No dicionário de português vemos a seguinte definição “1 Chefe, guia. 2 Tipo representativo de um grupo”. O que está escrito não é errado, porém, ainda não nos mostra toda a ideia do que realmente é um líder e da importância e peso que ele tem dentro de qualquer corporação. Entenda a figura do líder e conheça sua importância, além de descobrir as principais características dessa posição, que pode fazer muita diferença dentro e fora do ambiente de trabalho:
O que é ser um líder?
Um líder é, literalmente, a pessoa que lidera um grupo de pessoas, seja no âmbito profissional ou pessoal [lazer e diversão, por exemplo]. Quando falamos em líder no ambiente de trabalho as principais características que se espera desta pessoa são: visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante por excelência, capacidade de se relacionar.
Um líder é aquela pessoa que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes com as mais diversas personalidades. Além de gerenciá-las de forma a mobilizá-las, com o intuito de atingir um objetivo comum. De maneira simplória, liderar é conseguir se comunicar com as pessoas fazendo-as enxergar seu valor e potencial de maneira clara forte, de forma a convencê-las a acreditarem em si mesmas, de que são capazes de se colocarem em movimento, se sentindo parte importante de todo o processo.
Uma das principais qualidades de um líder eficaz é saber como conquistar o respeito de seus subordinados, através da influência que têm, não por sua posição estratégica dentro da hierarquia da empresa, mas por sua sensibilidade e senso de justiça. Quando uma equipe é tratada de forma justa e igual, cria-se a sensação de segurança. O que é algo extremamente construtivo e um importante fator de nivelamento no ambiente de trabalho.
Mas, afinal, o que faz um líder?
O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los. Ele se torna uma peça-chave para o bom andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o seu time a concluir seus objetivos.
A figura do líder tem, por natureza, uma força de inspirar as demais pessoas no ambiente. Quando olhamos uma pessoa com liderança, rapidamente criamos uma identificação, fazendo com que suas atitudes e conselhos funcionem com mais força, motivando a trabalhar e atingir o sucesso.
É importante destacar que um bom líder não exerce mais aquela função de rigor, se tornando uma pessoa temida e que oprime os seus comandados e demais colegas de trabalho. Esse perfil perdeu espaço, dando lugar a uma função mais agregadora, motivadora e de um ser que trabalha em conjunto com seu time rumo ao sucesso da empresa.
A principal vantagem é a relação que eles têm com sua equipe. Por conseguirem identificar talentos, reconhecer pontos fracos e negativos, eles conseguem motivar seu time, fazendo com que todos realizem suas atividades de maneira eficaz. Os líderes são bons em resolver problemas, pois costumam buscar sempre conhecimento e, assim, se tornarem pessoas mais qualificadas para os cargos que ocupam.
É importante destacar, que se engana quem pensa que a liderança vem apenas para aqueles que são colocados em posições de destaque ou de comando dentro de uma corporação. Você não precisa estar no topo da hierarquia para liderar. Um bom líder inspira as pessoas ao seu redor independente de sua função. Podemos ver alguém se destacar em um grupo de colaboradores, de um mesmo nível hierárquico, apenas pela sua postura, motivação e capacidade de fazer com que os demais colegas andem juntos, rumo ao sucesso da empresa.
Quais são as principais características de um líder?
Um líder não surge por acaso. Ele possui um perfil e tem características marcantes que fazem dele uma pessoa/profissional diferenciado. Veja abaixo as principais características de quem se destaca em uma liderança:
1 – Reconhece os limites pessoais
Um verdadeiro líder sabe que os membros de sua equipe possuem seu próprio espaço. Isso significa respeitar os limites pessoais de cada um dos integrantes e não ser invasivo no que se refere à sua privacidade. É preciso saber trabalhar suprindo as expectativas de seus colaboradores, respeitando os limites de cada um, entre líder e subordinado.
2 – Sempre oferece feedback
Para que a “engrenagem” do sistema funcione de forma correta e se mantenha sempre em movimento, é necessário que sejam realizadas reuniões periódicas com a equipe. Dessa forma, o líder pode oferecer feedback das atividades desempenhadas e do desenvolvimento de cada um dos profissionais dentro da empresa. Essa é uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção.
3 – Reconhece os méritos
Tanto os seus quanto os do trabalho de sua equipe. Saber reconhecer o bom desempenho de um funcionário faz parte da tarefa de um bom líder. Trata-se de uma das principais ferramentas de gestão, que garantem a satisfação do profissional, deixando-o motivado e com maior vontade de gerar mais e melhores resultados.
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4 – Saber tomar decisões
Assertivas! Os bons líderes são bastante conhecidos por saberem “apagar incêndios”, resolver aqueles “pepinos e abacaxis” que parecem ser o fim do mundo. A questão é que essa é uma visão um tanto quanto equivocada. Isso porque seu papel deveria ser exatamente o oposto. Os verdadeiros bons líderes devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias, que possam desafiar os negócios.
