Liderar uma equipe de forma ética e positiva, contribuir com entusiasmo no alcance dos objetivos, trazer motivação e influência aos liderados, são habilidades que devem existir em um líder.
Essa habilidade não é desenvolvida somente nas empresas, ela poder ser desenvolvida e realizada com maestria em casa, na igreja e até mesmo em comunidades onde vivemos ou mesmo no meio animal, podendo trazer grandes benefícios para a convivência em grupo (equipe) e também para o crescimento de cada membro. Tão importante quanto às metas a serem atingidas, o papel do líder em uma organização é desenvolver estratégias que tragam o resultado final com sucesso.
[php_everywhere instance=”2″]
Já se foi o tempo em que os bons líderes eram aqueles que impunham respeito e era temido por todos, uma atitude que nos dias hoje quando se fala em gestão de pessoas, não faz mais nenhum sentido. Não há mais espaço para uma gestão que não busca a integração dos colaboradores, que são intimidados e acabam sendo desmotivados. Liderança e motivação devem sempre andar juntas, pois só assim o líder conseguirá conduzir seus liderados a conclusão de seus objetivos com sucesso.
Pelo fato de cada pessoa ter uma característica própria, existe diversos tipos de liderança. O ideal é que o líder procure ter um pouco de cada estilo, assim ele poderá se adequar a diferentes situações que podem surgir no decorrer de sua liderança.
Um chefe antigamente motivava sua equipe por meio de um salário variável, media o desempenho por meio de indicadores e objetivos, deixava a avaliação dos subordinados para o supervisor e assumia um papel de juiz dos seus subordinados. Já um líder tradicional atual, utiliza desses processos ultrapassados ignorando as questões primordiais da gestão administrativa como as decisões descentralizadas, respeitando a opinião dos subordinados, etc. Outras vezes, ele aproveita da situação usufruindo do seu prestígio, privilégios e poder absoluto. Em geral, esse tipo de líder se recusa em ceder seu poder ancestral através da divisão: lucros, decisões, ideias, etc.
O líder tradicional nos ensina o tipo de líder que não queremos ser e que devemos buscar uma liderança aliada ao Coaching, assim poderemos potencializar o desenvolvimento das pessoas e consequentemente os resultados dentro de uma organização. Para ser um bom líder é preciso ter qualidades primordiais em seu currículo, como por exemplo, educação formal e informal, cursos, treinamentos, entre outros. Também é preciso ter um momento de reflexão sobre os aprendizados obtidos após cada lição, pois só assim o significado dessas experiências poderá ser assimilado.
[php_everywhere instance=”1″]