas para alcançar maior lucratividade? No tocante à perspectiva dos clientes se busca analisar como está o desempenho da companhia a partir do ponto de vista deles.
Na perspectiva dos processos internos, é necessário compreender como eles podem ser traduzidos como ações efetivas para o sucesso. É necessário identificar quais são os processos internos que entregam melhores resultados para a companhia. Não se trata apenas de avaliar os processos internos, mas criar outros se necessário.
Por fim, na perspectiva de aprendizado e crescimento, a organização foca em saber como se reinventar e inovar sua forma de trabalhar. Essas quatro perspectivas estão interligadas, pois, para alcançar sucesso, é necessário satisfazer os clientes.
A satisfação dos clientes, por sua vez, depende de contar com processos internos eficientes, além de ter boa saúde financeira. E, para que todos esses pilares se mantenham sólidos, é crucial ser inovador.
Balanced Scorecard (BSC): conheça os benefícios e vantagens
Ao longo do artigo explicamos o que é e como se estrutura o Balanced Scorecard (BSC). A partir dessas explicações, é possível compreender quais são os principais benefícios e vantagens de utilizar o método. Continue lendo para entender melhor.
1. Abrangência de análise de desempenho
A partir do uso do método do Balanced Scorecard é possível fazer uma análise de desempenho mais completa. Obviamente que os indicadores financeiros são muito relevantes para compreender como a empresa está se saindo.
Porém, focar apenas neles é um grande erro, haja vista que, para encontrar soluções, é determinante entender como está o desempenho da organização. A visão proporcionada pelo BSC é menos limitada e permite esboçar estratégias de reação quando necessário.
2. Melhor estruturação de objetivos e estratégias
O BSC é um método que permite verificar e compreender os objetivos e estratégias da companhia mais profundamente. O apoio em quatro perspectivas possibilita que o gestor conheça mais profundamente diferentes áreas da companhia. Além disso, contribui para o exercício do alinhamento entre estratégias e execução.
3. Base para a tomada de decisões
Por fazer uma análise criteriosa de 4 perspectivas determinantes para a companhia, o BSC contribui para uma tomada de decisões mais bem embasada. O gestor que tem acesso a essa análise BSC tem mais dados para tomar decisões racionais e bem fundamentadas. Saber qual caminho seguir é fundamental quando se tem importantes decisões para tomar.
4. Transparência
Uma visão global da forma como a empresa vem trabalhando gera mais transparência nas avaliações das equipes. Como já citamos, as quatro perspectivas do BSC estão interligadas, mantendo um intenso diálogo entre si.
É exatamente esse diálogo que permite ser mais transparente nos métodos de avaliação. A visão do todo permite identificar todos os pontos que fazem parte da equação, não olhando apenas para o ponto específico de problemas.
5. Sinergia entre os colaboradores
Mais uma vez, a interligação das quatro perspectivas analisadas traz impactos positivos para a organização. Estar inserido em um contexto mais transparente contribui para que todos compreendam a sua relevância.
Cria-se um ambiente mais interessante para estimular a produtividade dos colaboradores. Entender e assimilar a sua relevância no contexto geral é imprescindível para se sentir integrado. Os resultados da equipe tendem a ser muito melhores.
BSC não é sinônimo de KPI
Após ter apresentado os benefícios e vantagens de utilizar o BSC, é importante esclarecer que o método não é o mesmo que KPI. A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que nada mais é do que indicador-chave de desempenho. É relativamente comum a confusão entre KPI e BSC, no entanto, os dois conceitos possuem diferenças significativas.
O processo do Balanced Scorecard pode utilizar diferentes KPIs (indicadores). O BSC é um método mais abrangente e que possui maior flexibilidade. O KPI, por sua vez, consiste em indicadores focados nos aspectos mais específicos.
O BSC, quando aplicado ao setor de vendas, por exemplo, tem o objetivo de fazer uma análise global de desempenho partindo de diferentes perspectivas. Já os KPIs focam em determinados aspectos, como a taxa de satisfação dos clientes.
É importante fazer essa distinção, pois tanto o BSC quanto a análise através de KPIs são métodos interessantes de avaliação. No entanto, não tem os mesmos objetivos em decorrência de seu espectro de avaliação.
O BSC é um método interessante para verificar se as estratégias globais da companhia estão sendo bem-sucedidas. Já o método de KPIs objetiva observar pontos específicos dentro das estratégias. Utilizar os dois métodos em conjunto é uma boa escolha para uma gestão mais interessante.
Agora você sabe mais sobre o que é Balanced Scorecard e quais suas vantagens. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo com amigos que possam se interessar pelo assunto!
[php_everywhere instance=”1″]