Insights: o que são e como surgem?

insights e ideias

O que são insights?

 

Você provavelmente já viu em gibis e desenhos animados uma lâmpada se acender sobre a cabeça de um personagem, demonstrando que ele teve uma grande ideia. De forma bastante lúdica, essa é uma representação bem interessante de insight, que é quando um pensamento surge e se encaixa com outros, trazendo a solução ou o entendimento que tanto esperávamos para uma determinada questão.

Entretanto, ao contrário do que as animações sugerem, os insights não aparecem como mágica. É preciso haver um trabalho constante de busca por conhecimento, interesse em saber mais a respeito das coisas e outras técnicas sobre as quais falaremos ao longo deste artigo. Você vai entender:

– O que são insights;
– Quais são os tipos de insight que existem;
– Como um insight pode ser reconhecido;
– Quais são os benefícios que os insights proporcionam;
– O que nós podemos fazer para ter mais insights no dia a dia.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é um insight?

A palavra insight vem do inglês e significa: capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa. Existem muitas formas de conceituar o ato de ter um insight. Veja 3 delas, bastante interessantes:

Trazer uma ideia do subconsciente para o nível da consciência.

É como uma lâmpada que se acende sobre a sua cabeça, mostrando algo que está acontecendo ao seu redor de que você não fazia ideia.

Um insight traz uma maneira totalmente nova de pensar sobre determinado assunto.

Sinônimos: compreensão, conhecimento, ideia, clareza, epifania, percepção repentina.

A mente humana processa diariamente milhões de pensamentos. Imagine que cada um deles é uma peça de quebra-cabeça. Eles ficam passeando até que o encaixe acontece, e duas ou mais ideias se conectam, trazendo respostas sobre determinada questão. Isso é um insight, ou seja, uma combinação de pensamentos.

Existem pessoas que associam o insight a uma percepção profunda que vem “do nada”, mas a verdade é que nem sempre são assim. Muitas vezes, ocorre como na segunda definição apresentada anteriormente, trazendo uma percepção a respeito de algo simples, mas, ao mesmo tempo, relevante.

Não existem insights ruins, pois todos têm a sua importância dentro do contexto no qual estão inseridos. Inclusive, quanto mais se valoriza os insights relacionados a questões simples, mais se fortalece a mente para ter grandes insights. Tudo é uma questão de treino e autoconhecimento, e ninguém precisa ter nascido um gênio para tê-los.

Quais são os tipos de insight que existem?

De acordo com a psicologia, existem 3 tipos de insights. Na sequência, você vai conhecê-los e conferir as suas características.

Insight emocional: momento em que compreendemos e tomamos consciência de determinados comportamentos e sentimentos, sobre nós mesmos ou sobre outras pessoas;

Insight intelectual: momento em que compreendemos algum conceito, processo ou fato, de forma lógica e racional;

Insight estrutural: momento em que compreendemos o funcionamento de algo, a partir da união das suas estruturas e operações.

Como podemos reconhecer um insight?

Talvez você esteja pensando que nunca teve um insight, mas com certeza já teve. Uma simples lembrança do prato favorito de uma visita já foi um insight sobre o que cozinhar para o almoço de sábado, por exemplo. São ideias que aparentemente surgem como um estalo, como aquelas que aparecem enquanto estamos no banho, mas que já estavam ali “adormecidas” no seu subconsciente.

Para reconhecer um insight, fique atento às características dessas ideias repentinas:

-Origem subconsciente;
-Manifestação repentina;
-Compreensão súbita de uma situação, apontando a solução de um problema;
-Desenvolvimento de novos pontos de vista sobre um fato ou situação;
-Reação emocional positiva: alívio, empolgação, satisfação, alegria;
-Sensação de um nível de consciência mais elevado (“Como eu não pensei nisso antes?”);
-Geração de novas ideias complementares à ideia inicial.

Quais são os benefícios dos insights?

Desenvolver a habilidade de ter insights é algo bastante positivo por muitos aspectos, que incluem tanto situações da vida pessoal quanto profissional. Treinar a sua mente para que ela trabalhe a seu favor e aprenda a encontrar pequenas ideias para transformá-las em invenções e soluções para problemas é incrível. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios.

