A inovação é algo que precisa estar no norte de todo e qualquer tipo de empresa. Isso porque, todas as organizações dividem o mercado do qual fazem parte com outras empresas, que são, naturalmente, suas concorrentes.
Neste cenário, estas mesmas empresas trabalham para se destacar e apresentar a seus clientes soluções inovadoras e criativas, pois, desta maneira, elas conseguem se manter competitivas, expandindo, cada vez mais, a sua participação no mercado.
No artigo de hoje vamos falar exatamente sobre esta participação, que também é conhecida como Market Share. Convidamos você a continuar nos acompanhando nesta leitura e ficar por dentro de tudo sobre este assunto.
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O que é Market Share?
O conceito de Market Share pode ser entendido sob vários aspectos. Porém, independentemente de qual for escolhido, o seu principal objetivo é definir, através de porcentagens, o quanto organizações, que compartilham o mesmo segmento, conseguem se sobressair perante as demais.
A primeira forma de entender o Market Share, é possível dizer que se trata da parte do público consumidor de um segmento, que consome os produtos e serviços que a sua empresa oferece. Aqui, estamos falando, basicamente, da penetração da marca no mercado, algo que tem fundamental importância para todo e qualquer tipo de negócio, porque contribui para que estes consigam realizar o planejamento e a avaliação de suas ações de Marketing.
Outra forma de compreender o Market Share é avaliando a fatia do mercado sob a ótica do volume de vendas da empresa, ou também do número de usuários de seus serviços, algo que observamos com frequência em organizações que fazem parte da indústria de ativos digitais.
Por fim, é possível também entender o Market Share como algo que reflete, precisamente, o tamanho das operações da organização diante de suas concorrentes. Isso, por sua vez, está diretamente relacionado ao valor da marca e da empresa, em si, em todo o mercado do qual ela faz parte.
Qual a importância do Market Share?
Conforme tivemos a oportunidade de compreender, o Market Share é um importante indicativo para os mais diversos tipos de organizações. Entenda porque nos tópicos a seguir:
Campanhas de Marketing
As campanhas de Marketing que uma empresa coloca no ar precisam de acompanhamento constante. Neste sentido, o Market Share se faz um importante indicativo, porque, a partir do momento que a organização entende se a sua participação no mercado está aumentando ou diminuindo, ela consegue ter uma noção maior da eficácia de suas campanhas.
Assim, ela tem a oportunidade de realizar os ajustes necessários em seu planejamento estratégico, para que ele traga os resultados esperados.
Pressão da concorrência
Até este ponto conseguimos entender que uma empresa que faz com que o seu Market Share aumente constantemente está trilhando um bom caminho. Porém, quando o contrário acontece, é preciso ligar o sinal de alerta. Isso porque isso pode significar que a concorrência a está pressionando cada vez mais e que é preciso agir, com urgência, para conter este progresso dos concorrentes.
Atenção ao mercado
O Market Share é também um excelente incentivo para olharmos além de nossos próprios indicadores internos. Ele nos estimula a olhar para o que acontece fora dos muros de nossos negócios. Ou seja, através dele, analisamos nosso desempenho, considerando também a forma como as demais empresas conduzem suas operações.
Com isso, conseguimos comparar os nossos resultados com os de nossos concorrentes, para implementarmos as melhorias necessárias para o crescimento de nossas empresas.
Pontos fortes e de melhoria
É preciso fazer um acompanhamento constante do Market Share, porque ele nos dá a oportunidade de entender os pontos fortes existentes em nossos negócios e os pontos que precisamos dar atenção e melhorar. A partir disso, é possível focar em metas e objetivos, criando sempre novos caminhos a serem alcançados, para que, dessa forma, haja a oportunidade de crescimento dos negócios, de uma forma geral.
Vantagens competitivas
Além de todos estes pontos que citamos, existem também as vantagens competitivas, que uma empresa tem acesso, quando consegue conquistar uma fatia importante de seu mercado de atuação. Entre estes benefícios está o aumento de seu poder de negociação com seus fornecedores e também da credibilidade de seu negócio, que lhe permite estabelecer parcerias de sucesso com uma facilidade ainda maior.
Por estas e diversas outras razões é essencial dar atenção ao desenvolvimento do Market Share, porque ele vai possibilitar o crescimento e os resultados extraordinários dos negócios, efetivamente e na prática.
Agora, conte-nos nos comentários: a sua empresa tem um bom Market Share? O que você faz para aumentar a sua participação no mercado? Deixe suas experiências abaixo e lembre-se sempre de compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais, para contribuir com o conhecimento de seus amigos e também de seus familiares.
Imagem: Por NESPIX
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