Estamos no clima da Copa do Mundo, nesses dias todos nós somos técnicos. Assistimos aos jogos, questionamos o desempenho e até o posicionamento do time, não é mesmo? Mas e você? Sabe posicionar seu time da melhor forma?
Goleiro, zagueiros, laterais, volantes, meio-campistas e atacantes. 11 atletas posicionados estrategicamente para defender e atacar, e alcançar a vitória.
O goleiro é o único que pode atuar com as mãos, sua função é não deixar a bola ultrapassar a linha do gol. Os zagueiros são a barreira de proteção que não deixam os adversários adentrarem a área. Os laterais fecham os lados do campo marcando e ainda assumem o ataque lateral.
Já os volantes têm por função ligar a defesa ao ataque. Os meias são os responsáveis pela armação das jogadas e os atacantes as finalizam.
Vendo assim parece fácil, uma estratégia simples, mas não é. O posicionamento não está apenas ligado à função que o jogador desempenha, mas sim às habilidades que ele possui. E é assim que funciona nas empresas.
É preciso conhecer o perfil de cada profissional, conhecer suas habilidades e, principalmente, desenvolver novas, para que atenda as expectativas da organização.
Outro ponto importante é que tanto o técnico de futebol como gestor de uma organização, devem possuir capacidade para gerir de maneira assertiva os perfis e funções, adotando estratégias que façam com que os times e equipes, atinjam a alta performance e os resultados desejados.
Os líderes devem munir-se de técnicas e ferramentas para identificar o perfil de cada profissional, aliado a sua expertise e competências das suas funções. Por isso o Coaching, é uma excelente alternativa para gerir de maneira assertiva times e equipes.
Assim como no futebol, o posicionamento estratégico dos profissionais nas organizações de maneira assertiva, garante bons resultados. Muna-se de conhecimentos e técnicas em Coaching, posicione o seu time e corra para o abraço.
[php_everywhere]