O agile marketing consiste em uma estratégia de aplicação de metodologias ágeis para gerenciar projetos com base em ciclos de trabalho curtos e ciclos acelerados. O foco dessa estratégia está em alcançar melhoria contínua nas ações de marketing, desenvolvendo mais inovação.
A proposta dessa metodologia é que os projetos sejam divididos em pequenas tarefas para que as equipes possam identificar as diferentes etapas do processo. Assim, cada etapa pode ser realizada com mais objetividade e qualidade. Continue lendo para entender melhor o conceito de agile marketing e como aplicar.
Agile Marketing: qual é a origem da metodologia?
As metodologias ágeis, que embasam o agile marketing, já eram debatidas nas décadas de 1960 e 1970. Dessa forma, é correto afirmar que a busca por estratégias que organizam os processos é anterior à era digital. Contudo, a consolidação das metodologias ágeis se deu apenas no início do século XXI, na área de desenvolvimento de sistemas.
Profissionais desse nicho tecnológico lançaram, em 2001, o chamado Agile Manifesto. Nesse documento estão reunidos princípios e valores que devem nortear o desenvolvimento de softwares com mais rapidez e qualidade. Há quatro valores fundamentais explicitados nesse manifesto:
– As interações e indivíduos mais do que processos e ferramentas;
– Softwares funcionando mais do que documentação abrangente;
– Colaboração com o cliente mais do que negociar contratos;
– Respostas a mudanças mais do que seguir um plano.
Nesse documento também são apresentados 12 princípios para o desenvolvimento ágil de softwares. No decorrer do tempo, os valores e princípios passaram por adaptações, chegando às configurações que conhecemos atualmente.
Agile Marketing: gestão de projetos
A obtenção de resultados no setor de negócios depende do bom desempenho das atividades de marketing. Contudo, por ser uma área complexa, não basta planejar diversas atividades aguardando os resultados.
Um dos principais desafios da área de marketing, atualmente, é trabalhar com projetos diferentes ao mesmo tempo, contando com uma equipe reduzida e prazos limitados. Mesmo com essas condições, é essencial evitar a perda de qualidade e os atrasos para as entregas.
Observando essas necessidades, o agile marketing se mostra como uma potencial solução. Consiste em uma estratégia de aplicação de metodologias ágeis para nortear a gestão de projetos através de ciclos curtos e predefinidos. A continuidade é outra característica essencial desses ciclos.
Por estruturar os projetos, a estratégia de agile marketing, permite diminuir os riscos e potenciais erros. Também contribui para reduzir o desperdício de recursos, incluindo tempo e dinheiro. Deve-se observar que quanto mais curtos os ciclos mais eficientes as etapas tendem a ser.
A experimentação é outra marca relevante da estratégia de agile marketing na gestão de projetos. Nos ciclos curtos é mais simples realizar testes, analisar resultados e refazer os testes sempre que necessário. Inclusive, é exatamente essa configuração que permite que as melhorias contínuas dos processos aconteçam.
Como aplicar o Agile Marketing?
O agile marketing se baseia na estruturação dos processos com o objetivo de obter mais agilidade com a potencialização da qualidade. Explicamos acima no que consiste a origem dessa metodologia, agora explicaremos como aplicá-la no contexto da sua empresa.
1. Escolha uma ou mais metodologias
A escolha da metodologia ágil mais adequada para a sua equipe depende das características que ela possui. Por exemplo, o scrum (uma das principais metodologias ágeis) funciona bem para equipes mais enxutas, que possuem até nove pessoas. Também é importante se atentar para o fato de que cada metodologia possui suas próprias regras.
Ainda usando a metodologia scrum como exemplo, nesse sistema há um product owner e um scrum master. Essas definições precisam ser feitas no momento em que a equipe está sendo montada. Ficar atento a essas questões é determinante para obter sucesso no uso da metodologia.
2. Escolha ferramentas de apoio para os processos
Os processos de agile marketing podem ser auxiliados por uma série de ferramentas. Um exemplo é o Trello dentro da metodologia Kanban, mas existem outras alternativas, como o Slack, Notion e as planilhas do Google Docs. O ideal é optar por ferramentas que estejam alinhadas com as necessidades da equipe.
Também é importante se atentar para o uso de serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, da Microsoft ou Google Drive. Assim, as informações e arquivos estarão devidamente compartilhados entre todos os membros da equipe. Afinal, sem esse compartilhamento não há como se manter dentro do sistema ágil.
3. Trabalhe o alinhamento de expectativas e objetivos
A partir do momento em que as equipes são criadas passam a atuar diretamente junto aos líderes de cada área de marketing. É importante que os objetivos e expectativas estejam devidamente alinhados.
Por isso, nessa etapa devem ser realizadas reuniões em que sejam determinadas as regras e a articulação de metas. A base da atuação da equipe deve ser a colaboração e o cliente como parte central do projeto.
4. Definição de compromissos periódicos
A base das metodologias ágeis está em uma rotina de encontros entre as equipes. Nessas reuniões recorrentes são avaliados os objetivos e o andamento das tarefas do projeto. Trata-se de um passo essencial para que o processo se mantenha em evolução constante e as equipes se mantenham engajadas na obtenção de resultados.
O ideal é que as equipes já iniciem o projeto com um calendário, prevendo as reuniões periódicas. Para facilitar o processo é possível definir que as reuniões acontecerão em um determinado dia da semana, por exemplo. Essa predefinição é crucial para que os envolvidos estejam sempre preparados para os encontros.
Agile Marketing: conclusão
As empresas que desejam se consolidar no mercado e responder com coerência às mudanças mercadológicas precisam adotar o uso da estratégia agile marketing. Essa forma de trabalhar contribui para maior dinamismo, algo determinante na era digital.
Trata-se de um passo extra para garantir que os empreendimentos se adaptarão à nova lógica do mercado nessa etapa digital. Garantir um lugar de destaque pode ser mais complicado quando não há foco na busca pelo enquadramento na lógica geral. O agile marketing tem um papel essencial para o fortalecimento das empresas.
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