Trabalhar faz parte de nossas vidas e é o trabalho que edifica os indivíduos. Essa importante etapa é iniciada no começo da fase adulta, influenciada principalmente pelo amadurecimento e pela necessidade de subsistir. A busca pelo primeiro emprego pode ser bastante desafiadora. Se você está em busca do primeiro emprego, este artigo fará toda a diferença neste processo. Aqui estão algumas dicas poderosas para construir seu primeiro currículo e aumentar suas chances de conseguir uma entrevista.
[php_everywhere instance=”2″]
Currículo: seu primeiro cartão de visitas
O currículo é a ferramenta mais utilizada para iniciar seleções de emprego e, por isso, é importante que esta esteja adequada às formalidades exigidas e que forneça as informações essenciais sobre o candidato.
O primeiro fator a ser considerado é a vaga desejada: de acordo com ela, você pode saber quais informações são importantes para a empresa que está contratando, evitando o acúmulo de informações desnecessárias e exibindo um perfil mais específico e próximo do que está sendo exigido. Isso significa que incluir workshops de artes plásticas em um currículo que será entregue a uma empresa de auditoria contábil, por exemplo, não é relevante e não será considerado um diferencial.
Como se trata de um primeiro emprego, não existe experiência profissional. Nesse caso, é importante ressaltar que você possui potencial para crescer e que está sempre buscando adquirir novas competências e aperfeiçoar as que já tem. Participação em eventos e congressos, atividades extracurriculares e domínio de línguas estrangeiras são alguns quesitos que demonstram seu potencial e um constante interesse em evoluir. Vale também colocar seus cursos que sejam congruentes com a vaga.
Como montar o seu currículo com excelência
Como foi dito anteriormente, o currículo é seu cartão de visitas e o primeiro contato que a empresa terá com você. Por isso, é importante que ele seja organizado de maneira que cause boas impressões para seus futuros empregadores. Veja como montar seu currículo com as dicas abaixo.
1 – Formatação
Em um arquivo de texto com página tamanho A4, escreva suas informações alinhadas à esquerda, com fontes comuns e de leitura facilitada, como Arial ou Calibri. É importante que a formatação siga um padrão e que as informações estejam organizadas e dispostas igualmente. Utilize negrito para subtítulos como objetivo profissional, habilidades técnicas e experiência.
No início do currículo, insira seus dados pessoais: comece pelo seu nome, que deve ficar em destaque no topo, e depois coloque informações de estado civil, idade, nacionalidade, endereço completo, telefones para contato e correio eletrônico. Após esse cabeçalho, insira os seguintes itens na ordem, separando-os em subtítulos.
2 – Deixe claro seu objetivo profissional
Nesta etapa é importante que você mostre suas intenções e anseios profissionais. Aqui você vai discorrer sobre o área que deseja ingressar, que deve estar relacionada à vaga desejada na empresa.
3 – Resumo das qualificações e competências
Inclua aqui todas suas aptidões que estejam relacionadas com o cargo desejado. De forma resumida, pontue as informações positivas sobre você e procure chamar a atenção dos recrutadores.
4 – Formação acadêmica / Formação escolar
Insira as últimas formações primeiro, as que estão em andamento e as que foram concluídas. Cada formação deve conter o nome da instituição em que foi realizada, nome do curso, ano de realização e previsão de conclusão.
5 – Experiência profissional / trabalhos voluntários
Caso você já tenha realizado alguma atividade profissional relacionada com a vaga pretendida, mesmo que em organizações da universidade ou de maneira voluntária em outras instituições, insira neste campo. Disponha suas experiências por data, iniciando pelas mais recentes, e coloque as atividades e responsabilidades que possuía.
6 – Cursos
Relacione os cursos extracurriculares que realizou e que sejam relevantes para o cargo pretendido, iniciando com os mais recentes e em seguida, com os mais antigos. Indique nome da instituição, mês e ano de realização do curso e a carga horária.
7 – Idiomas
Inclua os idiomas em que você pode se comunicar e o nível de fluência que possui, podendo ser qualificado em básico, intermediário, avançado e fluente.
[php_everywhere instance=”2″]
8 – Informática e tecnologia
Relacione os programas de computador que domina, mas apenas aqueles que são relevantes para a função que visa ocupar.
9 – Outras informações
Informe a realização de intercâmbios acadêmicos, hobbies e práticas esportivas, sempre que estas atividades tiver alguma relação com a função desejada, com a empresa ou que demonstrem alguma qualidade do profissional.
Tenha em mente que as informações de seu currículo serão postas à prova pelos entrevistadores, então não convém mentir. Seja sincero, conciso e direto. Evite incluir foto — a não ser que seja exigido —, número de documentos pessoais, nome de pais e de contatos profissionais, o título “Currículo”, informações negativas, pretensão salarial, certificados e data e assinatura.
Com currículo pronto e enviado, é hora de esperar por um convite para entrevista e se preparar bastante para ela. Estude um pouco sobre a empresa, sobre o processo seletivo e examine algumas dicas para ter sucesso numa entrevista de emprego.
Copyright: 469106330 – https://www.shutterstock.com/pt/g/blackregis
[php_everywhere instance=”1″]