Saber delegar é fundamental para o sucesso de um líder

Líder e grupo de trabalho numa sala de reunião

Quando o líder divide responsabilidades passa a ter mais tempo para treinar, desenvolver e orientar sua equipe.

Estar em uma posição de liderança demanda experiência e competências específicas. Há cada vez mais investimento das organizações em profissionais qualificados. No entanto, ainda que sejam qualificados tecnicamente para os cargos, muitos desses líderes ainda têm dificuldade em delegar tarefas.

As empresas exigem que o gestor seja capaz de delegar responsabilidades e orientar cada colaborador. Existe a necessidade do auxílio para que todos executem suas tarefas com o máximo de qualidade. Porém, é indiscutível como é necessário que os líderes consigam distribuir as tarefas de forma mais homogênea. Continue lendo para entender melhor. 

O que é a delegação de tarefas?

Uma liderança marcada pela delegação de tarefas é uma liderança forte e estratégica. A distribuição de tarefas entre os subordinados é essencial para ter uma equipe mais produtiva.

E estar em uma posição de liderança não significa realizar todas as atividades melhor do que a equipe. A delegação de tarefas ajuda a estabelecer a confiança da equipe e definir as responsabilidades de cada um. 

Para delegar tarefas de forma estratégica, é essencial saber lidar com as pessoas. Comunicar-se com clareza e transmitir opinião de uma forma tranquila é determinante.

Aquele que delega as tarefas deve ter um bom conhecimento da equipe e da atividade que está sendo repassada. Soma-se a esses conhecimentos os princípios da companhia como sua missão e valores. O líder deve ser o exemplo da concretização desses valores.

O líder precisa ter plena confiança no colaborador para quem delegou uma tarefa. O indivíduo precisa se sentir à vontade para realizar a função. Em alguns casos, os membros da equipe recebem tarefas, mas percebem a desconfiança do líder. Isso significa que o líder vai cumprir a tarefa com certa burocracia, mas sem o desejo real de executá-la. 

Atenção às mudanças de paradigmas 

Os líderes que estão em busca de se tornarem melhores delegadores de tarefas devem ter em mente que algumas mudanças ocorreram. Na administração moderna, o colaborador subordinado não precisa e nem deve aceitar todas as delegações do líder. Não se trata, obviamente, de indisciplina, mas de entender que ser líder não é ser um imperador. 

Quando o colaborador compreende que não dará conta do que está sendo pedido, precisa ter espaço para estabelecer um diálogo franco com o líder. Somente com uma troca verdadeira entre líder e liderados é possível construir equipes realmente produtivas.

Chegou a hora de delegar? Tenha atenção aos sinais

O líder deve se atentar para os sinais que indicam que chegou a hora de delegar tarefas. Quando não é possível realizar todas as atividades em horário comercial e as horas extras se acumulam, é importante repensar. Nenhum profissional deve trabalhar além dos seus limites e do que funciona para si.

Então, quando o líder percebe que está perdendo qualidade de vida, deve refletir sobre a delegação de tarefas. Compreendendo que está fazendo mais do que dá conta, chega o momento de olhar para a equipe para identificar os talentos. Colaboradores que se mostram proativos e criativos são os mais interessantes para delegar tarefas de maior importância.

A liderança deve demonstrar que está observando e valorizando o bom desempenho. Os membros da equipe se sentirão cada vez mais motivados a fazer mais e melhor se compreenderem que podem ter ganhos. As melhores opções para a delegação de tarefas são os colaboradores que se mostram propensos ao crescimento e evolução profissional. 

Cuidado com a imaturidade e insegurança profissional

Há líderes que têm dificuldade de delegar tarefas por imaturidade e insegurança profissional. Nesse caso, existe o medo de que o colaborador se destaque diante da alta administração da empresa.

Porém, o que os líderes devem entender é que faz parte da boa liderança estratégica distribuir tarefas. Ao não distribuir funções por insegurança, o líder está deixando de cumprir as suas próprias atribuições. 

O fato de estar na posição de liderança não significa que o profissional é o mais indicado para todas as tarefas. Na verdade, significa que esse profissional é o mais habilitado para gerenciar os talentos e conduzir a produtividade. Ao delegar tarefas para os membros certos da equipe, o líder demonstra ter competência para a função em que está.

Autoconhecimento

O líder que possui autoconhecimento consegue identificar no que é bom e o que deve repassar para outros colaboradores. Entender que não desempenha com excelência todas as atividades é primordial para o sucesso. Dividir tarefas e responsabilidades faz parte das atribuições da liderança.

Delegar não é se isentar

Os líderes que estão percorrendo esse caminho rumo à delegação de tarefas devem compreender que delegar não é o mesmo que se isentar. A delegação de tarefas diz respeito a focar suas ações em outras atividades. 

Enquanto um subordinado resolve uma determinada tarefa, o líder pode voltar a sua atenção para a condução de novos projetos. O acompanhamento do bom andamento da equipe é mais relevante do que executar todas as tarefas. 

Delegação de tarefas: passos necessários 

A delegação de tarefas é imprescindível para que a equipe conquiste melhores resultados. Confira a seguir alguns passos estratégicos necessários para que o líder possa contar com uma equipe bem preparada. 

1° passo – Capacitação

Capacitar todos os colaboradores para que tenham domínio do assunto e consigam se responsabilizar pelos problemas. Parte da insegurança dos líderes em delegar tarefas é a percepção de que talvez alguns colaboradores não conseguirão desempenhar tão bem seu papel. Por isso, o investimento em capacitação e qualificação é tão importante. 

2° passo – Orientação

Orientar sua equipe sobre os planejamentos e as obrigações, deixando claras as responsabilidades de cada um. Para que o líder possa contar com uma equipe coesa e pronta para entregar os resultados esperados, é necessário dar a devida orientação. Os membros do grupo precisam saber exatamente o que lhes compete realizar. 

3° passo – Diálogo

Promover o diálogo para construir a confiança e envolver toda equipe. Isso proporciona ao líder conhecer cada um, e saber qual profissional mais adequado para determinada função e responsabilidades. O conhecimento a respeito da sua própria equipe é crucial para ter segurança sobre a distribuição de tarefas.

Essas são algumas dicas para que um líder conduza uma equipe muito mais responsável e comprometida com o trabalho.  Com profissionais capacitados, comprometidos e engajados, uma equipe pode alcançar resultados extraordinários.

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