A Análise Pestel (ou PEST) é uma excelente ferramenta para compreender os fatores externos com potencial de impactar uma empresa. Pode ser utilizada em companhias de todos os portes. Essa análise contribui para um uso mais correto dos recursos a partir de uma compreensão mais ampla do cenário. Continue lendo para entender melhor.
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O que é Análise Pestel?
Consiste em uma ferramenta voltada para o entendimento dos fatores externos da companhia, como a situação política e econômica do país. Basicamente, se trata de olhar com mais atenção para fatores que podem ser impactantes. Para chegar a uma visão macro, esse método separa os fatores externos em tópicos a serem analisados. Os fatores são os seguintes:
- P – políticos
- E – econômicos
- S – sociais
- T – tecnológicos
- E – ecológicos
- L – legais
As iniciais dos fatores deram origem ao nome Análise Pestel.
Conheça os fatores da Análise Pestel
Utilizando a matriz Pestel é possível ter um quadro completo a respeito do ambiente macro da empresa. A seguir explicaremos mais sobre os fatores componentes dessa análise.
Fatores Políticos (P)
Dentro dos fatores políticos estão abarcadas a estabilidade ou instabilidade política, assim como a política governamental. Também são considerados pontos, como a existência de corrupção, andamento do comércio exterior, legislação trabalhista e ambiental, restrições comerciais, entre outros.
Em linhas gerais, esse fator considera o nível de interferência do governo na economia. Observa-se como está a atratividade do mercado e quais são os impactos que o governo pode causar ao país em diferentes âmbitos.
Fatores Econômicos (E)
Fatores econômicos objetivam a análise do crescimento econômico, câmbio, juros, inflação, taxa de desemprego etc. Esses fatores podem ser classificados em dois grupos: microeconômicos e macroeconômicos.
Os fatores microeconômicos se relacionam com a forma como os consumidores usam sua renda. Os fatores macroeconômicos estão voltados para as condições gerais de oferta e procura. Através desses fatores são analisados o poder de compra, tipos de oferta entre outros aspectos.
Fatores Sociais (S)
Considerando influências culturais e crenças do público-alvo, é possível compreender o ambiente social em que a companhia está inserida. A base para essa análise são os dados, como os demográficos, opiniões sociais, normas, interesses e costumes. Ajuda o setor de marketing a segmentar os clientes da marca.
Fatores Tecnológicos (T)
É uma das categorias mais relevantes, uma vez que são eles que determinam a forma como as empresas irão se comunicar e interagir. Esses fatores são determinantes para entender qual é o nível de inovação e conhecimento tecnológico.
Fatores Ecológicos (E)
A preocupação com o meio ambiente está no topo das prioridades dos consumidores atuais. Já existe um forte movimento de consumidores que preferem comprar de empresas que se mostram socialmente comprometidas com a ecologia. Por esse motivo, é muito importante analisar esses fatores.
Dentre os fatores ecológicos estão o clima, mudanças climáticas e questões ambientais. Tem sido relevante para as companhias desenvolverem projetos baseados em responsabilidade social e ambiental.
Fatores Legais (L)
Nesta categoria são analisadas as questões relativas à segurança dos produtos e à legislação do setor. Devem ser considerados pontos como os direitos do consumidor, equidade de oportunidades, leis de discriminação, leis de direitos autorais, entre outras. Esses fatores contribuem para que as empresas trabalhem com sucesso e sem problemas no âmbito jurídico.
Importância da Análise Pestel
A Análise Pestel é essencial para o planejamento estratégico porque ajuda no entendimento do cenário em que a companhia está inserida. Conhecendo o macroambiente, é possível tomar decisões mais interessantes para o sucesso corporativo. Essa ferramenta é importante para a detecção de ameaças e oportunidades, assim como para ter uma visão mais objetiva do ambiente externo.
Essa ferramenta pode ser usada para o planejamento dos próximos passos, no sentido da expansão da empresa. Inclusive, a Análise Pestel é uma ótima aliada para quem está planejando dar os primeiros passos para abrir uma empresa.
Como fazer a Análise Pestel?
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância da Análise Pestel, vai gostar de saber como fazê-la. Confira, a seguir, os três passos.
Passo 1 – Brainstorming a respeito dos fatores
Para começar bem, é essencial reunir a sua equipe para um brainstorming a respeito de cada fator. Eles contam com algumas perguntas que podem ser feitas ao seu respeito para que sejam exploradas ameaças e oportunidades externas. Por exemplo, quando estiver realizando o brainstorming dos fatores políticos, pode questionar:
- Qual a situação política atual do país e quais impactos ela pode ter?
- Quando acontecerá a próxima eleição e como ela pode afetar o setor?
- Quais as restrições impostas pelo governo?
- Há outros fatores políticos que podem mudar? Quais? Como eles podem afetar a companhia?
Elabore perguntas alinhadas com cada um dos fatores da Análise Pestel. A partir das respostas, será possível detectar as oportunidades e ameaças. Algo imprescindível para os passos seguintes.
Passo 2 – Brainstorming das oportunidades
Um dos principais objetivos da Análise Pestel é detectar oportunidades, observando o ambiente externo. O primeiro passo serve para identificar possibilidades de crescimento para a companhia. Por exemplo, se a maior parte da população está voltada para o consumo de produtos sustentáveis, a sua empresa pode se adaptar para atender essa demanda.
Neste passo, é necessário listar as oportunidades que o mercado oferece para o crescimento da sua marca. Inclua na sua matriz Pestel apenas os fatores que oferecem oportunidades. Os fatores que não oferecem nenhuma oportunidade devem ser excluídos da matriz.
Passo 3 – Brainstorming das ameaças
O brainstorming do passo três se caracteriza por ser focado nas ameaças. Liste todas as potenciais ameaças para sua empresa presentes em cada um dos fatores externos. Trata-se de um passo determinante para que a organização consiga planejar as suas ações com mais chances de sucesso. Fatores que não contiverem nenhuma ameaça para a sua companhia devem ser excluídos da matriz Pestel.
Dica: a Análise Pestel é focada apenas no. ambiente externo (oportunidades e ameaças), dessa forma, recomendamos associá-la à análise SWOT. A última considera também os fatores internos (forças e fraquezas).
A Análise Pestel é uma excelente ferramenta para o planejamento da sua companhia! Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!
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