5 – Acreditar e estimular a inteligência coletiva
Uma das características de um bom líder é entender e abraçar o fato de que ele pode não ter todas as respostas ou tomar as melhores decisões. A partir daí, será capaz de enxergar e utilizar a inteligência coletiva de sua equipe, conversando e desenvolvendo, em conjunto, as melhores soluções ao invés de simplesmente optar por uma escolha que, provavelmente, não será a melhor.
6 – Sabe pedir ajuda quando precisa
Muitos líderes acreditam que pedir ajuda é uma demonstração de fraqueza. Bom, pelo contrário. Saber pedir ajuda nos momentos em que precisa é demonstrar humanidade, que você precisa dos seus colaboradores tanto quanto eles precisam de você. Reconhecer suas vulnerabilidades é uma das melhores formas de chegar à inovação e desenvolvimento profissional.
7 – Ser exemplo para seus liderados
Assim como os pais são o principal exemplo para os filhos, um bom líder também sabe ser exemplo para seus liderados. O que você espera de um gestor que nunca chega no horário, não entrega suas tarefas no prazo, trata mal seus funcionários, não cumpre suas obrigações administrativas? Pois então, o líder deve ser a primeira pessoa a demonstrar bom comportamento, apoiando e incentivando novas metodologias ou, mesmo, abraçando novos conceitos. Jamais deve agir por impulso.
8 – Está sempre a par das novidades do mercado
Mesmo que seja apenas na sua área. É preciso que um líder esteja sempre antenado nas novidades que cercam a sua área de atuação. Inclusive os gestores não precisam se tornar exímios especialistas em cada nova tecnologia que aparece por aí. Porém, sabendo o quanto a tecnologia é uma parte crucial da forma como vivemos e trabalhamos, é essencial que compreendam quais são as tecnologias que possuem o potencial de beneficiar sua organização.
9 – Assumir suas responsabilidades
Já mencionamos que um bom líder precisa ser exemplo para seus colaboradores, pois bem, essa atitude inclui assumir suas responsabilidades. Tanto em relação à sua posição como líder, como profissional da área, quanto como pessoa. É preciso que o gestor assuma de frente sua função e procure dissolver obstáculos que sua equipe possa encontrar pela frente. Quando um gestor assume, verdadeiramente, o cargo de líder ele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso com muito mais rapidez e facilidade.
10 – Não ser apenas um observador
Mais que isso, é preciso que um líder seja atuante. Já faz um bom tempo que existe a diferenciação entre gestor e líder. Assim, o que podemos esperar para um futuro próximo é que o gestor assuma a posição [e função] de líder dentro da empresa onde atua. Um gestor não deve ser alguém colocado em uma posição de poder simplesmente porque gera mais lucro ou é melhor em “mandar”. Mas sim porque tem atitudes que estimulem sua equipe, para que sejam capazes de gerar melhores resultados, tanto para a empresa, quanto si mesmo e também para o líder em si.
Como atingir o perfil de um bom líder?
Além de perseguir as características que citamos acima, para se tornar um bom líder é preciso muito preparo e disposição. Quem almeja se destacar e atingir posições de liderança deve ser resiliente, trabalhar duro e se mostrar sempre bem preparado para agarrar uma oportunidade como essa. Além disso, vestir a camisa da empresa, mostrar que está interessado em um crescimento interno, pode fazer a diferença na hora dos gestores buscarem por uma nova figura para a função.
Em paralelo, trabalhe algumas mudanças no seu comportamento e nas atitudes do dia a dia. Aperfeiçoe sua comunicação, aumente sua motivação e autoconfiança, tenha mais senso de humor no trabalho, além de uma atitude positiva, criatividade e demonstre compromisso e proatividade nas suas funções diárias.
Para finalizar, existe um aliado bastante importante na conquista de um perfil de liderança: o Coaching. Você sabia que existem cursos com técnicas e ferramentas exclusivas para desenvolver um bom líder? Esses treinamentos são voltados para quem já está ou almeja a posição de destaque e liderança em um determinado setor, seja no âmbito profissional ou no pessoal.
Com o Coaching, é possível se conhecer de forma muito mais aprofundada, desenvolver habilidades e competências e traçar metas, visando as grandes conquistas de sua jornada, bem como da empresa para a qual você presta serviços.
Assim, a minha dica é que você conheça a formação aqui do IBC voltada para o desenvolvimento e aprimoramento da liderança que existe em você: o Leader Coach Training – LCT. Trata-se de um curso extraordinário, que em um curto espaço de tempo tem o poder de capacitá-lo, para que você se torne o melhor líder que pode ser, desenvolvendo características, habilidades e competências como autoconhecimento, autoconfiança, inteligência emocional, foco no positivo e no alcance de resultados, de forma acelerada, resiliência, entre muitas outras, essenciais para que se tenha uma performance de excelência e se contribua com o crescimento dos profissionais ao seu redor e da empresa de uma forma geral.
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