Trabalhar em casa se tornou bastante comum nos últimos tempos. Várias empresas já funcionavam dessa forma e outras precisaram se adaptar com a pandemia. Para muitos profissionais, essa é uma grande vantagem que torna o dia a dia mais prático. Contudo, para aqueles que fazem home office com filhos, os desafios podem ser diversos.
Precisar conciliar crianças com reuniões por vídeo e outras atividades do trabalho tem se mostrado bastante complicado para muitos pais. Se está passando por isso, continue a leitura para saber mais sobre os principais desafios e conferir dicas de como superá-los.
[php_everywhere instance=”2″]
Os desafios do home office com filhos
Grandes mudanças exigem de nós adaptabilidade e foi exatamente isso o que a pandemia nos trouxe. A rotina já era desafiadora para pais que têm uma carreira, porém, a necessidade de distanciamento social fez com que tudo se tornasse ainda mais desafiador.
Se antes os pais deixavam os filhos na escola ou em casa com cuidadores e partiam para o trabalho, isso precisou ser adaptado para o mesmo ambiente. Assim, relatórios, videoconferências, brinquedos e tarefas escolares começaram a dividir o espaço doméstico e deixar muitos pais perdidos sem saber como conciliar tudo isso.
Um ponto bastante importante é que quanto menores são as crianças, maior é a atenção que elas demandam. Por isso, não há uma fórmula pronta de como se adaptar a essa realidade, afinal, cada família tem a sua configuração e isso precisa ser levado em conta.
Muitas empresas, cientes desses desafios, estão oferecendo maior flexibilidade para os funcionários em home office com filhos. Assim, esses profissionais podem adaptar os horários e revezar com o cônjuge os cuidados com os pequenos.
Apesar de ser uma situação marcada por muitos desafios, com paciência e apoio é possível realizar adaptações até encontrar uma fórmula que funcione. Lembrando que perfeita provavelmente a situação nunca vai ser, porque imprevistos podem acontecer. Entretanto, dá para achar um caminho que seja minimamente possível.
10 Dicas para se adaptar ao home office com filhos
Preparamos algumas dicas que podem ajudar profissionais que estão vivenciando o home office com filhos. São ações práticas que podem tornar a rotina a casa mais organizada e menos cansativa, acompanhe!
1. Defina uma rotina para o trabalho e as crianças
Um fato que não pode ser contestado é que crianças precisam de rotina e no caso do home office com filhos isso se torna imprescindível. Dessa maneira, procure definir um cronograma com horários que contemplem tanto as atividades dos pequenos quanto do seu trabalho. O ideal é que eles estejam ocupados enquanto você trabalha.
2. Converse com as crianças
Dependendo da idade das crianças, é possível conversar para explicar a situação. Utilize uma linguagem respeitando a capacidade de entendimento delas, dizendo que precisa trabalhar e que conta com a colaboração de toda a família. Vocês podem combinar de passarem tempo juntas nos intervalos e ao final do expediente, o que irá motivá-las a fazerem a sua parte.
3. Conte com uma rede de apoio
Essa é uma dica importante, mas que nem todos conseguem seguir. Se você tem com quem contar, não tenha vergonha de pedir ajuda. Um familiar que more perto ou mesmo na mesma casa pode ajudar com os cuidados das crianças enquanto você trabalha. Tudo é uma questão de conversar e combinar algo que fique bom para todos.
4. Cuide da sua saúde mental
Além de todas as medidas práticas de organização da rotina, é fundamental que cuide da sua saúde mental. Afinal de contas, está vivendo uma realidade diferente da que tinha costume. O aumento de demandas diárias faz com que o desgaste emocional também aumente. Portanto, se cuide, respeite seus limites e encontre maneiras de relaxar, mesmo que seja por alguns minutos.
5. Explique a situação para a empresa
Como mencionado anteriormente, muitas empresas estão oferecendo maior flexibilidade para os colaboradores que estão em home office com filhos. Se a companhia para a qual trabalha não mencionou nada do tipo, talvez seja por não ter percebido essa necessidade. Nesse caso, tome a iniciativa de explicar a situação para o seu supervisor. Assim, poderão encontrar uma saída juntos.
6. Aproveite oportunidades de sair de casa com as crianças
Por mais que o momento atual não seja muito propício para sair de casa, existem certos passeios que podem ser feitos de maneira segura. Encontre algumas opções na sua cidade e programe-se para fazê-las com as crianças. Assim, todos vocês poderão espairecer e renovar as energias.
7. Adapte a rotina quando necessário
Por mais que se esforce para criar uma rotina organizada, é natural que em alguns dias as coisas saiam diferente do esperado. Nesse caso, respire fundo e encontre formas de adaptar o que for possível. Essa preparação mental irá evitar que se frustre a cada mudança de planos.
8. Recompense o bom comportamento
Assim como nas empresas, as crianças também precisam ter o bom comportamento recompensado para que se sintam motivadas a continuarem assim. Então, faça combinados com os seus filhos de que eles receberão recompensas caso cumpram com o que ficou acordado entre vocês.
9. Faça intervalos com as crianças
Ao longo do dia de trabalho, tire alguns minutos para estar com as crianças, seja conversando, fazendo refeições ou realizando outros tipos de cuidados. Isso fará com que elas aceitem melhor o tempo em que estiver com a atenção voltada para as tarefas profissionais.
10. Entenda que é uma situação provisória
Por fim, por mais desafiador que o home office com filhos pareça, é preciso ter em mente que se trata de uma situação provisória. Daqui algum tempo as coisas vão voltar ao normal, as escolas irão reabrir e o trabalho poderá ser realizado com mais tranquilidade, seja na empresa ou em casa. Por mais que não haja uma data definida para que isso aconteça, se apegar a esse pensamento ajuda a fortalecer o ânimo para seguir adiante.
E você, como está lidando com o home office com filhos? Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe sua contribuição abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com amigos que estejam passando pela mesma situação!
[php_everywhere instance=”1″]