Você já ouviu falar no programa Housekeeping? Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas para organizar o ambiente corporativo. Com esse recurso é possível corrigir erros e implementar metodologias organizacionais de maior eficácia. Para quem deseja conhecer melhor essa ferramenta basta continuar lendo, entenda o que é e como aplicar.
Housekeeping: o que é?
Nos últimos tempos, muito se tem falado a respeito de Housekeeping, essa ferramenta se tornou bastante popular no meio corporativo. Seu foco principal está em tornar o ambiente corporativo mais agradável, acarretando maior produtividade. A partir da sua aplicação é possível eliminar desperdícios, além de potencializar a limpeza e a organização.
Os pilares sobre os quais o programa Housekeeping está baseado são: produtividade, qualidade e agilidade para todas as demandas. Para entender mais facilmente o conceito, vale dizer que o Housekeeping é uma versão do programa 5S focado nos 3 primeiros “S”.
O programa 5S se tornou muito conhecido ao começar a ser aplicado no Japão, na década de 1950. O Housekeeping permite alcançar resultados mais facilmente mensuráveis por serem mais tangíveis.
[php_everywhere instance=”2″]
Conhecendo os 5S
Confira a seguir quais são os 5S do programa homônimo.
Seiri (Senso de utilização)
Refere-se a escolher os materiais realmente necessários para fazer parte do ambiente de trabalho. Manter objetos desnecessários nesse ambiente pode prejudicar o bom desempenho.
Seiton (Senso de ordenação)
Esse “S” diz respeito à necessidade de manter o ambiente de trabalho bem organizado. Em um ambiente caótico é bastante complexo ser produtivo.
Seiso (Senso de limpeza)
Esse é o “S” referente à manutenção da limpeza do ambiente de trabalho. A sujeira e a bagunça tiram o foco do que é realmente importante.
Seiketsu (Senso de normalização)
Refere-se a criar e seguir regras e normas. Trabalhar com regras leva o indivíduo a um ritmo mais produtivo por haver padronização de sua forma de atuar.
Shitsuke (Senso de autodisciplina ou hábito)
A função desse “S” é manter e rever os padrões em especial os que foram mencionados nos “S” anteriores.
Você percebeu que os três primeiros “S” se referem a questões tangíveis, enquanto os outros dois não?
Housekeeping: arrumando a casa
A expressão “Housekeeping” pode ser traduzida para o português como “arrumar a casa”. Quando pensamos a respeito fica claro que a primeira atitude necessária para alcançar um bom desempenho é realmente arrumar a casa. Somente um ambiente organizado permitirá que os funcionários ofereçam o seu melhor.
Podemos fazer um paralelo com a vida pessoal, uma família, ao se mudar de casa, pode passar por momentos de caos. Isso porque nada está no lugar que deveria, os familiares somente irão recuperar seu ritmo normal de vida quando arrumarem efetivamente o novo lar. Quando a casa em questão está organizada é muito mais fácil que tudo funcione perfeitamente.
O Housekeeping se diferencia do programa 5S porque se volta mais para a infraestrutura da companhia. O foco do programa 5S é estabelecer uma mudança de comportamento organizacional. Logo, o Housekeeping tem foco em resolver questões práticas com resultados também práticos.
Housekeeping: como aplicar na sua empresa
As empresas que decidem aplicar o Housekeeping focam na capacitação dos seus profissionais de maneira objetiva. Todos os pormenores do programa devem ficar claros para que os colaboradores saibam como colocar em prática. A estratégia é apresentar os benefícios para ambas às partes.
Isso significa que os colaboradores devem ser orientados a respeito do senso de utilização, de ordenação e de limpeza. Para tornar o ambiente de trabalho mais fluido é necessário que os profissionais tenham a seu alcance apenas o necessário. A organização também tem um papel imprescindível para manter o bom funcionamento da companhia. Por fim, determinar regras que contribuam para manter a limpeza ajuda a tornar a empresa um ambiente mais agradável.
Para que tais informações cheguem aos colaboradores, é importante trabalhar a comunicação dos mesmos. O desenvolvimento de cartazes e divulgação de conteúdos pela intranet ajuda na sensibilização dos colaboradores para essa questão. A consolidação dessa mensagem deve ser feita por meio de reforços com lembretes nos contracheques.
Apresentações
Para que os colaboradores compreendam como agir corretamente em relação às proposições do Housekeeping é importante fazer apresentações. Palestras e cursos de boas práticas contribuirão para um entendimento mais profundo da mensagem. Considere que nem sempre os funcionários já são familiarizados com programas como o 5S, por exemplo.
Abordagens com foco mais didático tendem a funcionar mais efetivamente nesse contexto de desconhecimento. Sendo assim, é imprescindível apresentar com mais propriedade o Housekeeping e quais são as ações pertinentes para sua aplicação. Também é válido oferecer treinamentos para que seus colaboradores aprendam a agir dentro dessa nova lógica proposta.
Funciona bem também designar uma equipe de colaboradores para a verificação constante da aplicação das boas práticas. A função dessa equipe não deve ser apontar erros e sim ajudar a consertá-los para que a aplicação ocorra com mais efetividade. Os demais colaboradores devem visualizar essa equipe como aliados.
Resultados de ter a casa arrumada
O resultado do emprego do Housekeeping na empresa é ter significativo aumento da produtividade. Os colaboradores passam a ter uma convivência mais harmoniosa entre si e disso resulta mais projetos relevantes. Um ambiente agradável permite que as pessoas foquem em suas atividades sem a sensação de estarem no local errado.
Um ambiente organizado é mais propenso a boas ideias e bom desempenho. Além dos colaboradores atuarem melhor individual e coletivamente, também tende a investir na melhoria contínua. Esse é um conceito bastante atrelado ao Housekeeping, pois, num ambiente salubre, se tem mais facilidade em alcançar um desempenho sempre melhor.
Com o passar do tempo será possível identificar também resultados relativos a uma melhor gestão de recursos humanos. A criação de um ambiente mais saudável para seus colaboradores é fundamental para reduzir a rotatividade.
Os funcionários passam a desejar continuar fazendo parte do quadro de colaboradores de maneira que as demissões diminuem. É uma forma de organizar a empresa de tal maneira que ela funcione de forma mais fluida.
Gostou de conhecer melhor o conceito de Housekeeping? Sua aplicação contribui para aumentar a produtividade na sua empresa! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
Imagem: Por El Nariz
[php_everywhere instance=”1″]