Facilidade para observar situações sob pontos de vista diferentes;

Obtenção de ideias de forma inesperada, muitas vezes quando está realizando outra atividade sem relação com o insight;

Círculo vicioso do bem: quanto mais a mente é exercitada, mais insights são obtidos;

Exercício da criatividade por meio da busca de soluções para problemas;

Aumento da percepção em relação a detalhes que muitos deixam passar despercebidos;

Autoconhecimento e identificação dos fatores que proporcionam o surgimento de insights novos.

Como ter mais insights para encontrar soluções e inovar? Confira 10 dicas!

Agora que você já sabe o que são insights e quais são os seus benefícios, deve estar se perguntado como podemos obtê-los com mais frequência. Nesse sentido, precisamos ressaltar que eles não são ideias milagrosas que caem do Céu. São informações que vêm à tona, mas que já estavam armazenadas no seu subconsciente. Portanto, precisamos manter esse “arquivo mental” sempre bem abastecido de ideias e experiências, pois elas são a matéria-prima dos insights.

A esse respeito, confira dicas para dominar essa habilidade de ter ideias de forma inesperada. Por mais que seja um processo que ocorra de forma natural, é possível estimular a mente e aumentar as chances de acontecer.

Adote o hábito de observar o mundo ao seu redor

Se os insights surgem através da junção de pequenos pensamentos, conscientes e inconscientes, para tê-los com mais frequência é preciso construir uma bagagem de informação, e a observação é uma ótima maneira de fazer isso. Quanto mais você observar a conhecer profundamente a sua casa, o seu ambiente de trabalho e os objetos que os compõem, mais saberá utilizá-los para ter boas ideias. Viagens, exposições, leituras, atividades — tudo pode gerar insights valiosos.

Experimente outras maneiras de realizar as atividades do seu dia a dia

Quando uma pessoa realiza todos os dias as mesmas atividades, das mesmas maneiras, a mente se acomoda e não tem ideias inovadoras. Portanto, para evitar entrar nesse ciclo de repetição e automatismo, é interessante começar a experimentar outras maneiras de realizar as tarefas, tanto em casa como no trabalho. Um exemplo: faça rotas distintas sempre que precisar ir da sua casa a algum lugar.

A cada esforço extra que a sua mente faz, ela desenvolve a habilidade de perceber além do óbvio. Isso sem contar que poderá encontrar formas mais eficientes e práticas de fazer várias coisas, aumentando a sua produtividade, mas sem cair no piloto automático.

Quando tiver um insight, analise como pode colocá-lo em prática

Ter insights é realmente ótimo, mas eles só ganham valor quando são colocados em prática. Então, sempre que tiver um momento “eureka”, pense no que você pode fazer para transformar a ideia em realidade. Isso vale tanto para algo relacionado a uma receita que estiver preparando na cozinha quanto para um projeto de trabalho. Não importa a relevância do que pensou, e sim o fato de ter pensado. Coloque esses insights em prática!

Adote o hábito de pesquisar sobre assuntos diversos

A curiosidade e a habilidade de ter insights caminham juntas, pois, quanto mais interesse você tiver em buscar novos conhecimentos, maiores são as chances de ter boas ideias. Portanto, sempre que tiver uma dúvida, em vez de perguntar a alguém, vá você mesmo buscar a resposta. A internet é uma ferramenta fantástica para isso, faça um bom uso dela. Seja curioso e investigue. Conheça novas realidades. Viaje, explore, pesquise!

Saiba a hora de parar e descansar

Muitas vezes, o insight sobre determinado assunto surge quando você nem está mais focado nele. Então, quando estiver buscando uma ideia sobre algo específico, evite se forçar a pensar naquilo horas a fio e dê a si mesmo um tempo para descansar. Pode ser que, quando menos esperar, uma lâmpada se acenda sobre a sua cabeça.

Essa é uma técnica utilizada por publicitários, por exemplo: eles estudam tudo sobre o produto e a empresa, vão dormir ou fazer uma atividade relaxante e, depois de algum tempo, ideias criativas de campanha surgem em insights.

