6 Dicas para te ajudar a superar uma concorrência desleal

competição entre empresários

Confira dicas de como superar a concorrência desleal.

O mercado está cada vez mais competitivo e nem toda concorrência se dá de forma honesta. Infelizmente, em diferentes segmentos é comum que haja concorrência desleal. Aprender a lidar com esse tipo de concorrente é fundamental para se consolidar em uma posição de destaque sem precisar recorrer aos mesmos artifícios.

Ao identificar que seus concorrentes não medem esforços para vencer o seu empreendimento, é essencial saber como se portar. Fixar seu empreendimento em um ponto do mercado com firmeza e sem recursos baixos é imprescindível para o sucesso.

No artigo a seguir apresentaremos dicas de como superar a concorrência desleal sem desgastes e sem se colocar em situações mercadológicas ruins. 

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Concorrência desleal: confira 6 dicas de como superá-la

Quando os concorrentes tomam atitudes de qualquer natureza para se manter como a primeira escolha dos consumidores é imprescindível saber como agir. Confira abaixo 6 dicas de como lidar com uma concorrência que não conhece limites para tentar captar os seus clientes.

1. Faça uma análise completa da concorrência

Identificar quais são os concorrentes desleais é o primeiro passo para traçar uma estratégia de ação. Observe atentamente quais são os movimentos feitos pelas companhias que atuam em um mercado similar ao seu. É interessante ter e manter um relatório atualizado a respeito de informações operacionais e estratégicas da concorrência.

Tal documento deve ser um tipo de raio-X dos concorrentes que possibilita ao seu empreendimento identificar os diferentes posicionamentos. Essa análise ajudará a ter um panorama de informações valiosas para a sua empresa. Alguns dos seus concorrentes tomam alguma atitude estratégica com o único objetivo de prejudicar os outros integrantes do mercado? Essa resposta é fundamental para entender se há uma concorrência desleal. 

2. Desenvolva técnicas de aperfeiçoamento

Sua empresa tem concorrentes que utilizam estratégias de preços abaixo do custo para tentar desestabilizar o mercado? Saiba que não é necessário responder na mesma moeda. Seus concorrentes não poderão manter essa política de preços para sempre e o melhor a fazer é estabelecer para o seu empreendimento uma estratégia de foco na qualidade.

O gestor deve ter em mente que sempre há processos que podem ser aprimorados. O ideal é olhar para seus produtos/serviços e entender como eles podem ser melhorados para atender mais satisfatoriamente as demandas dos clientes. 

É interessante nesse processo de melhoria adotar as práticas de benchmarking, que nada mais é do que conhecer as práticas das concorrentes. Comparativamente, a sua empresa está acima, abaixo ou no mesmo patamar? 

Outra metodologia que pode ser utilizada para aperfeiçoar a performance da sua companhia é a análise SWOT. Em português, a sigla SWOT se torna FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). É uma técnica que ajuda a entender quais são os pontos fortes e fracos da sua organização, assim como as oportunidades e as ameaças do cenário externo. 

3. Trabalhe para agregar valor ao seu produto/serviço

Quando se está em um mercado em que a concorrência é desleal, se torna ainda mais relevante agregar valor ao seu produto/serviço. Aquilo que sua companhia oferece deve representar algum conceito, posicionamento ou entregar status para o consumidor.

É interessante pontuar que essa estratégia foi por muito tempo empregada no mercado de itens de luxo. Contudo, atualmente, é usada para diferentes tipos de produtos/serviços.

O produto/serviço ser bom e ter um preço acessível já não é mais o bastante. Logo, é necessário entender qual é o valor que seu produto/serviço agrega para quem o compra. Se não souber qual é o valor, é essencial se atentar para a percepção de algum diferencial técnico. Em qual momento da vida do consumidor esse produto/serviço se encaixa? 

Ao identificar qual é o momento é necessário se perguntar como fazer com que o cliente associe a sua marca a esse instante. Observe qual é a característica que mais combina com seu produto/serviço e invista para que essa associação seja feita. O destaque deve ficar para aquilo que a marca pode oferecer ao consumidor. 

4. Invista na inovação incremental

Muito se fala atualmente sobre a inovação disruptiva, aquela em que uma ideia muda completamente todo um mercado. Nesse modelo há geração de grandes riquezas para quem se dispôs a investir nessa inovação. Podemos citar como exemplos de disrupção a Netflix e a Uber. 

Exatamente porque entrega resultados grandiosos, a inovação disruptiva é o modelo mais procurado pelas companhias. Porém, outro caminho com excelentes chances de crescimento é o da inovação incremental. Esse tipo de inovação se baseia na melhoria de práticas ou produtos que já existem no mercado. 

Ainda que não seja tão famosa, a inovação incremental apresenta a vantagem de ser acessível a todos. Também propicia melhorias para empresas de todos os setores. Essa forma de inovação deve ser estimulada dentro dos empreendimentos por meio da criação de um ambiente organizacional agradável. Quando os colaboradores são estimulados tendem a realizar o trabalho com mais foco na melhoria. 

5. Invista na capacitação da equipe

Enquanto seus concorrentes adotam estratégias com foco em derrubar os outros membros do mercado, a sua companhia deve investir na qualificação da equipe de vendas. Os colaboradores da área de vendas devem receber uma atenção especial dos gestores das empresas, afinal são eles que têm contato direto com os consumidores.

Investimentos em treinamentos e capacitações são essenciais para que a organização se mantenha numa crescente constante. No entanto, é claro que não se deve deixar de investir no treinamento de membros de outros setores. Lembre-se que as empresas são como organismos vivos e todas as partes têm alguma participação para a manutenção da vida. 

6. Excelência no atendimento

A evolução tecnológica das últimas décadas fez com que o perfil dos consumidores mudasse completamente. Se antes os recursos colocavam os consumidores em uma posição passiva, agora oferecem a possibilidade de escolher ativamente de qual marca comprar.

O atendimento, tanto no pré quanto no pós-venda, deve ter como principal foco a excelência. Mesmo que o perfil do consumidor tenha mudado, algo se manteve igual, o desejo por receber o melhor das marcas em que se investe. As pessoas desejam ter qualidade tanto do produto/serviço que compram quanto do atendimento. 

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