Você já parou para pensar sobre o papel das empresas, hoje em dia, para a construção de um mundo melhor? Por mais que achemos e muitas vezes deleguemos essa responsabilidade aos políticos e instituições governamentais, é importante compreender que todos nós, indivíduos e organizações, também temos a nossa parcela de responsabilidade.
As empresas, de pequeno, médio ou grande porte, também têm o dever de contribuir para que haja melhorias, no sentido de que as próximas gerações possam viver com qualidade e continuem empregando ações que mantenham o mundo em boas condições de vida.
Neste artigo, vamos compreender melhor a importância do aspecto social na atualidade, entender o que é o marketing social, conhecer os seus impactos sobre o mundo e analisar o que as empresas podem fazer nesse sentido. Além disso, você vai conferir 5 exemplos de sucesso de empresas que aderiram a esse tipo de marketing. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!
O aspecto social está em pauta. Por quê?
O Brasil e o mundo seguem como ambientes de elevada desigualdade social. Enquanto a vida de alguns é nitidamente mais tranquila e repleta de oportunidades, ainda há determinados grupos sociais que sofrem perseguições e que têm pouquíssimas oportunidades de prosperar.
Estamos falando de questões de gênero, de pobreza e de preconceitos dos mais diversos tipos. Além disso, não há como negar que as ações humanas, em benefício econômico, têm prejudicado o meio ambiente, seja pela poluição, seja pela incapacidade da natureza de acompanhar o nosso ritmo de consumo dos seus recursos.
Assim, é fundamental que as empresas ao redor do mundo tomem consciência do seu papel tão importante e coloquem em prática ações de marketing, não só para aumentar a sua lucratividade e expandir o seu poder de atuação, mas também para implementar melhorias.
Esses benefícios são para o universo como um todo e podem incentivar o público-alvo e a comunidade com a qual as empresas mantêm contato a desempenharem ações com esse objetivo também. Aliás, é fato que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento e priorizando as marcas que demonstram algum tipo de responsabilidade socioeconômica e ambiental.
Pensando em estimular e inspirar cada vez mais empresários e empreendedores, no Brasil e também fora dele, daremos alguns exemplos de empresas que já assumiram essa responsabilidade perante a sociedade e que utilizam o marketing social para realizar boas ações, que beneficiam pessoas que passam pelas mais diversas necessidades. Confira!
O que é marketing social?
A maioria das empresas foca no marketing tradicional, que tem como principal intuito vender algum produto/serviço que ela oferece no seu mercado de atuação. No entanto, nas últimas décadas, tem sido crescente o número de organizações que aplicam o marketing social nos seus processos, tomando posse da sua responsabilidade para tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver.
O termo se originou na década de 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman deram atenção ao fato de que o ato de vender algo poderia ser usado, também, para disseminar ideias e comportamentos benéficos à sociedade.
Assim, o marketing social refere-se à aplicação de um conjunto de técnicas de marketing para promover algum comportamento e/ou mudança social ou sanar algum problema, orientado pela ética, direitos humanos e igualdade social. Isso ocorre por meio da adoção de programas envolvendo planejamento, comunicação, estratégias, campanhas, pesquisa de marketing, entre outras ações.
Ao praticar o marketing social nas suas atividades, a empresa busca sanar problemas ligados à saúde pública, transporte, meio ambiente, moradia, desemprego ou, ainda, mudar comportamentos como: parar de fumar, usar o cinto de segurança, evitar dirigir quando houver o consumo de bebidas alcoólicas, etc.
Assim, é possível garantir melhor qualidade de vida à sociedade como um todo, ao mesmo tempo em que a empresa fortalece a sua imagem e a sua reputação — indiretamente melhorando o seu desempenho em vendas.
Quais são os tipos de campanhas de marketing social que existem?
As campanhas de marketing social podem ser:
Informativas: dizem respeito às campanhas que objetivam informar o público-alvo sobre algo, como uma campanha de conscientização;
De ação: têm como intuito, de fato, gerar uma ação na sociedade, como doações de sangue, arrecadação financeira para institutos de caridade etc.;
De mudança de comportamento: refere-se à criação de novos hábitos e padrões de comportamento;
De transformação de crença: são as campanhas que visam mudar crenças e valores, favorecendo, por exemplo, a solidariedade e o fim do preconceito.
A organização que pratica o marketing social consegue manter uma boa imagem perante a sociedade, estreita a sua relação com os seus clientes e garante credibilidade e diferenciação no mercado em que atua, tornando-se ainda mais competitiva.
Quais são os benefícios que o marketing social promove na atualidade?
O marketing social é uma estratégia de marketing que visa a promover mudanças positivas na sociedade, além de gerar lucro para a empresa. Na atualidade, o marketing social pode trazer diversos benefícios, tais como:
Melhora a imagem da marca: ao associar a marca a uma causa social, o marketing social pode melhorar a imagem da empresa e aumentar a fidelidade dos seus consumidores;
Aumenta o engajamento: ao promover uma causa social, a empresa pode engajar os consumidores e criar um senso de comunidade em torno da marca, bem como atrair novos clientes;
Amplia a visibilidade: o marketing social pode aumentar a visibilidade da marca, especialmente nas redes sociais, onde as pessoas podem compartilhar as iniciativas da empresa;
Atrai novos consumidores: muitas pessoas valorizam marcas que se envolvem em causas sociais e podem escolher comprar produtos ou serviços dessa empresa, em vez de outras. Torna-se um diferencial competitivo;
Contribui para o bem social: o marketing social pode ajudar a promover mudanças positivas reais na sociedade e, ao mesmo tempo, gerar lucro para a empresa. Isso pode gerar um sentimento de realização e propósito na equipe da empresa, além de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
É importante ressaltar que o marketing social deve ser autêntico e genuíno, ou seja, a empresa deve realmente se importar com a causa que está promovendo e tomar medidas concretas para ajudar a resolver o problema social em questão. Campanhas “de fachada” podem, quando descobertas, afastar os consumidores e prejudicar a reputação da empresa envolvida.
