Como criar uma startup – Dicas e como o Coaching pode ajudar

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Dicas de coaching para criação de startups

A abertura de um negócio, seja ele qual for, exige investimento, tempo, esforço e estudo. Ainda assim, sempre aparece uma dúvida aqui ou ali na cabeça do empreendedor: será que essa é a melhor ideia? Estou na localização ideal? Vou atender as exigências do meu público-alvo? Atualmente existem diversas modalidades de negócio capazes de atender as características da empresa desejada pelo empreendedor, uma delas é a startup.

Nos últimos anos, esse modelo vem sendo amplamente citado no mundo dos negócios, pois muitas pessoas ficaram milionárias a partir da sua criação. Mas afinal, o que é uma startup?

Uma startup nada mais é, do que uma empresa de pequeno porte, repetível e escalável, que funciona em condições de incerteza, exige baixos custos operacionais e pouca estrutura, mas que possui uma ideia criativa e inovadora e por isso, tem grande potencial de crescimento e lucro. Justamente por esse grande potencial, a startup possui excelentes projeções financeiras e amplas chances de ser comprada por grandes corporações.

Por surgir em um ambiente de oscilação, uma startup necessita de investimentos para crescer e se tornar um negócio sustentável. Nesse sentido, uma estratégia amplamente utilizada no mundo das startups, são os investidores-anjos, pessoas experientes no meio corporativo, que colocam dinheiro na empresa pois acreditam na ideia que a mesma propõe e visam auxiliar startups iniciantes. É importante frisar que um investidor-anjo não compõe o quadro executivo ao colocar dinheiro no negócio. Ele apenas dá suporte para que a startup se torne rentável.

No país, existem cursos que orientam empreendedores no que diz respeito a como desenvolver a criatividade, transformar ideias inovadoras em negócios e começar uma startup lucrativa. Existem também, inúmeras organizações com projetos e incubadoras que apoiam ideias inovadoras de empreendedores iniciantes, como é o caso de várias faculdades públicas e privadas e empresas como o Sebrae. O intuito das mesmas é o de potencializar esse mercado no Brasil e assim, auxiliar na criação de negócios sustentáveis.

Com tantas peculiaridades fica o questionamento: qual é o melhor lugar para abrir uma startup? Para responder essa pergunta, basta analisar se a geografia escolhida influencia no modelo de negócios da startup, ou seja, se o público-alvo vive no local, se ele disponibiliza recursos e subsídios para o funcionamento pleno da empresa, se possui mão-de-obra qualificada, entre outros fatores.

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Passos para a criação de uma startup

Por possuir algumas características que se diferem das empresas tradicionais, é preciso se atentar a alguns aspectos para que a startup seja um sucesso. Conheça-os, a seguir:

Tenha uma ideia inovadora

O princípio para a criação de uma startup, é que a sua ideia fuja do senso comum, seja original, inovadora e criativa, para que assim, o negócio se torne rentável e um verdadeiro sucesso. Para tanto, é preciso estudar a sua área de atuação e verificar se a ideia que você tem é realmente isso tudo. E como fazer isso? Analise o tamanho do seu mercado de atuação, identifique o seu público-alvo, bem como suas necessidades, o quanto a empresa pode crescer e impactar a sociedade, se o modelo tem chances de ser reproduzido ou criar um novo nicho de mercado etc.

Encontre sócios

Empreender é um caminho com muitos obstáculos, por conta disso, nada mais sensato que percorrer essa trajetória com o auxílio de sócios. Busque profissionais que você sabe que vão agregar valor à startup e com habilidades e competências de acordo com a área de atuação da empresa.

Conheça seu público

Estude e entenda o perfil do seu público-alvo, ou seja, identifique o seu comportamento, necessidades, anseios, expectativas, formas de consumo, entre outras características. Dessa forma, você terá parâmetros para avaliar se a sua ideia condiz com o que o público deseja e se a startup tem chances de crescimento.

Desenvolva um protótipo

Chegou a hora de testar a sua ideia. Esse é o momento para realizar testes e corrigir falhas identificadas no decorrer dos processos, e avaliar se a solução proposta pela startup realmente atende às necessidades do público-alvo. Busque evolução constante para a sua empresa se destacar da concorrência.

Use poucos recursos

Um dos aspectos que diferem uma startup de outros modelos de negócio é o fato de que a mesma utiliza o mínimo de recursos (sejam eles quais forem) possíveis no andamento de seus processos

Crie um modelo de negócios

Desenvolva um modelo de negócios para definir cada um dos processos da startup e assim, garantir seu crescimento e que a mesma coloque no mercado, produtos/serviços que assegurem a rentabilidade do negócio.

Veja de forma global

Como dito anteriormente, o modelo de negócio de uma startup se difere de uma empresa tradicional. Dentre essas distinções, existe o fato de que uma startup precisa pensar grande. E o que isso significa? Que ela deve direcionar suas ideias, processos e estratégias para o mercado global e assim, atrair a atenção de investidores.

Estude as áreas essenciais

Como qualquer negócio, com um startup não é diferente: para que ela funcione de forma eficaz e você estabeleça uma gestão de qualidade, é preciso saber conceitos básicos de áreas como administração, finanças, recursos humanos, marketing, bem como estar a par das novas tecnologias.

Estipule um plano de negócios

Desenvolva um plano de negócios detalhado que auxilie a startup no que diz respeito a melhor tomada de decisão, ações condizentes, flexibilidade em momentos conturbados, modelo de trabalho, definição de objetivos, entre outros aspectos, tudo para que a startup apresente lucratividade a seus investidores e seja um sucesso no seu nicho de atuação.

Estabeleça networking

Fortaleça uma rede de contatos para a startup em feiras de empreendedorismo, coworkings, incubadoras etc. Esses locais são propícios para que você troque experiências, encontre profissionais com ideias inovadoras que podem agregar valor ao negócio e sejam capazes de colaborar com o crescimento da startup, seja de forma intelectual ou financeira.

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Se mantenha atualizado

É imprescindível, em um mercado tão competitivo, que você enquanto empreendedor, busque constantemente por capacitação e atualização, tanto de mercado quanto área de atuação da startup. Dessa forma, você garante que o negócio se mantenha sempre inovador e não perca força com o passar do tempo.

Coaching como auxílio na criação de uma startup

O Coaching é uma metodologia em ascensão no Brasil e amplamente utilizada por empreendedores. Isso ocorre pois o processo utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas e ciências para auxiliar profissionais a enfrentar o mundo corporativo, inclusive modelos de negócios tão peculiares como as startups.

A metodologia dá subsídios para que a startup maximize seu potencial por meio do mapeamento das suas qualidades, pontos de melhoria, oportunidades de mercado, metas e objetivos condizentes, estratégias e ações eficazes, bem como colabora com o aperfeiçoamento das habilidades de liderança do empreendedor, cumprimento de prazos, gestão de tempo e lidar com eventuais crises, tudo isso, para que a startup mantenha a sua alta performance e diferencial competitivo e torne-se um negócio de sucesso.

Você já conhecia o conceito de startup? Sabia como esse modelo de negócio funciona? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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