Anote as ideias que surgirem na sua mente

Manter um bloco de notas sempre à mão ou usar um aplicativo no celular com essa função é algo bastante interessante a se fazer. Assim, poderá anotar as ideias que surgirem em momentos inusitados, como antes de dormir, logo após acordar, durante o banho etc. é comum que eles apareçam nesses momentos. Às vezes, um insight não vem pronto, e o fato de anotá-lo permite que você tenha mais clareza em relação a ele e o aperfeiçoe. Empresários e profissionais criativos fazem isso diariamente.

Experimente coisas novas

Você se lembra da dica número 2, de experimentar formas diferentes de realizar as suas atividades cotidianas? Aqui, a ideia segue essa mesma linha, mas é voltada totalmente para o novo. Se você costuma sempre seguir pelo mesmo caminho para ir ao trabalho, ir aos mesmos restaurantes, assistir aos mesmos estilos de filmes, comece a se voltar mais para o desconhecido. Sair da zona de conforto é um ótimo estimulante mental. Conheça diferentes realidades.

Isso potencializa a sua criatividade!

Se uma ideia der errado, adapte

Nem sempre os seus insights trarão ideias incríveis e com soluções perfeitas para os seus problemas. Contudo, sempre é possível adaptar. Por mais que uma ideia não tenha sido tão eficaz, ela pode servir para outra situação ou de outra maneira. Aqui, mais uma vez, entra a dica do bloco de notas, pois manter um registro é bom para organizar as ideias e evitar o esquecimento. Aliás, nas reuniões de trabalho, é comum que sugestões individuais sejam combinadas entre si, gerando ideias ainda melhores.

Consuma conteúdos que estimulem a sua criatividade

Por conta da internet e das redes sociais, consumimos uma quantidade muito grande de informação todos os dias, o que também contribui para termos insights com mais frequência. Por outro lado, para que isso ocorra mais vezes, é importante sabermos escolher o tipo de conteúdo consumido. Dê preferência para filmes, séries, livros, revistas e até perfis das redes sociais que o façam pensar e estimulem a sua criatividade. Chega de fofoca sobre celebridades!

Não se julgue ou se limite

Voltando um pouco para os aspectos emocionais e comportamentais dos insights, é fundamental que você evite se julgar ou se limitar. Se fizer isso, poderá causar bloqueios internos que impedirão a sua mente de fluir e, consequentemente, de gerar insights. Assim, não se julgue, não se compare e não tenha vergonha das suas ideias. Se uma não foi tão boa assim, outra melhor surgirá, desde que você não se limite. A recomendação geral é: não descarte nem se apaixone pela primeira ideia que surgir.

10 frases sobre insights para inspirar você

Para finalizar, fique com algumas citações poderosas que abordam o ato de ter insights por meio de várias visões diferentes.

Com uma mente aberta, nos abrimos para ter insights sobre ideias e expressões que podemos ter esquecido ou não percebido.” — James Van Praagh.

O objetivo é transformar dados em informações e informações em percepções.” — Carly Fiorina.

Um momento de percepção às vezes vale uma experiência de vida.” — Oliver Wendell Holmes.

Um insight é uma visão mental, uma das maneiras pelas quais a mente escapa dos limites do que é óbvio ou familiar.” — Jennifer James.

Todos os insights de que precisaremos para viver bem virão de sermos quem somos e onde estamos.” — Brenda Shoshanna.

Um insight sem ação não vale nada.” — Marie Forleo.

A inteligência diz a você o que fazer. O insight mostra como fazer isso. A compreensão diz quando fazer isso. A sabedoria lhe diz por que você faz isso.” — Matshona Dhliwayo.

O insight vem por meio da contemplação implacável do mundo interno e do mundo externo.” — Abhijit Naskar.

Quando você deseja sabedoria e discernimento tanto quanto deseja respirar, é então que você os terá.” — Sócrates.

O insight ocorre quando e na medida em que a pessoa se conhece.” — Andrew Schneider.

Concluindo, um insight é uma ideia repentina, que surge nas nossas mentes e que nos ajuda a resolver os problemas e situações em que estamos envolvidos. Todavia, eles não são milagres que surgem “do nada”, mas resultados de pequenas ideias do subconsciente que se associam para formar uma grande ideia consciente. Portanto, coloque as dicas acima em prática para manter a sua mente sempre ativa e pronta para conceder a você as respostas de que precisar, quando precisar!

E você, querida pessoa, está pronta para estimular a sua mente e ter vários insights? Já passou por essa experiência? Como foi? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010