Em muitos artigos produzidos aqui nós falamos bastante que empresas são feitas de pessoas, por pessoas e para pessoas. Isso quer dizer que, além do foco nos resultados, é preciso que as organizações, cada vez mais, se humanizem e levem em consideração os objetivos e anseios de seus colaboradores, já que este é um dos segredos para o sucesso de todo e qualquer tipo de negócio.
É essencial que gestores, líderes, empresários e empreendedores elaborem constantemente estratégias capazes de fazer com que os profissionais que fazem parte de seus quadros de funcionários mantenham-se sempre engajados nos processos organizacionais, pois esta será uma das formas mais eficientes para que, tanto a empresa, quanto os colaboradores, alcancem o sucesso e os resultados que almejam em suas trajetórias.
Acontece que, por mais que tenham este entendimento e esta consciência, muitos gestores não sabem por onde começar, ou seja, quais processos e estratégias devem adotar, para investir no engajamento, bem como na saúde e bem-estar dos colaboradores dentro da empresa, e com isso, incentivá-los, diariamente, a dar o melhor de si em suas atividades cotidianas.
Sabendo disso, no artigo de hoje vamos falar sobre uma ferramenta capaz de contribuir, efetivamente e na prática, para a implementação de melhorias constantes dentro dos negócios, que é a pesquisa de clima organizacional. Convidamos você a continuar nos acompanhando, para saber do que se trata, bem como a sua importância.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta extraordinária, da qual as empresas podem lançar mão, sempre que acharem necessário, para entender melhor as impressões e percepções de seus colaboradores sobre os processos e também sobre o ambiente organizacional como um todo.
Trata-se de um mapeamento, feito a partir da forma como os profissionais que fazem parte da empresa enxergam os mais diversos aspectos relacionados ao seu dia a dia de trabalho e também aos negócios, de uma forma geral.
A pesquisa é feita através de um questionário, que pode ser, tanto físico, quanto virtual, e nele o profissional tem a oportunidade de apontar questões positivas, ou que precisam ser melhoradas dentro da empresa, tudo isso de acordo com as experiências que vive nela. A partir disso, é possível ter uma visão mais ampla sobre o grau de engajamento dos colaboradores, assim como a satisfação de cada um deles, no que diz respeito aos temas abordados em cada pergunta.
As informações obtidas na pesquisa organizacional têm relevância extrema, principalmente para o departamento de Recursos Humanos – RH, que, ao lado de gestores, líderes e até mesmo dos donos da empresa, consegue definir ações capazes de motivar, engajar e de manter o ambiente organizacional verdadeiramente saudável, para que todos que dele fazem parte, possam realizar suas atividades diárias com mais saúde e harmonia.
Além disso, compreender com maior profundidade as percepções de cada colaborador, possibilita uma investigação mais aprofundada do que impacta diretamente nos resultados organizacionais, bem como no faturamento dos negócios.
A importância da pesquisa de clima organizacional?
É comum que grande parte das organizações passe por momentos de crise, que, infelizmente, abrem espaço para conflitos e, consequentemente, para um clima não muito bom entre as pessoas que compõem o ambiente. Para lidar com situações assim, é preciso que as empresas entendam o que as levou a construir este cenário e qual é o impacto disso na produtividade de seus colaboradores e também nos seus resultados diários.
Em diversos contextos, momentos como estes podem se estender mais do que o necessário e o esperado, causando consequências sérias, inesperadas e negativas, tanto para os negócios, quanto para os profissionais, de uma forma geral.
Diante disso, a melhor maneira de identificar esta situação e de enfrentá-la, melhorando o ambiente de trabalho para todos, é aplicar a pesquisa de clima organizacional. A ferramenta se faz importante em contextos como estes, assim como em diversos outros, porque permite que as pessoas responsáveis pela tomada de decisão e pela elaboração das estratégias dentro da empresa tenham uma visão mais ampla sobre o que seus colaboradores pensam, principalmente no que diz respeito à organização como um todo.
A partir disso, estes indivíduos que ocupam cargos de liderança têm a oportunidade de criar estratégias de RH ainda mais eficazes, que levem os colaboradores a, verdadeiramente, sentirem-se parte dos processos, engajando-os e motivando-os a todo momento.
Assim, entendemos a pesquisa de clima organizacional como uma espécie de raio-x, ou seja, um diagnóstico, que apresenta os pensamentos e sentimentos do capital humano de uma empresa sobre o ambiente organizacional, suas estruturas e processos.
Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?
O primeiro ponto a se pensar antes de aplicar a pesquisa de clima organizacional é sobre o seu objetivo. O que você quer saber de seus colaboradores? Depois de definir esta etapa, o passo seguinte é pensar no questionário.
Aqui você deve saber que não existe uma regra exata para a elaboração das perguntas. Elas podem ser, tanto abertas, quanto fechadas, de múltipla escolha, e por aí vai. O que você pode acrescentar são campos para comentários e sugestões, por exemplo, porque isso dá ao colaborador a liberdade de incluir seu próprio ponto de vista, além de algo que você não chegou a pensar ao elaborar a pesquisa em si.
Outro ponto que precisa ficar claro para o profissional é o sigilo, Informe a todos que não há a necessidade de se identificarem e que eles não precisam se sentir inibidos ao responder as perguntas, pois o seu sigilo está garantido. Ao fazer isso você dá uma segurança ainda maior aos colaboradores e tem chances maiores de receber respostas mais reais e verdadeiras possíveis.
O que você achou de saber mais sobre a pesquisa organizacional? Já conhecia esta poderosa ferramenta? Deixe um comentário e lembre-se de enviar este material para o maior número de pessoas que você acredita que vai contribuir.
[php_everywhere instance=”1″]