Estar à frente de uma equipe pode parecer um lugar de prestígio, sendo almejado por muitos. Porém existe uma diferença entre os papéis de liderança: chefe e líder. E você pode aprender qual deseja ser.
Logo de início, é natural confundir os dois. Vamos entender as diferenças
O cargo de chefia é designado para ocupação, uma nomeação de alguém que está a frente de um departamento por exemplo. Normalmente o chefe possui tendência a ser autoritário, distribuindo ordens sem instruções e apenas colocando prazos. Seus pensando são sempre nos resultados e lucros. O chefe, muitas vezes, não pensa no bem-estar coletivo, apenas enxerga seus colaboradores como pessoas abaixo dele que precisam seguir suas ordens da maneira que ele julgar mais conveniente. O chefe aponta os erros para que alguém seja responsabilizado, porém quando o objetivo é alcançado, age como se ele tivesse executado.
O líder, ao contrário do chefe, motiva sua equipe, inspirando e trabalhando junto a todos. Respeita as limitações de cada um, e procura valorizar as habilidades de cada um. Além de vislumbrar os resultados, ele se preocupa com o caminho percorrido para alcançar os objetivos da corporação. O líder costuma ser muito respeitado, já que não possui características centralizadoras e demonstra em sua fala e atitudes que seus colaboradores não são apenas números.
Algumas pessoas são líderes natos, possuem vocação para inspirar os que estão próximo. Tem iniciativa, capacidade de influência e de comunicação e estão dispostos a ajudar a sua equipe a todo tempo. Algumas pessoas apenas precisam aperfeiçoar os instintos de liderança para não sufocar a equipe e alguns cursos de aperfeiçoamento auxiliam no desenvolvimento dessa habilidade, bastar estar disposto.
O papel do coaching no desenvolvimento da habilidade de liderar
Uma boa liderança traz benefícios para empresa: uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna muito mais eficiente. Nos cursos de coaching, as pessoas podem aprender a liderar e serem aptos a conduzir, da melhor maneira possível, sua equipe para levar a corporação aos resultados esperados.
[php_everywhere]
Esse artigo foi útil pra você? Comente e compartilhe com os amigos nas redes sociais!