5 exemplos de empresas que fazem marketing social com sucesso
Conheça, a seguir, organizações que adotaram o marketing social nos seus negócios e estimulam a sociedade a tornar-se cada vez melhor.
Pedigree: “Adotar é tudo de bom”
A Pedigree, uma empresa de alimentos para cães, tem uma campanha intitulada, “Adotar é tudo de bom”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais abandonados. A marca reverte parte das vendas dos seus produtos à campanha e apoia mais de 150 Organizações Não Governamentais (ONGs) que cuidam de animais.
Entre os resultados obtidos até o momento, de acordo com o site que a empresa elaborou para a campanha, é possível contabilizar 68.865 cães adotados e mais de 300 ONGs, bem como protetores de animais, ajudadas.
Ypê: “Ypê plantando árvores para você”
A marca de produtos para limpeza Ypê, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, possui um projeto que, por meio dos rótulos dos produtos e vídeos, informa à população sobre o plantio de árvores, no intuito de diminuir os impactos ambientais, reflorestar e preservar as matas e os rios.
De acordo com a empresa, até agora, já foram já foram plantadas mais de 1 milhão de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.
McDonalds: “Mc Dia Feliz”
A campanha “Mc Dia Feliz”, da rede de fast food McDonald’s, em determinado dia do ano, reverte as vendas do sanduíche Big Mac em doações para instituições que têm como causas o câncer infantojuvenil e a melhoria da qualidade de vida dessas crianças.
Com 30 anos de campanha, a empresa já conseguiu arrecadar mais de R$ 260 milhões e ajudar diversas instituições de apoio e luta contra o câncer de crianças e adolescentes.
Natura: “Programa Amazônia”
A marca de cosméticos Natura criou o Programa Amazônia, que tem como principal objetivo preservar a Floresta Amazônica e oferecer oportunidades de desenvolvimento às cooperativas, instituições e famílias locais, que tiram o seu sustento exatamente da região.
De acordo com a empresa, no ano passado, R$ 146 milhões foram investidos na compra de insumos da biodiversidade local; R$ 1,2 bilhão movimentados em negócios na região entre 2012 e 2017 e 4.300 famílias de comunidades fornecedoras de matéria-prima para os produtos foram beneficiadas.
TV Globo: “Criança Esperança”
Com quase 4 décadas de história, o Criança Esperança, campanha de mobilização social criada pela Rede Globo de Televisão, em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem como objetivo arrecadar fundos que beneficiem crianças e adolescentes carentes em todo o país.
Todos os anos, no período da campanha, são realizadas ações na mídia que incentivam os telespectadores a ligarem e realizarem doações, que são direcionadas para projetos sociais que cuidam de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2022 a campanha arrecadou um total de R$ 15,8 milhões, beneficiando 90 projetos em todo o país.
Como implementar o marketing social na sua empresa?
A adoção do marketing social em uma empresa pode ser feita seguindo algumas etapas. Veja algumas sugestões:
Identifique a causa social que a empresa quer apoiar: antes de implementar o marketing social, é importante que a empresa identifique uma causa social que esteja alinhada com os seus valores e missão. Isso pode ser feito por meio de pesquisas e análises de mercado;
Defina objetivos claros: é importante que a empresa defina objetivos claros para a campanha de marketing social, como aumentar a conscientização sobre a causa, arrecadar fundos para uma organização, ou promover ações que ajudem a resolver o problema social em questão;
Crie uma estratégia de comunicação: a organização deve criar uma estratégia de comunicação que seja coerente com a causa social escolhida, definindo quais canais serão usados para promover a campanha e qual será a mensagem transmitida;
Escolha as ações concretas a serem tomadas: além de promover a causa social, é importante que a empresa tome ações concretas para ajudar a resolver o problema social em questão. Isso pode incluir a doação de uma porcentagem dos lucros para uma organização, o lançamento de produtos sustentáveis ou a realização de ações voluntárias em conjunto com a comunidade, por exemplo;
Mensure os resultados: por fim, é necessário que a empresa meça os resultados da campanha de marketing social, avaliando se os objetivos estabelecidos, tanto os sociais quanto os mercadológicos, foram atingidos e quais foram os impactos positivos gerados.
Lembre-se sempre de que o marketing social deve ser autêntico e genuíno, ou seja, a empresa deve realmente se importar com a causa que está promovendo e tomar medidas concretas para ajudar a resolver o problema social em questão.
Conclusão
Compartilhamos com você alguns exemplos de empresas que fazem o seu marketing social com maestria. São grandes nomes do mercado brasileiro e que, com certeza, têm um alto poder de investimento para transformar a realidade daqueles que atingem.
Com isso, queremos que você, empresário ou empreendedor, saiba que a sua empresa também pode fazer um bom marketing social, conforme explicamos acima, independentemente de seu porte ou segmento em que atue. O essencial aqui não é o valor investido, mas o quanto você pode mudar a vida de alguém por meio de diversas ações que podem beneficiar quem estiver precisando. Pense nisso e mãos à obra!
Agora é a sua vez de escrever: você, ser de luz, já tinha ouvido falar em marketing social? Acredita que a sua empresa poderia adotar alguma iniciativa nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!