Ter um bom líder é motivador

Líder e sua equipe

Veja as características mais importantes de uma liderança com potencial motivador.

Motivação virou um mantra cantarolado em todas as empresas sérias do mercado. O porquê disso é simples, quanto mais motivados estão os funcionários, mais eles produzem. Bons líderes são inovadores, estão ligados em suas equipes e no quão motivados estão seus liderados.

A psicóloga norte-americana Michelle McQuaid, especialista em desenvolvimento de pessoas, Psicologia Positiva e Neurociências, realizou uma pesquisa nos Estados Unidos que chegou a uma conclusão interessante. 

Nessa pesquisa, McQuaid concluiu que um bom relacionamento com o chefe é mais valioso para os colaboradores do que um aumento de salário. Isso porque 65% dos trabalhadores que participaram da pesquisa acreditam que ter um bom chefe possui um peso maior no bem-estar do que receber um valor maior.

Para cerca de 70% dos entrevistados, eles seriam mais felizes em seus trabalhos se tivessem um bom relacionamento com o chefe.  Esse percentual sobe para 80%, quando considerados apenas os entrevistados de 20 a 30 anos.

É claro que uma boa remuneração é importante para o trabalhador. Mas, além disso, os profissionais estão em busca de um bom líder. E deste líder os colaboradores desejam espaço, confiança em suas capacidades e competências e mais autonomia para executar suas tarefas.

Quando se dá autonomia ao profissional, ele se torna mais autoconfiante, feliz e, consequentemente, mais capacitado e mais motivado. E, com certeza, um funcionário motivado é bem mais produtivo. Continue lendo para entender quais são as características de um bom líder para motivar os colaboradores.

Quais são as características de um bom líder?

A figura de um bom líder é essencial para conduzir a equipe ao sucesso. Quando se está sob a direção de uma liderança confiável e inteligente a equipe tende a se sentir mais motivada. Mas, o que significa ser um bom líder? A seguir listamos as características mais importantes de uma liderança com potencial motivador.

1. Ser empático

Um bom líder é um líder empático. A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e atitudes. Ser empático facilita o desenvolvimento de boas relações interpessoais. Também contribui para que o líder consiga direcionar seus colaboradores com mais foco. 

2. Ter percepção generalista

Para liderar é fundamental estar atento ao quadro geral, isto é, identificar e prever as consequências de ações realizadas por você e pela sua equipe. O líder deve estar ciente do impacto que suas decisões têm sobre os seus liderados e o alcance das metas. 

3. Inteligência emocional bem desenvolvida

Inteligência emocional é a habilidade de gerenciar estrategicamente as suas emoções e as emoções daqueles que estão à sua volta. Essa é uma característica essencial para liderar uma equipe. O líder não pode exagerar nem nos sentimentos positivos e nem nos sentimentos negativos.

A boa liderança é aquela que participa ativamente das conquistas e fracassos, preservando a estabilidade em todas as situações. Os liderados precisam de alguém equilibrado para os auxiliar na conquista de novos objetivos. 

4. Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para quem está na posição de liderança de uma equipe. O bom líder precisa conhecer seus pontos fortes e fracos para que faça um melhor gerenciamento da equipe. Aquele que conhece profundamente a si mesmo consegue enxergar os outros com mais clareza. 

5. Transparência e honestidade

Ser transparente e honesto é fundamental, tanto como profissional quanto como líder de uma equipe. Ao agir dessa forma, o líder transmite confiança para o seu time e estimula que eles lhe sejam leais. Boa parte do sucesso de uma liderança está em liderar pelo exemplo. 

6. Capacidade de delegar tarefas

Para ser um bom líder e motivar a sua equipe é determinante saber delegar tarefas. Pode parecer algo simples, mas algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de distribuir atividades. Há líderes que preferem centralizar as tarefas e assim não permitem que suas equipes contribuam. Algo que gera grande frustração. 

O líder de uma equipe deve aprender a identificar os pontos fortes e fracos dos seus liderados, atribuindo funções que eles consigam desempenhar com qualidade. Distribuir as tarefas corretamente impacta na motivação porque faz com que os colaboradores se sintam valorizados.

7. Boa comunicação

Uma comunicação com ruídos impede que até as equipes mais promissoras conquistem os resultados esperados. As informações precisam ser passadas com clareza para que não haja problemas e não sejam geradas tensões. O líder deve focar em melhorar sua capacidade de comunicação. 

8. Ser um bom exemplo

Acima citamos o quanto o exemplo é essencial para o desenvolvimento de uma boa liderança. Para que um líder possa cobrar efetivamente os resultados da sua equipe, é necessário demonstrar que está engajado. Um líder que não tem o hábito de cumprir seus prazos e trabalhar com responsabilidade não tem credibilidade. 

9. Postura positiva

Uma liderança motivadora se baseia em adotar uma postura positiva. Porém, é importante esclarecer que otimismo não é sinônimo de ignorar os problemas. O indivíduo que tem uma atividade positiva conserva sua postura esperançosa e confiante, mas reconhece a existência de dificuldades. 

Fica a dica de que é válido fazer uma pesquisa de clima organizacional de tempos em tempos. A partir dessa pesquisa, é possível identificar quais são as dificuldades da equipe e o que deixa os profissionais insatisfeitos. A partir da identificação e correção desses fatores se torna possível construir um ambiente mais positivo e produtivo para todos. 

10. Escuta atenta

Para liderar uma equipe e conduzi-la ao sucesso é importante ouvir e absorver o que os membros da equipe têm a dizer. A escuta atenta se baseia em realmente ouvir o que está sendo dito pela outra pessoa, buscando formas de colocar em prática. 

O líder de sucesso é aquele que compreende que, além de dar feedbacks para sua equipe, precisa ouvir feedbacks. A liderança entender que há pontos a serem mudados é o que estimula a equipe a se manter entregando o seu melhor. Essa é também uma forma de conhecer melhor a sua equipe. 

Você tem sido um bom líder para a sua equipe? Procure desenvolver essas características e motive o seu time!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010