Devido à dinamicidade do mercado de trabalho, as empresas estão frequentemente em busca de novos colaboradores para integrarem suas equipes. Porém, muitas vezes, elas se deparam com a dificuldade de encontrar profissionais que atendam às exigências do cargo, tornando o processo seletivo mais longo do que o esperado.
Neste sentido, acredito verdadeiramente na importância de todo e qualquer tipo de profissional que compõe o mercado de trabalho atual manter-se preparado para lidar com os desafios existentes, para que assim possa potencializar os resultados de alcançados em sua carreira e contribuir para o sucesso da empresa para a qual presta serviço.
Sabendo disso, convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer as principais qualidades buscadas pelos avaliadores em uma entrevista de emprego, para que assim você saiba como se preparar e adquirir as competências que lhe faltam para alcançar o cargo que almeja. Confira!
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Competências mais buscadas pelas organizações
Hoje em dia, ter concluído um curso de ensino superior é algo realmente importante no mercado de trabalho, no entanto já não é mais o suficiente e nem garantia de sucesso em uma entrevista de emprego. É preciso mostrar aos recrutadores que suas aptidões atendem às especificidades da atividade para a qual se está concorrendo, e que seus atributos podem fazer a diferença no ambiente de trabalho e para os resultados extraordinários da empresa de uma forma geral.
Veja, a seguir, quais são as competências mais buscadas pelos recrutadores e tenha sucesso nas entrevistas de emprego das quais participar:
Adequação às mudanças
Atualmente, os cenários interno e externo das empresas são muito dinâmicos e passam por mudanças constantes. Por isso, estar apto a se adequar a cada uma delas se tornou uma qualidade essencial, pois somente assim a empresa terá condições de contar com a sua expertise nos momentos em que todos forem pegos de surpresa e o vento mudar de direção.
Iniciativa e proatividade
Trata-se de uma característica que você, enquanto profissional, deve expressar sempre, e que vale tanto para ser bem visto na empresa como em outros âmbitos da vida social. Pessoas que não se prontificam a realizar atividades — ou fogem delas — que não são proativas, acabam sendo vistas com maus olhos e dificilmente têm a oportunidade de integrar uma equipe de trabalho produtiva e construtiva.
Criatividade e inovação
Pessoas criativas conseguem visualizar os cenários de maneira diferenciada, propondo soluções inovadoras e que incrementam o trabalho e a qualidade do produto oferecido pela empresa. Caso você não se considere uma pessoa criativa, não desanime: é possível, sim, desenvolver a sua criatividade e atender às expectativas organizacionais, efetivamente e na prática.
Solucionar problemas
Além de mostrar que tem iniciativa de empreender esforços para solucionar problemas, é necessário que você realmente o faça no dia a dia. Pessoas com capacidade analítica e de raciocínio lógico apurado são capazes de prover soluções mais rápidas às situações ameaçadoras. Possuir bom entendimento e visão ampla da empresa pode auxiliar na velocidade da resposta ao problema.
Comunicação e relacionamento interpessoal
Essencial para o bom desenvolvimento das atividades do dia a dia, a capacidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal atribui celeridade aos processos e evita erros associados a problemas para se comunicar e se expressar com maestria. São características indispensáveis para cargos de liderança e de gestão, sendo cruciais em negociações com fornecedores e contatos com clientes.
Trabalho em equipe
Competência e adequação ao cargo não servirão de nada se você não conseguir trabalhar em grupo. Em uma organização, praticamente todos os trabalhos desenvolvidos têm a participação de outras pessoas, e é essencial saber lidar com todos de forma construtiva e amistosa.
Habilidades técnicas
Além das habilidades comportamentais, que têm sido cada vez mais exigidas dentro dos mais diversos tipos de empresas, é necessário também demonstrar na entrevista de emprego que você tem a competência técnica necessária para desempenhar bem as funções relacionadas ao cargo para o qual está concorrendo a um vaga.
Procure deixar claro no currículo tudo aquilo que você sabe fazer e sempre que tiver oportunidade fale sobre cada uma delas na entrevista de emprego, sem parecer arrogante ou prepotente.
Foco
Hoje em dia tem sido cada vez mais difícil manter o foco no trabalho e os recrutadores sabem disso. Neste sentido, durante a entrevista, algo que você deve sempre demonstrar é que você é um profissional verdadeiramente focado, comprometido em entregar suas atividades dentro do prazo programado e que não perde a sua concentração com cada mensagem que chega em seu smartphone ou na caixa de entrada do seu e-mail.
Sabendo demonstrar esta competência, você com certeza ganhará ainda mais pontos com o avaliador que está diante de você, pois este saberá que se trata de alguém cada vez mais raro e procurado atualmente pelas empresas.
Organização
Outra dificuldade que muitos profissionais também enfrentam atualmente é para manter a sua rotina de trabalho organizada. Isso porque estes acabam tendo que lidar com uma infinidade de tarefas e demandas ao longo do dia, que os leva a ter dificuldades para se organizar e ao mesmo tempo otimizar suas atividades da melhor maneira possível.
Diante disso, é fundamental mostrar que você tem esta capacidade ao longo da entrevista de emprego, pois ela é verdadeiramente importante para que você se destaque e conquiste a vaga almejada.
Inteligência emocional
Como eu disse mais acima, são diversos os desafios a serem enfrentados todos os dias no ambiente de trabalho e que podem acabar desestabilizando até mesmo aqueles que possuem o jogo de cintura necessário para lidar com cada uma das adversidades que surgem.
Assim, demonstrar que você é capaz de manter a calma em momentos de pressão, que consegue pensar em soluções assertivas para os problemas e que não se deixa levar pelo desespero quando este tenta tirar você do seu eixo, vai fazer com que os recrutados tenham um olhar diferenciado com relação ao profissional que você é.
Motivação
Contar com profissionais motivados e entusiasmados e tudo que todo e qualquer tipo de empresa busca em seu quadro de colaboradores atualmente. Isso porque estes são indivíduos que têm a capacidade de realizar o seu trabalho com muito mais empenho e dedicação e que conseguem contagiar todos aqueles que estão ao seu redor a fazerem o mesmo.
Além disso, colaboradores motivados são verdadeiramente resilientes e persistentes, ou seja, não desistem diante do primeiro obstáculo e permanecem leais à empresa, dando sempre o melhor de si para atender suas expectativas, ajudando-a a alcançar os resultados extraordinários que deseja.
Diante disso, investir nesta característica durante a entrevista de emprego vai garantir que você se destaque aos olhos do avaliador e tenha cada vez mais chances de conquistar a vaga para a qual está concorrendo.
Se você acredita que ainda precisa desenvolver melhor alguma destas competências, saiba que isso é perfeitamente possível. Não desanime, acredite no seu potencial infinito , aprimore suas habilidades e atente-se às dicas para obter sucesso nas próximas entrevistas de empregos das quais participar.
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