Empresas de todos os portes e setores atuam no mercado buscando alcançar determinadas metas. Para saber se as suas atividades estão sendo realizadas de acordo com os objetivos definidos, é importante utilizar indicadores mensuráveis. Os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Desempenho) cumprem essa função.
Os KPIs são utilizados para avaliar o andamento das atividades da companhia, ou seja, se estão atingindo os resultados esperados. O uso dos KPIs pode ser bastante positivo para o sucesso corporativo, no entanto, eles precisam ser escolhidos corretamente. Continue lendo para entender melhor o que é um KPI e quais vantagens esses indicadores oferecem.
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O que é KPI?
Como mencionamos acima, KPI é a sigla de Key Performance Indicator (ou indicador chave de desempenho). Trata-se de uma ferramenta de mensuração de desempenho que contribui para avaliar o potencial de sucesso ou eficiência de um processo realizado pela companhia. Os KPIs são relevantes para a definição e posterior medição do progresso de uma determinada atividade corporativa.
É importante destacar que os KPIs não são empregados apenas na avaliação do desempenho global da empresa. Eles também podem ser usados para mensurar o bom andamento de setores e projetos específicos. Os indicadores empregados na avaliação do desempenho do departamento de vendas podem ser diferentes daqueles utilizados pelo setor de produção, por exemplo.
Os KPIs escolhidos devem se atentar para pontos específicos das atividades, visando compreender seu bom desempenho. A ideia é que os indicadores possam ajudar a definir métodos de melhoria para o desempenho. O KPI pode ser definido como um conjunto de medidas quantificáveis aplicadas para avaliar as possibilidades de melhoria.
Os indicadores estão ligados diretamente ao alcance dos objetivos operacionais e estratégicos da companhia. Para trabalhar com KPIs é necessário, em um primeiro momento, identificar quais são os objetivos buscados. A partir disso, é importante selecionar os KPIs que melhor ajudam a acompanhar o desempenho no sentido da realização do que foi proposto.
Categorização dos KPIs
Os KPIs são geralmente divididos em quatro tipos principais englobados em duas grandes categorias:
Indicadores de resultados / indicadores chave de resultados
Conhecidos como RIs ou KRIs, esses indicadores se caracterizam por antecipar riscos iminentes. Eles possibilitam avaliar a combinação do desempenho, porém, não podem ser utilizados para a resolução de questões ou para melhorias, pois não permitem descobrir o que é responsável pelo resultado.
Indicadores de desempenho / indicadores chave de desempenho
Conhecidos como PIs ou KPIs, consistem em indicadores que devem auxiliar na avaliação do desempenho do empreendimento. Esses KPIs devem também ajudar a estabelecer medidas para encontrar a origem do não desempenho. A ideia é que a gestão detecte os causadores de problemas.
Quais são as principais características de bons KPIs?
Os KPIs são considerados eficazes quando possuem algumas características específicas, confira abaixo quais são elas.
1. Ser relevante e ter alto impacto
O KPI precisa ser consistente sendo relevante para o negócio.
2. Ser compreensível, simples e relevante
Os colaboradores da companhia devem ser capazes de entender os KPIs e entender a sua relevância. O ideal é que os KPIs sejam fáceis de usar e possam ser segmentados de maneira simples.
3. Equilíbrio
O equilíbrio é determinante para bons KPIs, ou seja, precisam cumprir necessidades de curto, médio e longo prazo.
4. Temporais
É importante que os KPIs sejam medidos em tempo hábil, pode ser diária, semanal ou mensalmente.
5. Não financeiros
Os KPIs também não devem ser financeiros ou medidos através de qualquer tipo de moeda.
Quais são as vantagens dos KPIs?
Os KPIs permitem que as companhias identifiquem o progresso que estão fazendo em direção ao cumprimento de objetivos e do sucesso. Se um empreendimento não conhece as suas próprias forças e fraquezas, não conseguirá elaborar um plano de melhoria potencialmente eficiente. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens dos KPIs.
1. KPIs oferecem resultados quantificáveis
Essas ferramentas oferecem resultados mensuráveis e quantificáveis. É possível traçar estratégias e elaborar ações a partir dos resultados demonstrados. A partir dos KPIs, é possível estabelecer estratégias de correção para alcançar os objetivos corporativos. Também é uma forma de entender quais áreas precisam de ajustes.
2. Aperfeiçoamento do desempenho
A partir da avaliação dos KPIs, é possível identificar colaboradores e departamentos com os maiores e menores desempenhos. Isso permite que a administração canalize os recursos de maneira a melhorar os resultados.
3. Fornecimento de incentivos individuais de desempenho
O uso dessa ferramenta pode contribuir, ainda, para melhorar o desempenho individual dos colaboradores. A informação oferecida contribui para incentivar os funcionários a trabalharem de maneira mais eficaz. Quando os envolvidos conhecem as métricas e objetivos, tendem a se sentir mais incentivados a realizar suas tarefas da melhor forma.
4. Impulso das vendas
Os KPIs contribuem significativamente para impulsionar as vendas. As companhias podem estabelecer objetivos para suas equipes, estabelecendo recompensas para quem cumprir as metas individuais. É uma forma de gerar uma concorrência saudável entre os colaboradores, a empresa ganha e a sua equipe também.
5. Aumento da eficiência
Empresas que utilizam KPIs para avaliar o seu crescimento dão aos colaboradores metas mensuráveis para buscar. Profissionais que têm ideias claras do que precisam fazer para alcançar os resultados desejados pela companhia tendem a ser mais ativos. Os profissionais podem direcionar as suas ações para atender objetivos e, em consequência, melhorar a eficiência global.
6. Melhor capacidade de tomada de decisão
O uso de KPIs ajuda a reduzir a incerteza e as dúvidas, pavimentando um caminho claro a ser percorrido. Dessa forma, se torna mais simples tomar decisões que levarão a empresa para a direção correta.
7. Alinhamento de metas
Conseguir manter todos os departamentos e colaboradores agindo em harmonia pode ser um tanto quanto desafiador. Os KPIs contribuem para o alinhamento dos objetivos, tornando, assim, tarefas potencialmente complexas mais fáceis de entender.
8. Melhora no orçamento
O uso de KPIs proporciona às empresas a possibilidade de fazer significativa economia de tempo e recursos. Eles ajudam a tornar o orçamento mais inteligente por meio de redução de custos e despesas que se mostram desnecessários.
O uso de KPI pode ser bem interessante para o crescimento da sua empresa! Tem alguma experiência com indicadores de desempenho, comente abaixo e envie o conteúdo para amigos que possam se interessar pelo tema!
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