Pitch é uma palavra que está cada vez mais comum no universo dos negócios e se refere a um discurso curto e claro que visa apresentar um projeto ou um empreendimento para potenciais investidores, parceiros ou clientes. É uma forma direta de falar a respeito de uma ideia, cuidando para vendê-la corretamente.
A missão de apresentar todas as vantagens de um negócio em minutos e com poucas frases pode ser bastante desafiadora quando não se tem um norte a respeito de como começar e conduzir a fala. Se você tem dúvidas a respeito de como fazer um pitch de sucesso pode ficar tranquilo, ao longo deste artigo irá conferir dicas certeiras para você elaborar um discurso poderoso!
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Pitch de sucesso: 7 dicas de como fazer um excelente discurso!
Acertar no discurso tendo poucos minutos para discorrer a respeito das vantagens do seu empreendimento pode gerar certa pressão, no entanto, quando você sabe exatamente o que precisa dizer e como se portar durante a fala percebe que pode ser bem mais simples do que parece. Veja, a seguir, algumas dicas pontuais que te ajudarão a construir seu pitch de sucesso!
1 – Conheça seu público-alvo
No início deste artigo, falamos que o pitch pode ser para atrair investidores, apresentar a empresa para eventuais parceiros ou para se posicionar diante dos clientes. Sendo assim, o primeiro passo para fazer um discurso de sucesso é saber para quem você vai falar. Para cada público há uma forma de fazer a apresentação do seu negócio, estar adequado para a sua audiência é crucial.
Além de definir para que tipo de interessados irá falar, é importante fazer uma pesquisa a respeito dos ouvintes específicos de cada ocasião. Por exemplo, se você participará de um evento em que pode captar investidores, é válido conhecer um pouco a respeito da trajetória de cada um para conseguir fazer uma apresentação interessante de forma que os faça pensar em investir.
2 – Conte com uma apresentação estruturada
O pitch não deve ser entendido como um mero discurso para despertar o entusiasmo de quem ouve, precisa ser uma fala estruturada com conteúdo. Mesmo que o tempo seja curto, é essencial passar por todas as etapas do seu empreendimento, dedicando a atenção que cada uma delas merece.
A questão é organizar as ideias de tal forma que o discurso se torne claro para quem está ouvindo e realmente interessante do ponto de vista de oferecer um conteúdo. Uma dica para quem não terá o apoio de uma apresentação de slides, por exemplo, é elaborar um roteiro mental para ser seguido, de maneira a não se esquecer de nenhum ponto importante de apresentar para seus ouvintes.
3 – Acrescente dados a sua fala
Dados provenientes de fontes confiáveis contribuem para chancelar o que você está falando e demonstrar que houve um estudo prévio para montar a apresentação. No entanto, fique atento para o uso de dados que realmente tenham uma conexão com o que está sendo apresentado, não se deve adicionar números a uma apresentação somente por adicionar.
Entre os dados que se mostram relevantes para um pitch de sucesso estão os que se referem ao tamanho e possibilidades de expansão do mercado em questão, números do mercado consumidor, dados a respeito da demanda pela solução oferecida pelo negócio, entre outros. Considere como dados concretos podem ajudar a tornar sua ideia de empreendimento mais interessante diante de quem está assistindo a sua apresentação e, claro, sempre tenha certeza de que a fonte de dados é confiável.
4 – Apresente seu produto
De maneira geral, todos os públicos a que um pitch se destina têm como principal interesse ver o produto do empreendimento em ação para ter certeza de que é uma boa aposta para investir, firmar uma parceria ou se tornar cliente. Se o produto ainda não estiver finalizado, é possível apresentar um protótipo, contudo, avalie o quanto o modelo tem correspondência com o que chegará ao mercado.
Fazer uma demonstração do produto em ação pode ajudar a ilustrar a apresentação das chances de êxito do seu empreendimento no mercado. Quanto mais sua apresentação for prática, demonstrando as facilidades e vantagens do seu produto, mais efetiva será para convencer o público de que é uma excelente escolha. Faça testes dessa demonstração previamente para ter certeza de que tudo sairá como planejado no momento do pitch.
5 – Pratique oratória
Grande parte da efetividade de um pitch está na captação da atenção de quem está ouvindo o discurso, algo que se obtém por meio de eloquência e carisma. Se você se sente tímido para fazer uma apresentação do seu empreendimento, pode e deve investir em um curso de oratória. O objetivo desse tipo de curso é tornar o indivíduo mais preparado para discursar e interagir socialmente.
Além de se manter calmo e com uma fala clara ao longo do pitch, é fundamental estar preparado para responder as perguntas dos ouvintes com serenidade. A tranquilidade que o orador passa é essencial para convencer a audiência de que ele tem pleno controle e certeza do que está fazendo.
6 – Aprenda com boas apresentações
Além de fazer um curso de oratória, você pode dedicar algum tempo a assistir apresentações de empresários de sucesso reconhecidos por seu talento de falar em público. Observe o que essas pessoas têm em comum em seus discursos e quais são as particularidades de cada um que podem ser absorvidas para o seu pitch.
A ideia não é que copie a forma de apresentar de outras pessoas, e sim que as observe com atenção para se inspirar. A inspiração na paixão do discurso de outras pessoas contribuirá para encontrar a fonte da sua própria paixão.
7 – Ouça críticas
Ao longo da sua trajetória, você certamente ouvirá algumas críticas a respeito de questões relacionadas ao seu empreendimento e a sua forma de apresentá-lo, esteja aberto para absorver as críticas construtivas. Há uma visão muito negativa a respeito das críticas, no entanto, em grande parte dos casos, elas contribuem para se ter uma visão mais incisiva do que pode ser feito diferente para ter um resultado melhor.
Agora é só colocar em prática essas dicas de como fazer um pitch de sucesso e construir uma fala poderosa que apresente todo o potencial da sua ideia.
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