Você já percebeu como é difícil mudar o ponto de vista das outras pessoas? Atualmente – com a Internet e uma infinidade de informações ao nosso dispor -, conseguimos provar as ideias mais variadas possíveis e, às vezes, até contraditórias.
Veja alguns exemplos: o tomate faz bem para a saúde? O café é bom ou ruim? Chegamos a um ponto em que é possível achar pesquisas que provem tanto que uma coisa é boa, quanto que ela é ruim, basta escolher o seu autor favorito. Isso não se aplica somente à saúde, o mesmo ocorre com a política, o esporte, a tecnologia ou qualquer outra assunto que você escolha.
Mesmo assim, estamos sempre tentando convencer os outros do nosso ponto de vista, persuadi-los para irem onde achamos que deveriam ir ou insistir para que escolham o caminho que achamos melhor. Para nos ajudar, há um grande número de livros com técnicas que prometem ensinar os caminhos da persuasão, de como ser um bom vendedor ou como convencer as pessoas.
Mas o fato é que é impossível dizer para outra pessoa como se deve pensar, ou mesmo sentir, porque ela tem um órgão especializado e dedicado para fazer isso: o cérebro. Esse é o princípio da neuroliderança, um termo cunhado por David Rock e Jeffrey Schwarts em 2006.
Como poderíamos, então, interagir e colaborar com outras pessoas? Segundo a neuroliderança, tudo o que nós podemos fazer é ajudá-las a terem os seus próprios insights, chegarem às suas próprias conclusões e simplesmente decidirem por si mesmas.
O coaching é a metodologia perfeita que oferece ferramentas fantásticas para isso, pois, por definição, é um processo em que uma pessoa (o coach) ajuda a outra pessoa (o coachee) a achar e realizar o seu próprio objetivo.
Como essa nova liderança funcionaria em uma corporação?
Assim como o mundo, as empresas também mudaram. Hoje, tem valor o colaborador que pensa, que é criativo, que está motivado! Como a empresa pode se destacar perante seus competidores se seus funcionários não se destacam? Como pode brilhar se seus funcionários não brilham? Como pode ter visão se aqueles que a compõemnão têm? Como irá atingir os seus objetivos se seus funcionários não sabem fazer isso? Afinal, as empresas são feitaspor pessoas.
O business coaching é uma ferramenta de liderança que ajuda as pessoas a conhecerem o seu objetivo profissional e o realizarem. Isso aumenta a motivação, a satisfação e o desempenho, portanto, traz os resultados que as empresas e seus funcionários procuram.
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