Você já pensou que liderança pode ir muito além do ambiente profissional? A vida pessoal, por exemplo, exige muito das habilidades de liderança.
Toda pessoa tem alguém em quem se espelhar, alguém que consegue indicar os melhores caminhos, que sabe dizer exatamente o que é preciso, e que está sempre presente para ver você vencer desafios e comemorar suas vitórias.
Geralmente, em ambientes de trabalho, essas pessoas são conhecidas como os líderes de equipe. Na vida pessoal, em muitos casos, essa pessoa é ninguém menos que aquele ser de luz, extraordinário, conhecido como: Mãe!
Elas exercem essa função com todas as habilidades necessárias e as fazem com perfeição. Pode acreditar!
Se você acha que um líder influencia o comportamento e o desempenho de uma pessoa, imagina o que uma mãe não consegue fazer por um filho? Além da preocupação com o futuro e o caminho que ele pode seguir, as mães tem um sentimento que líder nenhum consegue ter, o amor.
O amor, carinho e cuidado somados a todas as características maravilhosas que um líder tem, fazem das mães os seres mais especiais e influentes do mundo. Consegue imaginar o tamanho do investimento que elas fazem em seus filhos? E o quanto isso é extraordinário?
Quando falamos em investimento, não estamos falando em valores e dinheiro, estamos falando das horas de sono que foram perdidas, das vezes em que elas deixaram de comprar algo para elas e compraram aquele brinquedo que seu filho tanto queria.
Falamos também, das broncas, das lições de casa, das vezes em que elas defenderam suas crianças dos amiguinhos briguentos, dos castigos, elogios e incentivos. Tudo isso são formas de investimento.
Investimento de tempo, somados a dedicação, persistência e amor, para que aquela criança indefesa virasse um homem ou uma mulher de caráter, de fibra, de responsabilidade e que ao mesmo tempo fosse simples o bastante para um dia fazer o mesmo por várias outras pessoas. É assim que se criam futuros líderes.
A mãe que educa seu filho com senso de liderança sabe exatamente o que vai conseguir e como isso vai ser maravilhoso para a vida da sua criança. A educação é base de tudo, e por mais que faltem recursos para que ela seja feita de forma eficaz, as mães sempre farão de tudo para que seus filhos cresçam com princípios e valores.
E como é educar um filho com senso de liderança?
Mesmo com uma mistura de medo, incerteza e claro, com os desafios que a vida traz, as mães empregam algumas lições que devem ser seguidas a risca. Não segui-las pode ser um risco. Veja algumas delas:
- Respeite as pessoas mais velhas;
- Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado;
- Aparência não é tudo, olhe o interior das pessoas;
- Termine o que começou e só depois inicie uma nova tarefa;
- Diálogo sempre é a melhor opção. Força não resolve nada;
- Isso não é o fim do mundo. Tudo passa;
- Tenha modos. Se comporte quando estiver sozinho ou com outras pessoas;
- Quer respeito? Faça por merecer;
- Cometeu um erro? Reflita sobre isso.
Com certeza você deve ter se identificado e lembrado de vivenciar algumas dessas lições. Perceba que em todas elas é possível associar com alguma habilidade de liderança.
Sem sombra de dúvida, uma mãe é o melhor exemplo de liderança que uma pessoa possa ter. Além de ser a melhor pessoa para se espelhar e ter por perto. Por isso, aproveite cada momento e faça deles os melhores e mais extraordinários que você poderia viver ao lado dela.
[php_everywhere]