Quando o assunto é liderança, o que lhe vem à cabeça? Em sua opinião, qual é o perfil ideal de um bom líder? O que ele deve fazer para conseguir desenvolver pessoas e alcançar grandes resultados? Hoje, mais do que nunca, organizações e profissionais entendem que os líderes precisam estar atentos aos novos tempos, buscar evolução contínua e abandonar métodos ultrapassados.
A discussão sobre as diferenças entre liderança x chefia é recorrente no universo organizacional, sendo muito positiva para o desenvolvimento dos liderados e de novas culturas empresariais. Quanto mais se fala na figura do líder, mais se espera que esse profissional tenha um perfil realmente diferenciado do chefe que acredita na fórmula do “eu mando e você obedece”.
[php_everywhere instance=”2″]
Diferenças entre liderança e chefia
A liderança deve ser inclusiva, sempre incentivando o engajamento dos liderados em prol da empresa e do desenvolvimento dos colaboradores. O líder deve ser inspirador e motivador, sempre dando o exemplo e se mostrando disposto a instruir, ensinar e guiar seus liderados para que todos possam desenvolver seu potencial e suas habilidades.
Suas competências técnicas, emocionais e comportamentais tornam o líder uma pessoa admirada e seguida. O chefe e o líder têm em comum o fato de ocuparem os cargos de gestão mais altos das empresas. Entretanto, as semelhanças param por aí, porque existe um abismo entre a postura de um e outro.
O chefe gerencia demandas enquanto o líder gerencia pessoas
O chefe, em geral, é aquele que carrega para si os méritos pelo sucesso, deixando a equipe de lado. Ele assume o prestígio por tudo e, quando algo não sai como o esperado, tira o corpo fora e apenas aponta os culpados.
Além disso, oprime seus chefiados e não gosta que deem opinião ou participem da tomada de decisões. Isso porque acredita que sabe tudo e que, portanto, é só ele quem toma decisões e manda.
Enquanto o líder é um gerenciador de pessoas, o chefe é um gerenciador de demandas que não consegue ser assertivo em sua comunicação, uma vez que assume uma postura opressora e deixa a equipe desconfortável com sua presença.
Se, por um lado, o líder tenta reunir as opiniões e destacar o bom trabalho, seja ele individual ou do grupo, o chefe é uma pessoa que não permite que os demais sejam bem-sucedidos. Para ele, bons profissionais são ameaças e possíveis concorrentes a seu cargo.
Por isso, você dificilmente ouvirá um elogio vindo de um chefe. O líder, por sua vez, não tem receio de elogiar seus liderados, oferecer-lhes oportunidades de ascensão e dar os feedbacks necessários para seu crescimento.
Os chefes são os principais responsáveis pelo turnover nas empresas. Isso porque os profissionais de hoje buscam líderes que atuem como mentores e, até mesmo, como coaches de carreira. Por essa razão, esses gestores devem oferecer conhecimento e oportunidades para que os funcionários desenvolvam seu currículo profissional.
10 Dicas para uma liderança de excelência
Se você deseja se aproximar cada vez mais da liderança e se afastar da chefia, é necessário ajustar a sua postura em relação à equipe. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a ser um líder extraordinário!
1. Comece liderando através do exemplo
A base para uma liderança de excelência é se comportar da forma que gostaria que seus liderados se comportassem, ou seja, dando o exemplo. Jamais utilize da autoridade do seu cargo para fazer coisas que os demais não podem. Siga as mesmas regras que todos em relação à pontualidade, folgas, comportamento no ambiente de trabalho, entre outros aspectos.
2. Tenha humildade
A humildade é uma característica fundamental para que uma pessoa com cargo de gerência se comporte como um líder e não como um chefe. É sendo humilde que saberá que possui uma missão importante, mas que ela não o torna superior a ninguém. Assim, poderá construir bons relacionamentos e trabalhar de forma colaborativa com a equipe.
3. Comunique-se de forma clara
A comunicação é a principal ferramenta para um líder conhecer e se entender com sua equipe. Nesse sentido, procure falar com os liderados de forma clara e, principalmente, saiba ouvi-los, porque é através dessa troca que a conexão e o entendimento irão acontecer.
4. Desenvolva sua inteligência emocional
Um bom líder deve ter sua inteligência emocional bem desenvolvida, do contrário, poderá acabar tendo reações intempestivas, capazes de prejudicar o ânimo da equipe. Através do autoconhecimento, você saberá identificar suas emoções e canalizá-las de forma equilibrada, sem permitir que tomem conta das suas atitudes.
5. Busque a melhoria contínua
Embora um cargo de liderança represente para muitos o ápice da carreira, isso nunca deve ser motivo para que um profissional se acomode. Afinal, o mundo está em constante transformação e é importante buscar sempre se desenvolver, seja através do contato com os liderados, pesquisas, leituras e cursos.
6. Dê feedbacks regulares
Dar feedbacks regulares é uma forma de dizer com clareza para os colaboradores o que eles estão fazendo de positivo e o que precisa ser melhorado. Sem esse retorno, a equipe fica sem saber se está seguindo o caminho certo e é responsabilidade do líder dar direcionamento.
7. Saiba se adaptar
Mudanças podem ocorrer a qualquer momento, seja internamente em uma empresa ou no mundo. Apenas conseguem sobreviver os empreendimentos que conseguem se adaptar e, até mesmo, encontrar oportunidades em momentos de crise. Se não costuma ser uma pessoa flexível, comece a treinar essa habilidade para desenvolvê-la.
8. Demonstre gratidão pela equipe
Já parou para pensar que, sem a sua equipe, não conseguiria alcançar grande parte dos resultados que vocês têm alcançado juntos? Por isso, lembre-se de demonstrar gratidão pelo seu time e por cada membro que faz parte dele. Quanto mais valorizados eles se sentirem, mais irão se dedicar e alcançar resultados extraordinários!
9. Incentive a inovação
Inovar é fundamental para sobreviver no mercado atual. Cientes disso, cada vez mais empresas vêm incentivando a inovação entre os seus funcionários. Encontre maneiras de dar liberdade criativa para a sua equipe, estimulando-os a terem boas ideias. Mesmo que nem todas possam ser aproveitadas, é importante ouvi-las para que os colaboradores se sintam motivados a continuar criando.
10. Aprenda a gerenciar seu tempo
Por fim, é necessário que aprenda a gerenciar o seu tempo para se dividir entre as várias atribuições de um líder. Sem organização, poderá se perder e algum lado será prejudicado. Para evitar que isso aconteça, mantenha uma agenda com os horários registrados, assim, mesmo que haja imprevistos, ficará mais fácil se adaptar.
Viu só como liderança e chefia são dois conceitos bastante distintos? Com dedicação e a busca pela melhoria contínua você poderá se tornar um líder cada vez melhor para a sua equipe!
[php_everywhere instance=”1″]