O sonho de qualquer empresa é bater suas metas e vencer os concorrentes no número de vendas, mas para alcançar esses objetivos é preciso contar com bons vendedores, ou melhor, vendedores constantemente motivados, uma vez que a motivação para vendas é um dos tópicos mais discutidos da atualidade e sua metodologia pode proporcionar ganhos significativos, não só para qualquer tipo de empresa, mas também para profissionais das mais diversas áreas de atuação.
Assim, o primeiro grande passo para motivação de vendas é a forma como o seu vendedor lida com os clientes, pois um bom atendimento faz toda a diferença. Conquistar o cliente pode ser algo difícil, mas quando se consegue este grande feito, tenha certeza, que se ele gostar do seu produto ou serviço, voltará a adquirí-lo com enorme satisfação e ainda indicará a sua empresa para o maior número de pessoas possível.
Com isso, entendemos que ter número de vendas robustos no final do mês depende de muita motivação e entusiasmo. Por isso, hoje, vou compartilhar com você algumas dicas de motivação para vendas, para que assim, você consiga cativar constantemente seus clientes e obter resultados extraordinários em seus negócios.
[php_everywhere instance=”2″]
Motivação e vendas caminham lado a lado
É praticamente impossível ter uma empresa com boas vendas sem uma equipe sempre motivada. Os vendedores que atuam em sua área comercial precisam estar, constantemente, com a motivação em alta, caso o contrário, os resultados esperados ficarão cada vez mais distantes.
Digo isso, pois o profissional de vendas que não encontra uma boa razão para oferecer os produtos e serviços da empresa para a qual presta serviço a seus clientes, dificilmente terá um bom desempenho, o que vai causar impacto direto nas vendas da organização de uma maneira geral.
Sendo assim, é fundamental que se encontre, diariamente, mecanismos que farão com que a equipe mantenha-se sempre motivada, com a energia nas alturas, pois é isso que vai gerar grandes e bons resultados ao final de cada mês para a empresa.
Dicas de motivação para equipe de vendas
Agora que já abordamos e falamos mais sobre a importância que se deve dar ao motivacional em vendas, é essencial destacar algumas dicas que podem ser incorporadas ao dia a dia da empresa, para que assim a equipe comercial mantenha-se sempre com gás para buscar crescimento e os melhores resultados para todos.
Reconheça sempre os melhores desempenhos
Independentemente da forma que você vai escolher, é essencial que você e sua equipe de gestores comerciais elaborem mecanismos eficientes, e que estejam alinhados com o time de vendas que atua em sua empresa, para reconhecer os desempenhos que mais se destacam entre todos.
Seja por meio de um café da manhã mensal, de um almoço ou de um simples bate papo, é de extrema importância que o vendedor ou os vendedores que têm os melhores resultados e, consequentemente, trazem os melhores resultados para a empresa, saibam que os seus esforços estão valendo a pena aos olhos de seus gestores imediatos e também de seus pares.
Sendo assim, sempre que puder, faça questão de elogiar, reconhecer e agradecer publicamente pela performance de excelência de seus melhores vendedores.
As premiações como excelentes recompensas
Além do reconhecimento público, outra forma de motivar a equipe é oferecendo premiações, para que assim, eles também sintam-se reconhecidos pelo bom trabalho que vêm realizando. Você pode oferecer viagens, nacionais e internacionais, com acompanhantes; pode oferecer também, computadores, tablets, smartphones, entre outros produtos ou serviços que sirvam de incentivo para que o time de vendas continue se empenhando para alcançar uma excelente performance dia após dia.
O líder tem papel fundamental
Neste processo de encontrar as melhores formas de motivar a equipe de vendas, o líder tem um papel fundamental. Isso porque é ele que está próximo de todos e sabe quais são seus anseios, tanto coletivos, quanto individuais, sendo assim está em suas mãos saber equilibrar questões como estas, para que assim possa incentivar e colaborar para que todos alcancem seus objetivos.
Dessa maneira, é essencial que os membros da equipe vejam na liderança algo que os inspire, diariamente, a concretizar as metas que lhes são propostas. Este é um dos caminhos mais eficientes para manter e motivação dos vendedores sempre em alta.
As comissões são importantes, mas é preciso ir além
Uma das formas mais usuais de motivação de uma equipe de vendas tem a ver com as comissões, que são valores a mais no salário, oferecidos conforme o percentual vendido por cada colaborador. Com certeza, nada melhor do que contar com um dinheiro extra no final do mês, seja para pagar as contas, para poupar ou se divertir. É necessário criar políticas de comissionamento que sejam justas e que contemplem a todos.
Porém, como enfatizado ao longo de todo este conteúdo, é importante que se vá além das comissões, pois nem sempre os ganhos financeiros fazem com que os profissionais de venda mantenham-se motivados e fiéis à empresa, já que, como eu disse, oferecer comissão é mais comum do que se imagina.
É essencial colocar em prática a questão do reconhecimento, das premiações, fazer campanhas de incentivo, elaborar e compartilhar metas e objetivos claros, que façam com que todos tenham uma razão para se empenhar ao máximo em suas vendas.
A sua missão aqui é oferecer a seus vendedores uma razão que faça com que eles sintam-se altamente satisfeitos com o que fazem e vendam cada vez mais todos os dias.
Treinando para vender
Além das dicas que acabei de compartilhar com você, uma outra forma excelente de levar a motivação para o seu time de vendas é oferecer treinamentos constantes aos vendedores e toda à equipe ligada ao setor de relações com o cliente. Digo isso, pois o colaborador sente-se altamente valorizado quando a empresa para a qual trabalha contribui para o seu crescimento profissional e pessoal, por meio do aprimoramento de seus conhecimentos, capacidades e habilidades.
Sendo assim, a capacitação em vendas deve ser prática constante, para que dessa forma os vendedores conheçam novas técnicas e ferramentas capazes de fazer com que seus resultados e os da própria empresa cresçam significativamente.
Para ajudar neste sentido, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC propõe uma verdadeira revolução com o seu curso Coaching em Vendas. Trata-se de um programa verdadeiramente efetivo, voltado para gestores, consultores, vendedores e demais membros de uma equipe comercial, que oferece a seus participantes a capacitação necessária para potencializar os resultados dos mais diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
Conheça esta formação, que tem como objetivo desenvolver e aprimorar ainda mais as habilidades dos vendedores que você tem em sua equipe e trazer resultados cada vez mais extraordinários para os seus negócios.
Invista em seus profissionais, invista no Coaching em Vendas do IBC!
Conhecer as melhores técnicas em vendas não é suficiente para que a sua empresa seja sempre campeã. É necessário que o seu time esteja ao seu lado e compartilhe dos seus anseios e objetivos, caso o contrário, as chances de que você e os seus negócios mantenham-se prósperos e atuantes no mercado diminuem bastante.
Agora, faço um convite a você: que tal deixar o seu comentário me dizendo quais são os métodos que você utiliza para manter a sua equipe motivada? Compartilhe comigo suas experiências e lembre-se de continuar nos acompanhando, por aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, pois diariamente trazemos a você conteúdos transformadores, para a sua vida pessoal e para a sua carreira.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 161298854 – https://www.shutterstock.com/pt/g/skydive