Para alcançar o sucesso, é determinante que as empresas identifiquem e analisem quem são os seus stakeholders. Basicamente, todo empreendimento está cercado de grupos com interesse ou impactados pelas suas atividades e decisões. São esses grupos que recebem o nome de stakeholders.
Compreender quem constitui esses grupos é crucial para realizar os seus objetivos estratégicos. No artigo a seguir iremos explicar melhor o que é stakeholder, quais os tipos e como fazer o mapeamento efetivo deles. Então vamos começar?
O que são stakeholders?
Os stakeholders são indivíduos e grupos que possuem interesses ou são impactados pelo trabalho de uma companhia. Para que uma empresa tenha sucesso, precisa agregar valor para seus stakeholders. Traduzindo esse termo para o português temos “parte interessada” ou “público de interesse”.
Enquadram-se na categoria de stakeholders os indivíduos e grupos que são impactados, de forma direta ou indireta, pelas ações da organização. Esses grupos de interesse também contam com algum poder de influência nas decisões do negócio. Sendo assim, é determinante que o empreendimento tenha políticas e ações que visem agregar valor para os stakeholders.
Exemplo de stakeholder
Para que fique mais claro o conceito de stakeholder, saiba que você que está lendo este artigo pode ser considerado um. Sabe aquele restaurante que você gosta? Pois, então, você é uma parte interessada nas atividades e decisões desse negócio.
As ações tomadas pelo restaurante precisam considerar os seus desejos, assim como os de outros clientes. Também são stakeholders desse restaurante os colaboradores que trabalham nele, os investidores, o órgão de fiscalização, entre outros.
Conheça os tipos de stakeholders
Em linhas gerais, existem dois tipos de stakeholders: internos e externos. Confira a seguir mais detalhes sobre eles.
Stakeholders internos
Os stakeholders internos são as partes interessadas que participam da dinâmica interna do empreendimento. Podemos citar como exemplos: funcionários, gerentes, acionistas, diretores. Nessa categoria estão os interessados no negócio que atuam dentro da empresa.
Stakeholders externos
Já os stakeholders externos são aqueles que não participam do ambiente e rotinas internas da companhia. Porém, têm interesse e em alguns casos influência sobre as decisões corporativas. Podemos exemplificar como clientes, concorrentes, fornecedores, imprensa, órgãos do poder público, sindicatos, ONGs.
Mapeamento de stakeholders: o que é?
A prática de mapeamento dos stakeholders é bastante relevante para a companhia se consolidar no mercado. De forma resumida, pode ser definida como a ação de identificação e categorização dos grupos com potencial influência nas iniciativas da organização.
Há uma boa variedade de pessoas interessadas, em níveis diferentes, nos projetos e nos resultados da sua companhia. O mapeamento e identificação dos interesses desses indivíduos contribuem para que os objetivos da organização sejam alcançados. Através desse mapeamento é possível compreender de forma mais efetiva como a organização pode atender às expectativas dos stakeholders.
É uma ação estratégica que confere mais controle sobre o impacto das ações da organização sobre os seus grupos de interesse. Conhecendo as necessidades e anseios dessas partes, é mais fácil antecipar problemas e detectar oportunidades.
Confira o passo a passo de como criar um mapa de stakeholders
Até essa etapa explicamos o que são stakeholders e quais são os tipos. Com esse conhecimento, chegou finalmente o momento do mapeamento das partes interessadas em seu empreendimento. A seguir listamos um passo a passo de como elaborar um mapa de stakeholders.
Primeiro passo – Identificação dos grupos de interesse da sua empresa
O passo inicial do mapeamento de stakeholders é identificar quem são as partes interessadas nas atividades da sua companhia. Lembre-se de que os stakeholders podem ser internos e externos.
Considere quem é afetado, direta e indiretamente, pelas atividades e decisões tomadas. Os grupos de interesse mantêm relações de alguma natureza com o seu negócio, esse é um bom critério para iniciar essa lista de stakeholders.
Segundo passo – Analise as expectativas e interesses dos seus stakeholders
O segundo passo consiste na descrição dos anseios e interesses dos stakeholders que foram identificados no passo anterior. Trata-se de um passo de grande importância para a definição de estratégias para tratar esses grupos de interesse. O mais importante é tentar ter o ponto de vista do grupo de interesse para identificar o que poderia fazer a diferença para o mesmo.
Terceiro passo – Separe os stakeholders em categorias
É necessário que os stakeholders identificados sejam colocados em categorias. Essa classificação deve levar em conta o nível de interesse que eles têm pela sua empresa, seu grau de influência e impacto das suas atividades sobre eles.
A categorização deve ser mais ampla do que simplesmente stakeholders internos e externos. Também deve ser feita uma separação por prioridade dentro do contexto geral.
Com essa divisão, será mais fácil planejar ações voltadas para cada grupo. O investimento de tempo e recursos para a satisfação de cada grupo deve estar alinhada com o valor que cada um agrega.
Outro ponto a ser levado em conta é a forma de influência que o grupo possui. Órgãos públicos, por exemplo, podem exercer influência legal que se reflete na possibilidade ou não de se manter no mercado.
Quarto passo – Desenvolvimento de estratégias
Após a identificação e categorização dos stakeholders, é importante desenvolver estratégias para mantê-los satisfeitos. Lembre-se de que uma boa relação com esses grupos de interesse é determinante para que a sua companhia conquiste uma posição de destaque no mercado.
A forma como a organização se relaciona com seus grupos de interesse deve ser muito bem planejada para render frutos. Como já citamos, é fundamental que as estratégias se baseiem na relevância que cada grupo possui para a sua companhia.
Quinto passo – Mensuração de resultados
As estratégias desenvolvidas para atender os interesses dos stakeholders devem ser avaliadas no tocante aos resultados entregues. Toda e qualquer ação que uma empresa realiza deve passar por algum tipo de mensuração e avaliação de resultados.
A ideia é entender se houve efetividade e retorno dos recursos empregados. Para que a avaliação reflita a realidade deve se basear em indicadores relevantes para os ganhos da companhia.
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