10 Dicas para alavancar seus resultados através das redes sociais

Homem usando celular

Saiba como usar as redes sociais para divulgar a sua empresa.

Já não é segredo para ninguém o grande potencial que as redes sociais possuem para alavancar os resultados de uma empresa. Entretanto, nem todos sabem quais estratégias usar para alcançar esse objetivo.

Ter um bom planejamento e contar com uma equipe especializada é importante para chegar lá. Afinal de contas, o fato de sermos todos usuários das redes em momentos de lazer não significa que saibamos utilizá-las para fazer negócio.

Por outro lado, isso não significa delegar totalmente essa missão e não ter qualquer interesse no assunto. Conhecer e entender as redes sociais como meios de negócio é imprescindível para que se possa trabalhar em conjunto com os especialistas.

Inclusive, é importante que a empresa tenha uma “cara”, ou seja, uma ou mais pessoas que irão aparecer nos vídeos e interagir com os seguidores. Esse tom pessoal gera aproximação com o público e maximiza os resultados.

Neste artigo você irá conferir 10 dicas que poderão ajudar a alavancar seus resultados através das redes sociais. Boa leitura!

Vantagens das redes sociais para alavancar resultados

No passado, para alavancar os resultados de uma empresa era necessário se desdobrar para fazer anúncios nas rádios, jornais, outdoors, espalhar cartazes e folhetos na rua etc.

Esses meios, além de caros, não garantiam que o público-alvo almejado seria alcançado. Então, veio a internet e abriu um leque de possibilidades para se fazer marketing. O grande diferencial do ambiente digital é a possibilidade de segmentação, ou seja, de otimizar os custos e criar anúncios direcionados.

Embora também seja necessário realizar investimentos financeiros, os valores são aplicados de forma mais inteligente. Além disso, também dá para realizar muitas ações sem custo. Assim, se aumenta os retornos obtidos, o que é ótimo para qualquer empresa.

Como alavancar resultados através das redes sociais?

Confira as dicas que preparamos para obter resultados extraordinários para sua empresa através das redes sociais.

1. Entenda seu público-alvo

A primeira ação para alavancar resultados através das redes sociais é entender o seu público-alvo, incluindo gostos, necessidades e outras características relacionadas ao comportamento.

Sem dar esse passo é praticamente impossível obter bons resultados. Afinal de contas, o grande objetivo das redes sociais é criar diálogos com o público. Logo, é necessário conhecê-lo para definir uma série de pontos dessa “conversa”.

2. Tenha uma identidade visual

Uma identidade visual é tudo nas redes sociais, o que inclui uma logomarca que expresse características da empresa, um conjunto de cores, tipografia e o estilo do design como um todo. É esse o detalhe que fará com que as pessoas batam o olho em uma publicação e saibam de qual marca é.

3. Defina o tom de voz da empresa

Assim como o aspecto visual é importante, a forma como uma empresa se comunica nas redes sociais também é. Por isso, é preciso definir um tom de voz para a companhia, o que inclui a forma como as mensagens serão passadas, se será uma linguagem mais formal ou informal e assim por diante.

Basicamente, empresas voltadas para o público jovem pedem uma linguagem mais descontraída. Da mesma maneira que quando o público é formado por um perfil de pessoas mais velhas e de determinada profissão, por exemplo, pede-se um pouco mais de seriedade.

4. Produza conteúdo de qualidade

O conteúdo é o grande destaque das redes sociais, é por ele que milhões de pessoas acessam essas plataformas todos os dias. Simplesmente publicar anúncios de produtos e serviços não irá atrair praticamente ninguém.

É necessário que as postagens ofereçam algum valor aos seguidores, seja uma dica interessante, uma frase que gera reflexão, uma imagem bonita com algum significado. É preciso encontrar formas de conectar esses conteúdos com a empresa.

5. Mantenha a constância

Um post publicado ontem nas redes sociais, hoje já não será mais visto. É por isso que a constância é tão importante, para que a sua empresa continue viva na memória das pessoas, é isso que irá atrair clientes fiéis.

6. Crie conexão com o público

Você já percebeu como certas marcas conseguem realmente se conectar com seu público? Em vez de meros seguidores e clientes, eles se tornam verdadeiros fãs da marca. Isso é fantástico e deve ser construído ao longo do tempo, com publicações que aproximam e oferecem valor.

7. Invista em parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são um fenômeno que surgiu nos últimos anos. Pessoas com perfis nas redes sociais que conquistaram um grande público. Elas compartilham sua rotina, ideias, objetivos e, assim, atraem seguidores que se identificam.

Ao fechar uma parceria de divulgação com um influenciador digital, o objetivo é que parte do seu público se interesse pelo produto divulgado. Esse mercado vem crescendo vertiginosamente por conta dos retornos que é capaz de trazer.

Entretanto, é preciso que a estratégia seja muito bem pensada e, mais do que números, seja levado em conta o perfil do público e o engajamento. Muitas vezes, um influenciador com 20 mil seguidores pode trazer mais resultados do que outro com 200 mil.

8. Crie conteúdos compartilháveis

Além de oferecer conteúdo de valor, é interessante criar também postagens que sejam compartilháveis. Pode ser uma mensagem engraçada, uma frase criativa, uma informação útil, uma pergunta. O foco deve estar em estimular o público a compartilhar e aumentar o alcance do perfil da sua empresa.

9. Explore os recursos das redes sociais

Cada rede social tem o seu conjunto de recursos. O Instagram, por exemplo, conta com: postagem no feed, vídeos longos e curtos, stories, enquetes, perguntas e respostas, contador regressivo etc.

Explore todas as ferramentas! Elas foram criadas para estimular o engajamento, além disso, quando você as utiliza, os algoritmos dão mais destaque para a sua publicação, o que também aumenta o alcance.

10. Participe de ações que gerem visibilidades

Por fim, busque participar de ações que gerem visibilidade nas redes, como eventos, ações sociais, concursos culturais. Quanto mais as pessoas tiverem contato com a sua marca, melhor!

Conhecer as principais ações para alavancar seus resultados através das redes sociais permitirá que trabalhe em conjunto com os especialistas e obtenha retornos cada vez melhores!

Você já usa as redes sociais para divulgar a sua empresa? Em que pontos acha que pode melhorar? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores!

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