Em todas as empresas, a presença de profissionais capazes de liderar – seja pessoas ou processos – faz bastante diferença nos resultados obtidos. Quando essa figura de liderança não existe em uma equipe, é comum que os colaboradores se sintam perdidos. É mais ou menos como navegadores perdidos em meio ao oceano sem sequer uma bússola.
Mas, afinal: o que é a liderança? A liderança é um tema estudado por diversos especialistas no assunto, e que sempre gerou várias discussões e muitas interpretações acerca do que realmente significa. Todos os conceitos, entretanto, direcionam para apenas uma resposta: liderar significa direcionar as pessoas para um objetivo, seja por meio de ordens ou do próprio exemplo.
E liderança empresarial, você sabe o que é? Qual é a sua importância para a construção de equipes fortes e com a capacidade de entregar os resultados desejados? Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura.
O que é a liderança?
Existem vários conceitos sobre a liderança. Dentre eles, existe um que é bastante interessante e que pode servir como norte para muitos empresários atuais, o conceito de Tannenbaum, Weschler e Massarik (1961). Para estes pensadores, a “Liderança é a influência interpessoal, exercida na situação e dirigida através do processo de comunicação humana, com vista à obtenção de um ou diversos objetivos específicos”.
Como podemos ver, o elemento interativo humano se faz presente nessa relação por meio da perspectiva dos três autores. Para eles, a interação é um fator importante para a liderança, pois é preciso interagir para confiar e criar laços entre líder e liderados. E como isso pode ser aplicado no ambiente corporativo? Confira no próximo tópico.
O que é Liderança empresarial?
Para entendermos a liderança empresarial, é preciso saber primeiro o que uma empresa significa. O conceito de empresa pode ser facilmente definido como uma entidade organizada com a finalidade de obter lucros financeiros por meio do trabalho realizado por profissionais especialistas, contratados em cada área que for necessária. E como o líder participa deste cenário?
O líder é justamente a pessoa que interage com todos os funcionários, exercendo sua influência de prestígio para fazer com que as pessoas realizem determinadas tarefas que gerem lucros para a empresa e para os próprios colaboradores.
Esse processo de liderança e comunicação humana acaba exigindo uma característica muito admirada entre os gestores: o carisma. Líderes carismáticos conseguem obter melhores resultados em seus trabalhos por saber aliar a liderança com a comunicação eficaz. O carisma de um líder promove grandes transformações no ambiente de trabalho.
Vantagens e benefícios de uma liderança carismática nas empresas
Pode ser bastante desafiador manter um ambiente colaborativo sem que fique evidenciada a necessidade de realizar o trabalho com o objetivo de obter lucros. Porém, alguém que entende o conceito de liderança empresarial sabe que, para fazer o trabalho funcionar e obter essa lucratividade sem danos psicológicos, o elemento humano precisa ser acionado e trabalhado.
A colaboração apenas por dinheiro traz emoções negativas para o trabalho, como o egoísmo, a individualidade e a inveja, todas amparadas em uma competitividade que geralmente é estimulada pelos próprios gestores. Ser um líder empresarial transcende isso. Trata-se de se colocar à frente de um grupo fechado e que deve ser unificado, humanizado, interativo e comunicativo.
Afinal, profissionais felizes e bem relacionados na rotina de trabalho conseguem entregar resultados com mais qualidade. Então, aquela ideia de que “tem que trabalhar porque está sendo pago” é algo muito raso. De fato é verdadeira, mas há muitas questões a mais para serem consideradas.
Como desenvolver a liderança
Para você que deseja ser um líder carismático e capaz de motivar seus liderados, saiba que você pode contar com um poderoso aliado: o Coaching. Esta poderosa metodologia promove o desenvolvimento de inúmeras habilidades, entre elas a liderança.
Através das formações em Coaching você poderá conhecer técnicas e ferramentas poderosas que farão a diferença na gestão de sua equipe. Mas, quais são as habilidades necessárias para um líder empresarial?
1. Negociação
O líder empresarial está o tempo todo precisando negociar com seus colaboradores e com seus parceiros para alcançar os resultados esperados. Parte da função do líder é garantir que todos os fatores sejam ajustados de tal maneira que, somados, cheguem ao resultado desejado.
