Em um mercado tão competitivo é fundamental adotar boas estratégias para se destacar. Ter um diferencial competitivo é essencial para as empresas que desejam ser a primeira escolha do seu público-alvo. Esse diferencial é o que faz da sua marca única e mais interessante do que as concorrentes.
Diferencial competitivo: 6 dicas para desenvolver
Como explicamos acima, o diferencial competitivo é o atributo que torna a sua empresa única, aquilo que a destaca da concorrência. Confira a seguir 6 dicas de como desenvolver esse diferencial e alavancar a sua organização.
1. Nada de meio-termo
O diferencial competitivo é o que torna a empresa única de alguma maneira. Tal atributo pode ter relação a forma como o consumidor é atendido, ao produto oferecido ou até a sua logística.
O desafio é entender quais são as oportunidades para se diferenciar. Tentar superar os concorrentes em vários aspectos, como qualidade, preço, agilidade, entre outros, é uma estratégia equivocada.
Nenhuma marca conseguirá superar as demais em tudo, essa busca pode, inclusive, custar muito caro. Nesse processo é bem provável que a empresa chegue a um meio-termo em que se torna razoável em diferentes aspectos.
Porém, dificilmente as pessoas se lembram e valorizam o meio-termo. Sua empresa não será lembrada como a de menor preço, a de maior qualidade ou a mais inovadora.
2. Foque em ser o melhor no que realmente importa
Como explicamos acima, o meio-termo é um lugar bastante perigoso para uma empresa que deseja se destacar. Sendo assim, é essencial procurar por algo específico a que se dedicar. Quando as companhias são direcionadas para serem as melhores em algo, conseguem galgar um lugar na mente e no coração do público-alvo.
Para escolher em que a sua empresa será a melhor, é necessário entender o que os seus clientes desejam. Em alguns setores a qualidade é o mais relevante, em outros o preço final e em outros pode ser a agilidade de entrega. Uma forma de entender com mais clareza é ouvir seus clientes através de grupos focais.
O que parece relevante para a empresa pode não ser o que o público está buscando. O diferencial só é realmente competitivo se estiver alinhado com os anseios do seu público. Ouvir e absorver o que os consumidores têm a dizer é o que guiará todo o processo.
3. Treinamento da equipe
Para que sua empresa consiga desenvolver seu diferencial competitivo na prática é essencial que tenha o suporte de uma equipe devidamente alinhada e treinada. A equipe precisa assumir o compromisso de fazer da marca a melhor no que ela se propõe a ser. Oferecer treinamento para a equipe é determinante para que as realizações possam acontecer.
Fazer reuniões para debater e melhorar a estratégia competitiva contribuirá para o crescimento corporativo. Invista também na qualificação das equipes criando programas de treinamento e desenvolvimento.
Os colaboradores devem receber feedbacks para que possam potencializar os seus pontos fracos. A cultura do feedback, tanto positivo quanto de pontos a melhorar, é a base para a construção de um diferencial competitivo.
Somente quando existe uma troca relevante entre líderes e liderados é possível resolver as pendências que surgem. Os desafios se tornam mais fáceis de serem solucionados quando se está em um ambiente que favorece o diálogo. Se os colaboradores trabalham com mais satisfação, a tendência é que transmitam esse sentimento para os clientes. Assim o processo final é enriquecido.
4. Crie uma experiência de compra satisfatória
Os consumidores desejam ter uma experiência de compra diferenciada e inesquecível. Entender que são importantes e bem acolhidos pela marca ajuda a desenvolver um vínculo mais forte.
No momento de pensar em como será essa experiência de compra, foque em oferecer algo que não pode ser encontrado na concorrência. Para muitos clientes a qualidade da experiência de compra é o que faz a diferença.
Para trabalhar na melhoria da experiência de compra é interessante entender como o cliente vivencia a compra nesse momento. Pesquisas de satisfação ajudam a ter respostas cruciais.
Será que os clientes estão plenamente satisfeitos? Algo no atendimento os desagrada? As pontuações feitas podem ser usadas como base para melhorar a experiência de maneira que com o tempo os clientes tenham exatamente aquilo que desejam.
5. Atenção aos dados
Acompanhar dados e índices é essencial para delinear uma estratégia sólida para o sucesso. Somente com um panorama completo é possível entender como os processos podem ser melhorados. Tendo processos bem resolvidos é possível entregar mais qualidade para os consumidores.
Para tornar mais fácil esse processo de gestão de dados, recomendamos o uso de softwares. A otimização permite ter mais credibilidade para acessar e entender os dados. Use a tecnologia a favor do crescimento da sua companhia, desenvolvendo assim o diferencial competitivo tão almejado.
6. Otimize os processos
Acima mencionamos que usar a tecnologia como sua aliada contribui para facilitar os processos. Nesta dica, reforçamos esse conselho, sugerindo a otimização das atividades da sua companhia. Todos os processos que podem se tornar digitais devem ser otimizados para que possam se tornar menos suscetíveis a erros.
Os avanços da tecnologia é o que ditam o ritmo de trabalho das organizações. Então, se uma empresa não adota soluções otimizadas pode ter dificuldades para se manter dentro da produtividade esperada. Ao adotar os recursos tecnológicos para a estrutura da sua organização é possível trabalhar com mais rapidez e ter mais qualidade.
A dica é investir tempo na investigação da melhor tecnologia para cada processo. Os colaboradores devem receber treinamento para que possam interagir corretamente com os novos mecanismos.
Com o passar do tempo, a otimização começa a se refletir em melhores índices de vendas. A qualidade dos serviços prestados pela companhia faz toda a diferença para que ela se torne a primeira opção do público-alvo.
Aplique essas dicas na sua empresa e desenvolva o seu diferencial competitivo!