A técnica chamada brainwriting tem como principal característica gerar 108 novas ideias em um espaço de tempo de apenas 30 minutos. Esse é um dos motivos pelos quais essa técnica é vista como mais eficiente do que brainstorming.
Considerado por muitos como uma variação do brainstorming, o brainwriting pode contribuir para quem está em busca de gerar ideias. Neste artigo vamos explicar o que é essa técnica e como ela funciona. Descubra como usar esse método que pode te dar respostas para as suas demandas.
Afinal, o que é brainwriting?
Para se manter competitivo no mercado, é determinante ter boas ideias para inovar, isso vale tanto para as empresas quanto para os profissionais. Sendo a geração de ideias algo tão relevante, há várias técnicas com foco no auxílio do seu desenvolvimento e o brainwriting é uma delas.
O processo do brainwriting envolve um grupo na geração de ideias. Essas ideias são escritas e compartilhadas. Em seguida, são repassadas para os outros participantes que a partir delas lançam novas ideias.
O mais interessante é que esse processo ocorre totalmente em silêncio. São feitas interações individuais e coletivas que, no final, são discutidas com a equipe toda. O método foi criado pelo alemão Bernd Rohrbach, o processo foi publicado na Absatzwirtschaft em 1968.
Como o brainwriting funciona?
Inicialmente, a técnica foi nomeada pelo seu inventor como 6-3-5 Brainwriting. Cada um dos números representa um critério:
- 6. São seis pessoas participando e seis rodadas de ideias;
- 3. São 3 ideias por pessoa em cada rodada;
- 5. O tempo de cada rodada é de 5 minutos.
O processo deve contar com um supervisor. Cada um dos seis participantes deve escrever três ideias em um papel num período de cinco minutos. Tendo terminado, é preciso passar o papel para a pessoa à sua esquerda. Outro período de cinco minutos é iniciado para que sejam escritas outras três ideias, tomando por base as ideias já escritas.
As rodadas seguem até que o papel retorne para quem deu início ao processo. No final desse processo, o grupo terá pelo menos 108 ideias em um período de apenas 30 minutos. É importante dizer que não é só o volume que se destaca nessa técnica, o processo estimula a maior criatividade e a construção de ideias.
Passo a passo do brainwriting
Para que o processo flua e resulte em boas ideias, é importante que seja feito de forma simples. A simplicidade é assegurada a partir de algumas medidas práticas. Confira abaixo quais são essas medidas e realize o seu brainwriting.
1. Apresentação do tema
O tema do brainwriting deve ser apresentado pelo moderador antes de iniciar a técnica. É importante contextualizar apresentando as personas, alguns dados e insights.
Todos os participantes devem ter o mesmo grau de conhecimento a respeito do tema para que possam fazer contribuições com potencial igual. Durante essa apresentação, os participantes podem fazer perguntas para estimular a criatividade de todos.
2. Processo de geração de ideias
Com a apresentação devidamente feita, é possível seguir para o processo de geração de ideias propriamente dito. O moderador deve distribuir entre os participantes cartões para que eles possam fazer suas contribuições. Cada participante deverá escrever em um pedaço de papel três ideias a respeito do tema em um período de cinco minutos.
Passados os cinco minutos iniciais, os cartões deverão ser repassados para os colegas da esquerda. Todo mundo terá em mãos um novo cartão para adicionar mais três ideias tendo como base o que já está escrito. É possível adicionar ou trazer novos conceitos.
Devem ser realizadas novas rodadas de cinco minutos até que o cartão retorne para o participante que escreveu as três primeiras ideias. No decorrer dessas rodadas, o moderador deverá coordenar o processo, mantendo sempre o silêncio. Se for necessário é possível trazer questões para encorajar a criação de ideias criativas.
3. Divulgação e votação das ideias
Nesse passo, cada participante deverá ler em voz alta as ideias presentes no cartão. As melhores ideias deverão ser escolhidas para serem colocadas em um quadro que esteja visível para todos.
Em uma votação, os participantes escolhem quais ideias deverão ser colocadas em prática. O processo pode se valer da combinação de ideias, elas podem ser combinadas e otimizadas.
Quais são os benefícios do brainwriting?
Gostou do processo de brainwriting? Confira a seguir quais são os benefícios de usar esse método para gerar ideias.
1. Método organizado e democrático
O método do brainwriting se caracteriza por ser silencioso e anônimo. Dessa forma, é organizado e democrático, permitindo que todo mundo contribua com suas ideias sem precisar se expor para tal. Além disso, como todos contribuem com as ideias dos cartões, se entende que as ideias são da equipe. Os mais introvertidos contribuem tanto quanto os extrovertidos.
2. Processo criativo e construtivo
Um dos principais benefícios do processo de brainwriting é estimular a criatividade por promover a associação de ideias. Os participantes fazem sugestões a partir do que já está escrito nos cartões. Os processos construtivos tendem a ter mais camadas, chegando a melhores resultados como o todo.
3. Volume de ideias
O brainwriting é um processo que possibilita a geração de pelo menos 108 ideias em meia hora. Com um grande volume de ideias é possível ter muitas alternativas. As opções são relevantes para que se chegue a respostas com mais potencial de acerto. A quantidade, nesse caso, contribui para potencializar a qualidade.
4. Método simples
O brainwriting é um método que pode ser realizado com poucos recursos. Basta ter pedaços de papel e canetas. Esse é um grande benefício porque não restringe a possibilidade de aplicação. Trata-se de um método que pode ser usado por empresas de todos os portes.
5. Escolha democrática de ideias
As ideias que serão utilizadas são escolhidas através de votação e de forma democrática. A equipe toda se envolve nessa escolha e pode votar. Existe um sentimento de participação efetiva, tanto na forma como as ideias são geradas quanto na forma como elas são escolhidas. É um processo que permite aproximar os membros da equipe chegando a resultados mais concretos.
Gostou de saber mais sobre brainwriting? Aplique esse método na sua empresa!