O marketing multinível é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem vir tanto da venda efetiva de produtos como do recrutamento de novos vendedores. Trata-se de um tipo de negócio que já é utilizado por mais de 300 empresas brasileiras, tais como Avon, Natura, Mary Kay, Herbalife e Tupperware.
Também conhecido como marketing de rede, este modelo funciona a partir de distribuidores que comercializam e distribuem produtos ou serviços diretamente ao consumidor final. Trata-se de uma espécie de hierarquia em que o distribuidor ganha uma renda fixa por suas vendas e também sobre a venda direta de cada novo integrante do time de vendedores do marketing multinível.
Marketing Multinível: como funciona
Confira um passo a passo de como aplicar o marketing multinível com sucesso:
- Escolha um produto ou serviço que agregue valor e seja realmente útil ao consumidor;
- Crie um plano de negócios eficiente;
- Defina quem é seu público-alvo;
- Ofereça treinamentos adequados para sua rede de distribuidores;
- Mergulhe no universo do seu produto ou serviço;
- Tenha sua empresa registrada na Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta para dar mais credibilidade ao seu trabalho;
- Estabeleça uma boa rede de relacionamentos no ambiente digital;
- Estabeleça metas reais;
- Invista no crescimento da sua equipe;
- Invista em seu negócio;
- Faça uma boa gestão do tempo, especialmente se você utilizar a estratégia de marketing multinível para obter renda extra.
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Imagem: Jure Porenta / Shutterstock