Desenvolver e aprimorar a habilidade de liderança não deve ser uma busca restrita aos gestores, pois todos os profissionais que almejam melhores resultados e crescimento na sua carreira devem se preocupar com essa capacitação.
Seja qual for o cargo exercido, aquele que possui as competências de um bom líder — como ser proativo, saber trabalhar em equipe, propor soluções, entregar resultados e desempenhar a sua função com efetividade — consegue conquistar ascensão profissional.
Existem vários modelos de liderança, como a autocrata, a participativa, a liberal, a situacional, entre outras. No entanto, há um tipo que vem sendo muito visado no mercado atual: o da liderança gerencial. Neste artigo, você vai compreender melhor as características desse modelo de liderança e os benefícios que ele tem a oferecer. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
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Liderança ou gerência?
Para entender o que é um líder gerencial, é necessário compreender os conceitos de liderança e gerência, bem como as suas diferenças. Veja abaixo as definições:
O líder pauta o seu trabalho no desenvolvimento dos profissionais e, por isso, exercita diariamente a motivação, a colaboração e o engajamento da sua equipe. É alguém com ótimas capacidades de comunicação, relacionamento e persuasão, focando no lado “humano” do processo.
O gerente, por sua vez, exerce uma função mais administrativa, na qual desempenha o seu trabalho a partir do aprimoramento de métodos e estratégias. Trata-se de um indivíduo mais metódico, apegado aos processos, ao monitoramento constante dos resultados, às estatísticas e à procura por meios de aumentar a produtividade e fazer a equipe progredir.
Diante disso, podemos afirmas que a liderança é direcionada às pessoas, enquanto a gerência trabalha os processos. As táticas são diferentes, porém, ambas são focadas em resultados.
O que é a liderança gerencial?
A liderança gerencial é o modelo exercido por um líder que desempenha o seu papel com competências gerenciais, ou seja, ele possui foco tanto em pessoas quanto em processos, tornando-se um profissional de alta performance, por meio da eficiência e eficácia. É um estilo que mescla as competências típicas da liderança e da gerência.
Esse tipo de profissional é muito requisitado pelas empresas, devido à sua capacidade de entregar mais resultados com menos recursos, em curto espaço de tempo. Pessoas com esse perfil conseguem ser grandes comunicadores e motivadores (aspectos típicos de um líder), mas também administram as equipes com acompanhamento de resultados e definição de metas estratégicas (traços mais associados aos gerentes).
Como podemos desenvolver a liderança gerencial?
Para um profissional desenvolver o perfil de líder gerencial, é necessário identificar as suas características comportamentais predominantes e trabalhar o equilíbrio delas em função do resultado desejado. Essa identificação pode ser realizada com ajuda da ferramenta Coaching Assessment, um software exclusivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC que propicia a obtenção de informações pontuais sobre as habilidades da pessoa em questão.
Confira, na sequência, algumas das características de cada perfil:
Características de um líder
O aspecto da maioria dos líderes é de executor ou de comunicador. O primeiro tipo se caracteriza pela determinação, firmeza, automotivação, riscos assumidos e senso de urgência. O líder comunicador, por outro lado, apresenta sociabilidade, empatia, criatividade, flexibilidade e persuasão.
1. Responsabilidade
A mais básica característica de um líder deve ser a responsabilidade. Ele sabe que há um grupo de pessoas que precisam dos seus comandos para agir. Assim, esse indivíduo procura conhecer a fundo as pessoas que compõem a sua equipe, de modo que possa relacionar-se com elas da melhor maneira possível. Um líder competente reconhece as competências de todos e ouve o que cada um tem a dizer antes de tomar as decisões em nome do time. Ele assume a responsabilidade pelas escolhas.
2. Comunicação
O processo de comunicação é a base de toda liderança. É por meio dela que o líder conhece os seus liderados, define metas a serem alcançadas, distribui tarefas, orienta, explica o que deve ser feito, presta auxílio e convence as pessoas de que a decisão tomada foi a melhor possível. Além disso, é por meio da comunicação que o líder expressa a aprovação ou a necessidade de mudar algo na conduta dos liderados e também que compartilha os seus conhecimentos com todos eles.
3. Motivação
Um bom líder é alguém que acredita plenamente na capacidade que a sua equipe tem de alcançar as suas metas. Por isso, ele compartilha essa confiança com todos os seus liderados, fortalecendo a motivação de todos. Ele ajuda na criação de um clima harmônico e positivo, oferecendo ânimo e incentivo a todos nas suas respectivas atividades. Além disso, ele mantém a competitividade dentro de níveis saudáveis e administra qualquer conflito que possa surgir dentro da equipe.
Características de um gerente
Naturalmente, os gerentes são analistas ou planejadores. Os analistas se caracterizam especialmente pela exatidão, perfeccionismo, precisão, distanciamento e bom senso. Os planejadores, por sua vez, são organizados, formais, moderados e controlados.
1. Metas
Os gerentes são extremamente voltados a metas. Eles são analíticos e observam todas as forças e fraquezas presentes na equipe e todas as oportunidades e ameaças que o ambiente externo pode oferecer. A partir dessa análise, o gerente é capaz de definir metas realistas, específicas, estimulantes, mensuráveis, relevantes e com um prazo definido. Ao apresentar as metas aos membros da equipe, o gerente distribui tarefas compatíveis com os saberes de cada um para que o objetivo seja alcançado.
2. Produtividade
Os gerentes fazem o possível para extrair o melhor dos membros da sua equipe. Por isso, eles mantêm-se atentos à produtividade de cada um, sempre pensando em meios de otimizar processos e de fazer mais com menos. Analisam diversos fatores, como tempo, dinheiro, pessoas, materiais, processos, enfim, todas as variáveis que influenciam a produtividade e os resultados obtidos. Monitoram tudo e aperfeiçoam rapidamente o que for possível para acelerar o alcance das metas.
3. Resultados e feedbacks
Por fim, avaliam os resultados que a equipe está conseguindo obter, identificando se estão dentro ou fora dos padrões esperados. Assim, avaliam o desempenho de cada um, fazendo do feedback uma rotina. Bons resultados são reconhecidos e recompensados, enquanto os desempenhos fracos são apurados. Gerentes investem também na capacitação dos seus colaboradores, por meio de cursos, treinamentos e investimentos em novas tecnologias que ajudam na obtenção de melhores resultados.
Dessa forma, a liderança gerencial consiste no desenvolvimento simultâneo das características de liderança e de gerência.
O coaching assessment é uma poderosa ferramenta para que isso ocorra, pois realiza o mapeamento de tendências e perfis comportamentais, sendo validado e chancelado pela Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG. Oferecido com exclusividade pelo IBC, é utilizado pelas maiores referências nacionais e internacionais, como: Petrobras, Caixa Econômica Federal, Volkswagen, Cevasa, Magazine Luiza, entre outras instituições.
Utilize você também esse recurso extraordinário e potencialize os seus resultados! Solicite atendimento no site do IBC Coaching!
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