Com o passar dos anos, por conta dos diferentes tipos de empresas presentes no mercado, os estilos de liderança sofreram modificações. Também é notável que um líder varia de acordo com suas características e habilidades, bem como com a equipe que ele lidera.
Independentemente de transformações ou de quaisquer outros fatores, algo que é verdadeiramente importante dentro de uma empresa é contar com líderes que contribuam com suas habilidades e competências, no sentido de inspirar, motivar e conduzir equipes de trabalho, para que estas dêem o melhor de si e ajudem a organização no alcance de seu estado desejado no mercado em que atua.
Assim, tendo este ponto em mente, hoje vou falar um pouco sobre a liderança paternalista e também sobre a forma como este modelo contribui para que empresas e profissionais se tornem cada vez mais eficientes. Continue a leitura e confira:
[php_everywhere instance=”2″]
O que é liderança paternalista?
Com base nos diferentes estilos de liderança, um bastante comum no meio corporativo brasileiro é o nomeado paternalista, que também é o preferido entre os profissionais de nosso país. Sua ideia central é construir entre líder e liderado, uma relação semelhante a de pai e filho, embasada em proteção, amizade, inspiração, equilíbrio e cooperação.
O líder paternalista acredita que para alcançar resultados de excelência, um ambiente agradável e uma relação harmoniosa precisam existir entre toda a equipe. Nesse sentido, ele prioriza o indivíduo e suas emoções, e não suas atividades e os prazos de entrega.
Para que esse tipo de liderança de fato funcione, o líder deve saber delegar, ser autêntico, criar harmonia, incentivar o crescimento dos colaboradores e lutar pelos mesmos constantemente.
Características do líder paternalista
Até aqui conseguimos entender um pouco do que se trata este modelo de liderança e porque ele ganha tanto a preferência dos profissionais brasileiros.
Convido você a continuar me acompanhando nesta leitura, para conferir suas principais características.
Poder de decisão
Estamos falando de um líder que concentra o poder de decisão em suas mãos. Assim como um verdadeiro pai, ele entende que é somente ele quem sabe o que é melhor para seus colaboradores de uma forma geral.
Necessidades dos colaboradores
O principal foco do profissional que desenvolva a liderança paternalista é essencialmente nas necessidades dos colaboradores que fazem parte de sua equipe. Ele busca entendê-las na essência e emprega todos os seus esforços no sentido de atender cada uma delas e fazer com os membros do grupo que comanda sintam-se plenamente satisfeitos com o trabalho de uma forma geral.
Relação paterna
Entre as características que podemos identificar no líder paternalista está o fato de que ele assume papel semelhante ao de um pai perante seus colaboradores. Assim, ele age de maneira verdadeiramente protetora e amistosa com seus liderados, defendendo os interesses a todo custo, exatamente como faz um pai ou uma mãe.
Proteção
Outra característica que podemos facilmente encontrar no líder paternalista é que ele faz de tudo para blindar a sua equipe de todo e qualquer tipo de frustração que esta possa sofrer. Com isso, é possível observar que ele dificilmente dá feedbacks de melhoria a seus liderados, ou seja, ele não lhes permite ter a oportunidade de saber onde estão errando e onde podem melhorar em sua atuação diária.
Além disso, o que ele faz é centralizar toda a responsabilidade dos fatos e acontecimentos em si mesmo, o que acaba por prejudicar o progresso e evolução da equipe e da empresa como um todo.
Comunicação eficaz
Apesar de centralizar responsabilidades e concentrar o poder de decisão todo em suas mãos, o líder paternalista costuma desenvolver uma comunicação eficaz com todos a sua volta, principalmente com seus liderados.
Neste sentido, o que ele faz é comunicar à sua equipe, sempre que possível, as decisões que toma, compartilhando também as razões que o levaram a decidir por algo ou não.
Vantagens da liderança paternalista
Conheça a seguir, algumas vantagens resultantes do estilo de liderança paternalista:
- O líder paternalista trabalha em prol do fim dos conflitos;
- Promove oportunidades para que o colaborador cresça profissionalmente;
- Coloca o bem-estar das pessoas em primeiro lugar;
- Da liberdade para os colaboradores executarem suas atividades;
- Cria vínculos emocionais com a equipe;
- Gera lealdade entre os profissionais;
- Promove a comunicação holística;
- Os colaboradores são incentivados a compartilharem ideias,
- Aumenta a confiança;
- Não impõe restrições desnecessárias;
- Acompanha o trabalho de cada colaborador de forma individual;
- Incentiva o relacionamento interpessoal;
- Gera motivação;
- Oferece feedbacks positivos constantemente;
- Expressa reconhecimento;
- Promove a criatividade e inovação;
- Cria um ambiente flexível;
Desvantagens da liderança paternalista
Como todo tipo de liderança, o estilo paternalista também possui algumas desvantagens, como:
- O líder paternalista não deixa os colaboradores tão livres para executarem suas atividades, isso pode acabar prejudicando os resultados da empresa;
- O equilíbrio entre bem-estar profissional e desempenho pode não existir, e em uma empresa, os números, estratégias e resultados são muito importantes;
- O líder pode ser permissivo demais;
- Tem dificuldades em oferecer feedbacks de melhoria;
- Nesse tipo de liderança são mais comuns os feedback positivo, deixando praticamente de lado os feedbacks de melhoria, também fundamentais para o progresso do profissional e dos negócios que a empresa desenvolve no mercado.
Em relação a estilos de liderança, seja ele qual for, os extremos são perigosos, inclusive na liderança paternalista. Nesse sentido, o líder deve analisar cada um dos estilos, e formular uma liderança embasada nos pontos positivos de cada um.
Dessa forma, ele será capaz de criar uma liderança de acordo com suas características e competências pessoais, aliada às qualidades dos diferentes tipos de liderança e de acordo com o perfil da sua equipe. Uma vez que esse conjunto é colocado em prática, líder e liderados conseguem trabalhar em um ambiente harmonioso, alcançar metas e objetivos e não comprometer os resultados da empresa.
Para isso, o que você pode fazer e conhecer a formação do IBC Leader Coach Training – LCT. Trata-se de um programa altamente eficiente, que oferece a líderes de todos os estilos a oportunidade de aprimorarem suas habilidades e competências e, com isso, conduzirem com eficácia e assertividade seus liderados, para que estes lhe ajudem a alcançar resultados extraordinários constantemente.
A partir do LCT, que apresenta conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, que podem ser aplicadas de imediato no dia a dia profissional, o indivíduo potencializa a sua performance, tornando-se, assim, o melhor líder que pode ser!
Gostou de conhecer esta poderosa formação?
Agora me conte, querida pessoa: qual é o tipo de liderança presente na sua empresa? Você já conhecia a liderança paternalista? Deixe o seu ponto de vista nos comentários deste post e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar o artigo, com seus amigos, em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 631722455 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pormezz