As diferenças entre um chefe e um líder

Chefe e Líder Chefe e Líder – Conheça as principais diferenças

 

A posição de liderança em uma empresa ou organização é algo que significa uma série de mudanças. A começar pela nova rotina de trabalho que virão com as novas responsabilidades comuns dessa função. Ao ocupar um cargo de chefia, o profissional deve estar ciente de toda a responsabilidade e da relevância dessa função para a empresa. 

O que é importante salientar aqui é que nem todo líder é chefe, mas é fundamental que os chefes sejam bons líderes. Soou estranho? Então, continue a leitura e descubra as diferenças entre chefes e líderes. 

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Chefe x líder: algumas diferenças

É muito comum encontrar pessoas dentro de organizações que acreditam que chefe e líder sejam sinônimos. Mas, este é um pequeno equívoco. Afinal, existem profissionais que são verdadeiros líderes mesmo que não tenham cargos de chefia. Em contrapartida, encontramos muitos chefes que não conseguem liderar suas equipes. Chefes assim costumam recorrer a modelos de gestão pautados pela autoridade e pela hierarquia. 

Mas, você sabe reconhecer um chefe e um líder dentro de uma organização? Sabe quais são as características destas funções tão necessárias em uma empresa? Confira nos próximos tópicos. 

As principais características de um líder

Quando falamos de um líder em uma empresa, falamos de uma pessoa ousada, comunicativa. Falamos de um colaborador que pode também ser criativo e até mesmo admirado por seus colegas. O líder é aquele profissional que consegue inspirar e motivar – algo que ele faz mesmo não sendo um gestor ou chefe. O verdadeiro líder motiva as pessoas através das suas atitudes. Lidera através do exemplo. 

Outra característica comum de líderes é ter o pensamento e visão sistêmicos. Buscam constantemente aliar o desenvolvimento da equipe com o crescimento da empresa e com os resultados positivos. O líder também procura sempre partilhar as conquistas e vitórias com os que estão ao redor. 

Tais características é possível identificar não só em gestores como em colaboradores que conseguem motivar seus colegas. A liderança pode ser desenvolvida, mas em algumas pessoas é uma habilidade nata. Reconhecer os líderes é importante para a organização – sobretudo, na redução de turnover e no alcance de resultados.  

As principais características de um chefe

Os chefes costumam ser aqueles profissionais que têm autonomia para tomar decisões dentro da organização. Por isso, também são os profissionais responsáveis pelas ordens e até mesmo pela criação de normas. Existem chefes que exercem suas funções pautados pela autoridade que o cargo possui. 

Chefes autoritários costumam ser centralizadores e isso resulta em uma fama de serem durões. Vale dizer que nem sempre é algo bom, mas que em algumas situações a dureza é necessária. Os chefes autoritários também não partilham os créditos dos resultados obtidos e tal atitude faz com que a equipe se desmotive ou veja este chefe como um profissional inseguro. 

O excesso de autoridade exercida por alguns chefes faz com que a equipe se sinta afundada, sem oportunidades para crescer profissionalmente ou para desenvolver habilidades importantes. 

Como aliar a chefia com a liderança

As empresas atuais não precisam mais da figura de um chefe autoritário, aquele que manda, leva o crédito pelos bons resultados e coloca a culpa em seus subordinados quando algo não sai como o esperado. Por isso, se faz necessário ter chefes que lideram, que seja verdadeiros líderes. 

Como foi mencionado acima, a liderança é uma habilidade nata em muitas pessoas. Mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Para chefes, gestores e diretores, tal habilidade é fundamental. Mas, como desenvolver esta habilidade tão requerida por empresas nos dias atuais? 

O Coaching pode contribuir de maneira positiva com este processo. Através do Coaching é possível desenvolver a liderança tão buscada e almejada. E o que é o Coaching? É um conjunto de metodologias voltadas para o desenvolvimento de habilidades focadas em objetivos – sejam pessoais ou profissionais – que precisam ser alcançados em um curto ou médio prazo de tempo. Tal metodologia se baseia em conhecimento científico das mais variadas áreas das ciências humanas. 

Importante dizer também que as formações em Coaching contribuem com o desenvolvimento de outras habilidades importantes para um líder, tais como: 

  • Comunicação eficaz
  • Empatia
  • Negociação
  • Ouvir na essência
  • Gestão de tempo
  • Proatividade
  • Gestão estratégica
  • Disciplina
  • Foco
  • Planejamento estratégico

Por isso, se você é chefe e precisa desenvolver a habilidade de liderança, clique aqui. O IBC é a única escola de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia da sua metodologia de ensino. Aproveite esta oportunidade para mudar a sua forma de gerenciar sua equipe e ser um chefe que lidera, que inspira e motiva seus colaboradores! 

Agora, conte pra gente: você se considera um chefe que lidera ou apenas um chefe que gerencia processos? Conte um pouco da sua experiência e a sua opinião no espaço abaixo. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

 

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