Todo e qualquer tipo de negócio tem desafios. São situações que surgem no dia a dia, que pedem a nossa atenção, e que precisamos solucionar, para que a empresa e todos que dela fazem parte, conquistem o que almejam.
Nas empresas familiares, existem desafios que são um pouco mais específicos. Neste caso, tanto os donos da empresa, quanto seus gestores e os profissionais, que fazem parte do quadro de funcionários precisam trabalhar, de forma a superar estes desafios e alcançar metas, objetivos e os resultados necessários, para o sucesso nos negócios.
Para entender melhor sobre o que estamos falando, convidamos você a nos acompanhar na leitura do artigo de hoje, que te ajudará a compreender quais são os desafios de se trabalhar em uma empresa familiar e de que forma você pode superá-los com maestria.
[php_everywhere instance=”2″]
Os desafios de se trabalhar em empresas familiares
Grande parte das empresas em nosso país tem origem familiar. Independentemente de seu porte ou segmento, é preciso entender quais são os desafios de se trabalhar em ambientes, pois, ao ter ciência disso, o profissional consegue elaborar estratégias para ter melhores resultados em seu dia a dia de trabalho.
Informalidade
Principalmente quando estão no início de suas atividades, as empresas familiares costumam ser um pouco informais. Isso quer dizer que não têm tantos processos bem definidos, como um organograma, plano de cargos e salários, planejamento estratégico, entre outros fatores, que contribuem para a sua estabilidade e crescimento.
O profissional precisa saber que este desafio existe, mas que não se trata de um sinal de desorganização da empresa, mas sim de que, aos poucos seus processos vão sendo definidos, até tomarem forma e começarem a surtir os resultados esperados.
Remuneração
Algo que também é comum ver nas empresas familiares é uma incompatibilidade com os salários praticados no mercado. Isso se deve, conforme dissemos acima, à falta de um plano de cargos e salários, que oriente a remuneração dos colaboradores.
Diante disso, algo que o profissional deve fazer é pesquisar os valores praticados no mercado, para o cargo que ele ocupará. Com isso, ele conseguirá negociar, para chegar a uma remuneração satisfatória, tanto para ele, quanto para a empresa.
Mudanças
Alguns gestores e donos de empresas familiares têm certa dificuldade em lidar com mudanças. No entanto, todos nós sabemos que mudar é necessário e muitas vezes trata-se de um processo que acontece mesmo que nós não queiramos.
Neste caso, a dica é analisar se este contexto tem potencial de ser transformado ou se permanecerá da mesma forma por muito tempo. Caso permaneça, avalie se é melhor continuar na empresa ou não, pois isso pode acabar prejudicando a sua carreira.
Comunicação
Algumas empresas familiares contam com mais de um gestor, comandando as estratégias e operações. E não é em todos os casos que estes gestores se comunicam e se mantêm alinhados, com relação às decisões que são tomadas no dia a dia. Isso acaba por gerar uma grande confusão no ambiente de trabalho e se transforma em mais um desafio a ser enfrentado por quem trabalha na empresa.
A comunicação é algo primordial e que precisa estar alinhada entre todos, para que, dessa maneira, seja possível realizar um bom trabalho, que traga os resultados extraordinários esperados no final de cada processo.
Conflitos
Outra coisa com a qual os colaboradores de uma empresa familiar podem se deparar são com alguns conflitos, surgidos, principalmente, entre os membros da família, que fazem parte dos negócios. Estes conflitos são mais comuns do que se imagina e, infelizmente, acabam se tornando de conhecimento de todos.
O ideal é que haja uma administração eficiente dentro da empresa, que consiga gerir tais conflitos, para que eles não impactem negativamente a produtividade da equipe. Se a empresa que você trabalha não tem esta preocupação, o melhor é procurar uma nova alternativa, que não cause prejuízos à sua carreira profissional.
Competência
No caso, aqui, estamos falando de falta de competência. Em algumas empresas familiares também é comum ver membros da família ocupando cargos decisivos na organização. Porém, nem sempre estes possuem a qualificação necessária para assumir as responsabilidades e funções do cargo.
Este é um cenário que também é visto como um grande desafio a ser enfrentado pelos colaboradores. Neste caso, o melhor a se fazer é também analisar se há possibilidade de resolução da questão e, não havendo, procurar uma nova colocação profissional, pode trazer melhores resultados para a sua carreira.
As empresas familiares, como dissemos, têm sim seus desafios, mas que são totalmente passíveis de resolução. Basta boa vontade dos gestores e também dos donos, para que todos eles sejam superados.
O que você achou deste artigo? Já trabalhou em uma empresa familiar? Como foi esta experiência? Deixe um comentário, nos contando, e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, para eles entenderem também como lidar com os desafios das empresas familiares.
[php_everywhere instance=”1″]