A burocracia é um dos principais impeditivos de crescimento das empresas. Considerando essa questão, é interessante conhecer a técnica de administração contemporânea chamada downsizing. O foco dessa ferramenta está no setor de recursos humanos e visa reduzir os processos burocráticos, otimizando o cotidiano de trabalho. Uma das principais consequências é a redução de custos.
No contexto corporativo brasileiro, é cada vez mais urgente apostar nessa desburocratização das rotinas de trabalho. O mercado nunca esteve tão competitivo e aquecido, sendo relevante estar preparado para responder às expectativas dos clientes. Continue lendo para entender o que é e como aplicar o planejamento estratégico conhecido como downsizing.
O que é downsizing?
A palavra downsizing pode ser traduzida para o português como “achatamento” ou “redução de tamanho”. O objetivo dessa técnica é o de achatar, reduzir ou eliminar processos que são desnecessários e que apenas engessam o andamento da empresa. Essa estratégia nasceu na década de 1970, nos Estados Unidos, com foco na redução de gastos.
Naquela época, a estratégia de downsizing era relacionada a uma situação de quase falência. Os especialistas indicavam a aplicação desse achatamento em organizações que estivessem enfrentando sérios problemas financeiros, como um último recurso. No entanto, atualmente, a estratégia de downsizing é aplicada com sucesso em empresas do mundo todo e de vários setores.
Em linhas gerais, downsizing consiste em uma estratégia de gestão que visa tornar a empresa o mais enxuta quanto possível. Reduz gastos e a burocracia do dia a dia de trabalho, eliminando cadeias hierárquicas desnecessárias para a boa condução administrativa. Os colaboradores passam a contar com mais autonomia. Dispensar processos engessados é essencial para que as companhias se tornem mais produtivas e lucrativas.
Downsizing no Brasil
No Brasil, a estratégia de downsizing passou a ser adotada pelas empresas a partir da década de 1980. Nesse período, a estratégia já contava com técnicas e tecnologias mais bem desenvolvidas.
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Quais são os objetivos do downsizing?
Os objetivos da aplicação da estratégia de downsizing podem ser de curto e longo prazo. Na categoria de curto prazo não tem como não destacar a redução de custos e a reestruturação corporativa com a eliminação de hierarquia desnecessária. Dentre os objetivos de longo prazo, ganha destaque o investimento em crescimento sustentável do empreendimento e modernização do negócio.
Embora tenha objetivos bastante relevantes, o downsizing demanda a realização de um planejamento cuidadoso. É preciso alinhar as estratégias que serão adotadas com os objetivos gerais do empreendimento. Lembre-se que antes dos objetivos do downsizing estão os objetivos e metas do seu negócio.
Como identificar o momento correto de implementar o downsizing?
Há alguns indicativos que podem te ajudar a identificar que é o momento ideal para implementar o downsizing na sua empresa. Dois desses indicadores que devem ligar o sinal de alerta são: queda de produtividade e redução de lucratividade. Esses índices apontam para uma potencial estagnação ou até retrocesso da companhia.
Ao observar esse tipo de problema, é necessário que o gestor comece a pensar em formas de enxugar processos e custos. Identificar o momento certo para implementar essa estratégia é o primeiro passo para alcançar o sucesso. No entanto, é essencial saber qual é a melhor forma de realizar essa implementação. Lembre-se de que cada empresa tem suas necessidades e peculiaridades.
Como aplicar o downsizing?
Os gestores que decidem adotar a estratégia do downsizing devem estar cientes de que não é uma tarefa que se conclui rapidamente. Para obter sucesso, é fundamental ter pleno conhecimento do contexto interno e externo da empresa. Uma forma de tornar esse processo mais bem executado é observar um conjunto de boas práticas para a aplicação da estratégia do downsizing, confira abaixo.
Análise de custos operacionais e de produção
É fundamental analisar de forma minuciosa os custos operacionais e de produção da companhia. Para tornar mais fácil o entendimento, o ideal é elencar de acordo com o grau de relevância.
Substituição ou eliminação de custos
A partir do panorama obtido pela análise acima, determine quais custos podem ser substituídos por outros menos significativos ou eliminados. Há uma série de custos que não são relevantes para a operacionalidade da empresa. Em muitos casos, eles vão passando despercebidos por estarem camuflados.
Simplificação da estrutura organizacional
Esse é um dos principais objetivos da adoção da técnica de downsizing, simplificar a estrutura organizacional. O gestor deve buscar reduzir e eliminar cargos que não contribuam significativamente para o bom funcionamento da companhia. Dê uma atenção especial para a simplificação dos níveis hierárquicos. Quanto mais hierarquia existe na estrutura empresarial, mais burocracia é criada.
Invista na aproximação de lideranças e equipes
A gestão contemporânea reconhece o valor de contar com uma estrutura corporativa mais horizontal. A aproximação entre líderes e suas equipes é crucial para alcançar os melhores resultados. Como a proposta do downsizing é eliminar a hierarquia desnecessária, é importante estimular a queda de barreiras entre os colaboradores.
Melhor distribuição de responsabilidades
O downsizing não precisa, necessariamente, levar ao desligamento em massa de colaboradores. Uma forma de aplicar essa estratégia sem grandes cortes de pessoal é redistribuir as responsabilidades.
Em muitos casos, não há problema com a quantidade de funcionários e sim com a forma como eles estão divididos. Esse é um bom momento para avaliar o alinhamento entre colaboradores e suas posições na companhia.
Adoção de metodologias de avaliação de desempenho
Avaliações de produtividade e desempenho dos colaboradores são ferramentas para ajudar a guiar o seu desenvolvimento. O primeiro ponto importante diz respeito ao entendimento de que essas avaliações visam contribuir com o crescimento dos colaboradores. Os líderes podem usar essas avaliações para direcionar cada colaborador para uma função mais adequada ao seu maior potencial.
Terceirização
Terceirizar serviços que não são relativos à operacionalidade da empresa, como limpeza e segurança, é uma forma de achatar a estrutura corporativa.
Otimização
Por fim, investir em tecnologia também é uma forma de cortar custos e tornar a empresa mais produtiva. Recursos e ferramentas tecnológicos são os grandes aliados de empreendimentos de diferentes setores.
Downsizing é uma estratégia focada em reduzir custos e a distância entre os níveis hierárquicos! Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Imagem: Por Polarpx
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