O que é liderança organizacional e sua importância para o sucesso de uma gestão

Liderança Organizacional Saiba Como desenvolver a liderança organizacional

 

As constantes mudanças do mercado exigem que as empresas, além de infraestrutura de qualidade e tecnologias, tenham uma boa liderança, que garanta o sucesso organizacional.

Atualmente, os negócios precisam de profissionais capazes de administrar e gerir, tanto os processos, quanto as pessoas. Dessa forma, a organização será capaz de realizar suas atividades com maestria, com uma equipe motivada e que alcance resultados eficazes.

Convido você a me acompanhar nesta leitura de hoje e entender um pouco sobre a liderança organizacional, bem como a sua real importância para que o sucesso de uma gestão e também de empresas. 

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O que é liderança organizacional

A liderança organizacional refere-se a um conjunto de ações, como: a escolha assertiva de estratégias, organização das atividades, motivação dos colaboradores, manutenção do relacionamento interpessoal, desenvolvimento de habilidades e competências, gestão de crise, entre diversas outras, que contribuem para que um líder e sua equipe tenham uma performance de excelência e ajudam a empresa para a qual prestam serviço a alcançarem os resultados extraordinários que esta almeja.

Uma liderança organizacional de excelência, garante empenho e cooperação de todos os profissionais, nesse sentido, para que ela surta efeito, o líder precisa ser dinâmico, carismático, assumir desafios e inspirar os demais que estão ao seu redor, não só os colaboradores de sua equipe, como também seus pares e até mesmo seus superiores.

Neste sentido, contar com líderes organizacionais se faz essencial para empresas que querem se destacar no mercado em que atuam, pois eles orientam os profissionais que fazem parte da organização para os resultados, alinhando sempre seus propósitos aos propósitos dos negócios e, com isso, possibilitando que todos tenham a oportunidade de atingir o sucesso, conforme desejam. 

Características de um líder organizacional

Após entendermos o que é a liderança organizacional, bem como a sua importância para o sucesso de empresas e gestores, compartilho com você mais características deste tipo de líder. Confira:

Criatividade

A criatividade e um dos elementos fundamentais para líderes de alta performance. Isso porque através dela eles conseguem encontrar maneiras novas e eficientes, não só de motivar e inspirar seus colaboradores, como também de ajudar a empresa no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que atendam com ainda mais assertividade as necessidades do mercado. 

Intuição

Ter informações e dados precisos à mão, com certeza facilita uma tomada de decisão mais consciente, que realmente traga os resultados planejados. Entretanto, o líder organizacional sabe que muitas vezes a intuição faz toda a diferença neste processo, pois dá a ele um perspectiva mais abrangente, que em diversos momentos os dados e informações coletadas não trazem. 

Proatividade

Trata-se de um profissional que não fica simplesmente esperando que os resultados caiam do céu. Ele sabe que isso nao existe e por isso trabalha com dedicação, confiança a persistência para transformar as ações planejadas nos objetivos traçados. Além disso, ele também não aguardando ordens de seus superiores para agir. Ele simplesmente enxerga ou, em alguns momentos, cria as oportunidades e age de imediato para aproveitá-las. 

Bom exemplo

O líder organizacional sabe que para alcançar metas e objetivos precisa contar com o talento e o bom desempenho de seus colaboradores. Para isso, ele entende que precisa também liderar pelo exemplo, ou seja, precisa inspirar sua equipe, bem como ter boas ações, que façam com que eles sintam-se motivados a fazer o necessário para que resultados efetivos sejam alcançados. 

Ética

Um dos grandes exemplos que ele dá aos membros de sua equipe é agir sempre com respeito e ética, não só com relação às pessoas que estão ao seu redor, mas também com relação às normas e regras que precisa cumprir diariamente, pois somente assim ele terá chances reais de ser um bom líder, que é verdadeiramente respeitado por todos que lhe rodeiam. 

Além destas características existem algumas outras que facilmente se nota no comportamento e nas ações de quem desenvolve a liderança organizacional. São elas:

  • Preocupação com os demais profissionais;
  • Motivação;
  • Desenvolvimento;
  • Comunicação;
  • Respeito;
  • Execução;
  • Empatia;
  • Transformação.

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Como desenvolver a liderança organizacional 

Algumas ações são importantes para que um líder organizacional de excelência seja formado. Saiba quais são elas, a seguir:

Não diferencie os profissionais por nível hierárquico

Um bom líder não se coloca acima dos outros colaboradores, mas sim, sabe ouvir as sugestões ao seu redor, valoriza as diferentes opiniões e dá espaço para que todos participem dos processos da empresa. Isso garante estreitamento das relações, minimização do medo e maior confiança.  

Informe os colaboradores sobre as atividades

Ser sincero quanto ao andamento dos processos com os colaboradores, permite que os mesmos fiquem cientes das estratégias adotadas e dos reais direcionamentos da organização.

Reconheça as habilidades e pontos de melhoria dos colaboradores

A partir do momento que o líder reconhece as competências e limitações dos profissionais, ele garante um melhor direcionamento das atividades, o que resulta na realização de um trabalho de excelência por parte dos mesmos.

Tome nota a respeito dos problemas da equipe

É papel do líder estar atento quanto aos problemas da sua equipe, pois com tal conduta, ele consegue se antecipar, desenvolver ações para corrigir as falhas identificadas e motivar de forma assertiva os profissionais.

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Coaching no desenvolvimento do líder organizacional

A partir do momento que o líder coloca em prática as ações descritas acima, ele promove motivação a toda a equipe e aumenta a produtividade dos colaboradores. A metodologia de Coaching, através de técnicas e ferramentas comprovadas, também auxilia todo esse processo pois, desenvolve habilidades e competências de liderança, promove diferencial competitivo e garante mudanças e evolução profissional.

Por meio dele, é possível que líderes aprimorem ainda mais a sua forma de liderar e que profissionais que desejam assumir cargos de liderança, desenvolvam as características citadas acima, entre muitas outras, e ajudem suas empresas a alcançarem o sucesso. 

Tudo isso acontece através da formação Leader Coach Training – LCT, aqui do IBC, que oferece a seus participantes técnicas, conhecimentos e ferramentas, que vai lhes ajudar em seu processo de gestão de pessoas, bem como de gestão empresarial, algo essencial para quem deseja alcançar resultados extraordinários.  

Dessa forma, o líder estará apto a desenvolver suas equipes através do Coaching, garantindo alta performance e resultados de excelência para a empresa, assim como aconteceu com o Eduardo Félix:


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Agora me conte, Ser de Luz: você desenvolve a liderança organizacional na sua empresa? Possui outras dicas? Fale sobre a sua experiência nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar o conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos também desenvolvam a sua liderança com maestria.

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