2. Visão sistêmica
O líder de uma equipe deve conhecer cada processo e envolvido para conseguir direcionar os recursos que possui para a conclusão das atividades. Mais do que um simples gestor, ele é um guia para a sua equipe. Somente a partir de uma visão ampla do todo é possível fazer as mudanças necessárias para o sucesso.
3. Planejamento estratégico
Grande parte do sucesso de uma equipe está em ter os processos devidamente desenhados antes da execução. Um líder que possui visão estratégica soma consideravelmente ao seu grupo. E devemos ressaltar que a liderança inteligente é aquela que considera as opiniões e sugestões de todos para desenvolver o planejamento.
4. Gestão de tempo
O planejamento inclui estabelecer prazos para que cada etapa do projeto seja concluída. Esse prazo não pode ser nem muito curto, para não sobrecarregar a equipe, e nem muito longo, pois nesse caso pode levar a perda de oportunidades.
Ao líder cabe a missão de entender quanto tempo a sua equipe precisa para executar cada parte do planejamento com excelência. Saber gerir o tempo estrategicamente é muito importante para evitar desperdícios.
5. Disciplina
Um ambiente organizacional disciplinado é fundamental para que os colaboradores entreguem os melhores resultados possíveis. Ressaltamos que a disciplina não deve ser encarada como um sinônimo de excesso de rigor. Um ambiente disciplinado é aquele em que todos conhecem as suas responsabilidades e estão prontos para concretizá-las sem dificuldades.
6. Rapport
Uma característica essencial para o desenvolvimento de uma liderança forte e eficiente. O rapport consiste no estabelecimento de uma sintonia mútua entre duas ou mais pessoas.
Cria-se uma relação de profundo respeito aos pontos de vista do outro, de maneira que as relações se tornam mais confortáveis. Na metodologia Coaching o rapport é fundamental para que o Coach e o coachee desenvolvam sua conexão.
7. Empatia
A capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e ações, permite que o líder estabeleça uma relação mais forte com seus liderados. Ser empático corrobora para a criação de um ambiente organizacional mais salutar. Essa é uma habilidade que tem o poder de transformar os ambientes.
8. Ouvir na essência
Ouvir com atenção e assimilando o que o outro está dizendo é muito importante para um líder. Quando os liderados sentem que não estão sendo valorizados, podem passar a buscar outras oportunidades.
Há cada vez mais o sentimento de querer contribuir com o seu melhor, de se dedicar ao máximo ao trabalho. Então, se o profissional não encontra essa escuta na essência, pode sentir a necessidade de alçar outros voos.
9. Organização
Para liderar uma equipe é preciso ser organizado, afinal como dar conta do direcionamento de outras pessoas se não existe um direcionamento próprio? A organização faz parte do trabalho da liderança desde o planejamento dos projetos até a realização das suas próprias tarefas. Saber trabalhar de forma sistematizada é essencial para manter todos os seus projetos em dia.
10. Foco
O líder precisa ser focado para não se perder em meio a tantas atividades que demandam a sua atenção. Ao longo de um projeto surgem inúmeras demandas que precisarão ser analisadas e gerenciadas. Se o líder desviar a sua atenção constantemente acabará não conseguindo gerenciar o seu grupo com qualidade e não levará o time a bater metas.
11. Confiança
Um líder de equipe precisa estar aberto e pronto para confiar nos seus subordinados. Delegar tarefas é essencial, pois o líder não poderá fazer tudo sozinho. Mas, como atribuir atividades para uma equipe em que não se confia? Construir esse sentimento de confiança nos colaboradores levará a um sistema mais prático e harmônico de trabalho.
12. Autoconfiança
Claro que tão importante quanto confiar nos seus colaboradores é confiar em si mesmo. Ser autoconfiante significa conhecer seus pontos fortes e de melhoria, enfatizando os primeiros e aperfeiçoando os outros.
Essa confiança em si não significa arrogância, mas sim compreender o seu valor e a sua capacidade de realizar. Também significa que você confia na sua capacidade de se colocar à disposição da sua equipe para ajudá-la a fazer mais.
Estas e outras habilidades você pode desenvolver nas formações em Coaching. Para saber mais sobre as vantagens de investir em Coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino.
Agora, conte para a gente: você se considera um líder? Acredita que tem todas as habilidades necessárias para liderar? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!
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